terça-feira, 31 de agosto de 2010

Concursos para nível fundamental cobram português e matemática

Há cerca de 550 vagas abertas atualmente em todas as regiões do país.
Especialista em concursos dá dicas para disputar esses cargos.


Quem pensa que concurso público é somente para quem tem elevados níveis de escolaridade está muito enganado. Diversos órgãos oferecem vagas de nível fundamental, em alguns casos, a escolaridade é aceita mesmo que incompleta. Atualmente há pelo menos 30 concursos abertos para esse grau com mais de 550 vagas a serem preenchidas, em todas as regiões do país (veja oportunidades).


Os salários podem variar, conforme o órgão e o cargo, na faixa de R$ 510 a R$ 1.500, mais benefícios (alimentação, transporte; em alguns, também plano de saúde). Muitos desses concursos são municipais -para preenchimento de cargos em prefeituras e câmaras-, mas há também estaduais e federais.

Os cargos oferecidos são bastante variados: auxiliar de serviços gerais, copeira, agente de preparo de alimentos (merendeira), gari, motorista, telefonista, porteiro, vigia, além de auxiliar administrativo, auxiliar metrológico, agente de defesa civil e outros.

Os requisitos normalmente exigidos são: ter 18 anos; ser brasileiro nato ou naturalizado (se português, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses); estar em dia com as obrigações eleitorais; se do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares; ter boa saúde física e mental.

Vale lembrar que também os portadores de necessidades especiais podem concorrer, de acordo com as regras estabelecidas em cada edital, e desde que a deficiência não impeça o exercício das atividades inerentes ao cargo pretendido.


Conteúdo básico e o específico
As matérias mais cobradas são português e matemática. Além disso, costuma ser exigido algum conhecimento específico, que varia de acordo com o cargo pretendido. Por exemplo, alguns concursos pedem noções de informática, outros pedem conhecimentos sobre atualidades e um pouco de história e geografia como matéria complementar.

Podem ainda ser cobrados assuntos bem específicos, como o estatuto da criança e do adolescente –para o cargo de agente educador, por exemplo–, ou noções para uma alimentação saudável –para merendeiras. No caso de conhecimentos gerais/atualidades, o candidato deve acompanhar as notícias mais importantes nos telejornais, sites, jornais e revistas semanais, principalmente as que possam ser da área de interesse do órgão. Mas tudo isso vai depender do edital e do cargo pretendido.

O mais cobrado em português e matemática
O melhor é começar logo o estudo de português e matemática para estar em vantagem quando sair um bom edital. Ou correr para aproveitar algum que já esteja com inscrições abertas.
Os conteúdos mais exigidos em português são: leitura, compreensão e interpretação de texto; acentuação gráfica; pontuação; classes de palavras; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; sinônimos e antônimos. É importante lembrar também de dar uma olhada no acordo ortográfico que está no decreto 6.583/08, aquele que acabou com o trema, entre outras mudanças, cobrado na maior parte dos concursos.

Em matemática, os assuntos que mais aparecem nos editais são: números inteiros, fracionários e decimais: operações e problemas; equações de 1º. e 2º. graus; razão e proporção; porcentagem; sistema métrico decimal; sistema de unidade de medidas; perímetro e área de figuras planas.

Material de estudo
Muitos editais indicam bibliografia, ou seja, onde encontrar os assuntos que devem ser estudados. Mas, para sair na frente, o candidato pode começar a partir de livros de escola mesmo (seus ou dos filhos), que tenham a matéria necessária. E abusar dos exercícios de fixação, como se estivesse de volta aos bancos escolares.

Quando sair o edital, será preciso checar todos os itens que serão cobrados nas duas disciplinas básicas e complementar o estudo. Além disso, ficará faltando estudar o conteúdo específico. Para ganhar tempo e melhorar o foco, é bom resolver provas anteriores. Valem provas que tenham acontecido para o mesmo concurso ou da mesma banca examinadora, desde que para outros concursos de nível fundamental.

Em alguns casos, pode haver teste de capacidade física, como é o caso do gari, e prova prática, como no concurso para merendeira e motorista, por exemplo.

* Lia Salgado, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Fonte G1.com http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/08/concursos-para-nivel-fundamental-cobram-portugues-e-matematica.html

A Famaz realiza constantemente cursos de nivelamento nas áreas de de Português e Matemática.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FAMAZ oferece atendimento especializado para a comunidade acadêmica

Desde o mês de Abril de 2010, a Faculdade Metropolitana da Amazônia-FAMAZ disponibiliza o serviço do Núcleo de Apoio aos Discentes, Docentes e Colaboradores - NADOC. O objetivo é proporcionar a toda comunidade acadêmica o apoio nas relações interpessoais, favorecendo a formação humana e social de profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho.

O Núcleo conta com o serviço especializado de uma pedagoga e uma psicóloga, ambas mestres. “O atendimento educacional é uma forma de estimular o crescimento continuo dos alunos e apoiar as atividades dos professores nas relações professor-aluno, ensino-aprendizagem, considerando os aspectos metodológicos e didático-pedagógicos, próprios da vida acadêmica”, esclarece a pedagoga, Cinara Bahia, assessora pedagógica do NADOC.

O atendimento psicológico individual é feito em sala reservada, com isolamento acústico (sem vazamento de som) para preservar as informações, por meio do atendimento com horário previamente agendado e a manutenção de uma ficha de acompanhamento. “Caso haja necessidade, poderão ser montados grupos de apoio para discussão de temas específicos”, esclarece à psicóloga, Claúdia Moreira, assessora psicológica do NADOC.

Serviço:
O atendimento será disponibilizado nos seguintes horários:
- Terças e Quintas: 15h às 19h e de 20h e às 21h40 (atendimento psicológico)
- Segunda à Sexta: de 13h30 as 21h30 (atendimento pedagógico)

* Serão atendidas as pessoas encaminhadas pelas coordenações de Curso, direção ou demanda espontânea com horário marcado.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Famaz recebe calouros de enfermagem em aula inaugural


A Faculdade Metropolitana da Amazônia-FAMAZ promoveu, no último dia 9, a aula inaugural para os calouros do curso de enfermagem deste segundo semestre.

A aula que durou em torno de 3 h, iniciou com as boas-vindas do diretor da instituição, prof. Shen Paul e contou com uma palestra sobre conscientização educacional e motivacional feita pelo docente mestre da FAMAZ, Guilherme Bacelar. O palestrante explicou a importância de se pensar na carreira de forma planejada. “Os alunos precisam se questionar sobre quais são os seus objetivos, qual a importância de projetar a vida profissional e onde eles querem chegar ao escolher uma profissão”, explica o palestrante.

A palestra foi ministrada para as turmas dos turnos vespertino e noturno no auditório da FAMAZ e, segundo a coordenadora do curso, profa. Adriana Oliveira, a aula conjunta é uma forma de mostrar o acolhimento ao aluno que ingressa na instituição. “Neste momento, nós iremos juntos andar pelas principais instalações da faculdade como: biblioteca, laboratórios de informática, laboratórios específicos, a sala da coordenação e mais outras áreas”, relatou a coordenadora.

Trote solidário

Os veteranos do 6º período de enfermagem, Arthur Lima, Maicon Nogueira e Leidilson Júnior estão promovendo o projeto “Enfermagem Solidária” que tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para os flagelados das enchentes de Pernambuco e Alagoas.

Durante a primeira aula, os futuros enfermeiros falaram sobre a importância do “cuidar” do próximo, um dos princípios da enfermagem e justificaram a preocupação de fazer um trote diferente. “Precisamos pensar mais no outro. Na nossa profissão, isso deve ser uma preocupação constante, humanizadora, além das competências e habilidades.”, enfatizou o Maicon Nogueira.


Serviço:


Os alimentos sugeridos pelos alunos são: açúcar, arroz, feijão e leite.
As doações podem ser entregues no pátio da Famaz na próxima sexta-feira (13).
Para veteranos e funcionários: doação de 1kg de alimento.
Para calouros: 2kg.

Famaz investe no aperfeiçoamento docente.




Com o objetivo de sistematizar a formação continuada do docente universitário na Famaz, incluindo construção do perfil do docente universitário da Famaz, a coordenação do Núcleo de Apoio Docentes e Discente (NADOC) organizou o Programa de Aperfeiçoamento do Trabalho Docente voltado aos docentes veteranos e novos professores da instituição. Segundo a assessora pedagógica, mestre em Educação, profa. Cínara Bahia, a atividade é uma maneira de apresentar os princípios da Faculdade e estimular os professores no que eles tiverem de melhor. A primeira fase do Programa aconteceu entre os dias 4 e 6 deste mês.

Segundo o veterano professor mestre, Luiz Feliciano Rodrigues Júnior, que já participou de três cursos promovidos pela Faculdade, esse tipo de atividade ajuda na troca de informações, experiências e sociabilização entre os profissionais. “Nesses momentos, pode-se trocar experiências e surgir idéias novas que só vão beneficiar os alunos e aos docentes, e também através da socialização de experiências da prática docente que deram certo”, comenta.

O diretor geral da Famaz, professor Shen Paul , explica o porquê de se criar o perfil do docente Famaz. “O nosso objetivo é educar. Isso não se restringe a transmissão de conteúdo. Queremos criar profissionais completos, com qualidade, promovendo a cidadania, através dos debates, na sala de aula, instigando a postura crítico reflexiva, que promova no(a) discentes a capacidade de distinguir os valores que fundamentam a nossa sociedade democrática e republicana, e conhecimento técnico e, sobretudo, cidadãos, protagonistas da historia. E, sem dúvida, um dos principais agentes desse processo é o professor”, afirma o prof. Shen.

A professora Neyse Marques comenta que estava empolgada com a receptividade da turma, com o clima descontraído dos professores. “É um bom começo para quem vai sair só das aulas práticas e passar para a sala de aula. É importante que eu conheça um pouco dos meus colegas”, finaliza a docentes, que passará a ministrar a disciplina de Atenção Básica à Saúde da Mulher, do curso de Enfermagem.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vestibular 2010

Participe do vestibular agendado da Famaz, inscrições até o dia 21 de Agosto.



Mais informações:
3222-7560 / 0xx91 3222-7559