sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pará tem êxito no combate ao acidente com escalpelamento


O Pará contabiliza grandes avanços no combate aos acidentes com escalpelamento, mas ainda há muitos desafios a enfrentar. A afirmação é da presidente da Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes com Escalpelamento, Domingas Alves, feita durante a 13ª Oficina Educativa de Prevenção dos Acidentes com Escalpelamento, que começou, nesta quarta-feira (24), no auditório da Famaz.

A oficina tem o objetivo de estimular a participação da população na construção de ações estratégicas para o combate aos acidentes com escalpelamento nos municípios do Estado.

Na oportunidade, aconteceu o lançamento de kits educativos, que serão distribuídos aos municípios que têm Comitê de Prevenção dos Acidentes com Escalpelamento. O kit é composto por mochila, CD com radionovela, três spots e um DVD com documentário sobre o assunto.Durante a oficina, também serão formados os Comitês Municipais de Prevenção dos Acidentes com Escalpelamento nos municípios de Belém e Ananindeua.

Além de Domingas Alves, que também é diretora técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), participaram da solenidade de abertura o capitão dos Portos, José Roberto Bueno Júnior, a coordenadora do Programa de Atenção Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives), Socorro Belarmino, e o defensor público da União, Domingos Daniel.

Conforme Domingos, "o êxito do trabalho vem da integração de diversos segmentos governamentais e não governamentais" e lembrou a ex-secretária de Saúde Sílvia Comarú, como personalidade fundamental para o desenvolvimento das ações.

Ela também falou do papel importante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que beneficiou 26 vítimas de escalpelamento com cirurgias plásticas e agradeceu a cada um que se esforçou para que o trabalho prosperasse.


Apesar dos bons resultados, Domingas disse que "não se faz saúde pública sem processo educativo e quando se fala em erradicação do escalpelamento é uma situação que depende da consciência das pessoas, por isso há necessidade de educação continuada".

Como avanços na prevenção do acidente no Pará, Domingas citou a criação da Comissão Estadual; criação dos Comitês Municipais; envolvimento da sociedade civil por meio dos comitês, associações, sindicatos, igrejas etc.; redução dos acidentes; realização do 1º mutirão para avaliação das vítimas; e cadastro das vítimas pela DPU.
E como principais desafios: capacitar profissionais para o primeiro atendimento às vítimas nos municípios, criar serviços de atenção psicossocial às vítimas nos municípios e colocar o escalpelamento como prioridade de governo.

Para Socorro Belarmino, o momento é de muita felicidade pela redução no número de casos de acidentes, assim como a gravidade dos ferimentos. "O reforço da campanha de prevenção nos municípios faz muita diferença", afirmou.

Segundo o capitão Bueno, o acidente com escalpelamento traz muita dor tanto para as vítimas como suas famílias. "São muitas mulheres e crianças que têm os sonhos ceifados", lamentou, enfatizando que "a responsabilidade é do Estado, de cada um de nós e da população como um todo em participar do movimento no sentido de erradicar essa mazela da região".

Conforme Bueno, há necessidade de uma mudança de cultura na região, para que o direito de ir e vir seja exercido com segurança nos rios da Amazônia. "Todos nós precisamos chamar a atenção do mau profissional nas embarcações e estar sempre vigilante".

Ele lembrou que a Marinha do Brasil está integrada às ações, atuando principalmente na cobertura dos eixos, hoje feito com material metálico. "Mas precisamos de mais pessoas para multiplicar a instalação dos protetores nas embarcações".

Bueno também destacou a importância da participação dos gestores municipais, "pois sem a participação do município não chegaremos a lugar nenhum".

O defensor público da União, Domingos Daniel, também comemorou os resultados alcançados pelas ações da Comissão Estadual. Para ele, "é lamentável que um problema tão elementar como esse, ainda tenha repercussão como tem no Brasil.

E aproveitou a ocasião para lembrar que o papel da Defensoria Pública da União é dar assistência jurídica às vítimas de escalpelamento e suas famílias, com o objetivo de assegurar os benefícios.

Belém - A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Lindalva Rodrigues Filha, informou que Belém vai implantar Comitês Distritais nas ilhas de Mosqueiro, Outeiro, Combú, Furo da Marinha e Vila da Barca.

Daí estarem participando da oficina líderes comunitários e representantes de associações de pescadores de líderes comunitários, da região das ilhas. O trabalho será realizado em conjunto com os agentes comunitários de saúde.

A oficina prossegue até esta quinta-feira (25) com a participação de cerca de 100 pessoas, representantes de Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Ação Social, Desenvolvimento Econômico; associações; sindicatos; igrejas; organizações ligadas a atividades de pesca e outras que utilizam os barcos como transporte
Números - De 2000 a 2010, foram registrados 227 acidentes com escalpelamento no Pará sendo 25 em 2000, 18 em 2001, 37 em 2002, 31 em 2003, 30 em 2004, 12 em 2005, 12 em 2006, 23 em 2007, 14 em 2008, 20 em 2009 e 05 até o momento em 2010, nos municípios de Muaná (01), Bagre (01), Curralinho (02) e Anajás (01).

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SBGC realiza curso de multiplicadores em Gestão do Conhecimentos nas Organizações

A Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento realiza entre os dias 25 a 27 de novembro, no auditório da Faculdade Metropolitana da Amazônia- Famaz, o curso: Formação de Multiplicadores em Gestão do Conhecimento nas Organizações.



CURSO: Formação de Multiplicadores em Gestão do Conhecimento nas Organizações

Objetivo deste curso é capacitar os multiplicadores nos principais conceitos sobre o tema, bem como na sua aplicação ao mundo das empresas e organizações

Datas: 25 a 27 de novembro de 2010

Horários: Quinta – 18:00 às 22:00
Sexta – 14:00 às 22:00
Sábado – 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00

Carga Horária: 20 Horas

Local: Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro Reduto (Doca), FAMAZ – Faculdade Metropolitana da Amazônia

Instrutora: Lourdes Maria Ritt
Mestre em Gestão do Conhecimento Organizacional pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal e Administradora de Empresas formada pela PUCRS. Atua como consultora e instrutora de gestão empresarial nas áreas de Conhecimento Organizacional, Gestão pela Qualidade e Recursos Humanos. Diretora do Projeto ABC da SBGC-RS.

Conteúdo Programado
- Por que Gestão do Conhecimento agora? A Sociedade e a Economia do Conhecimento
- Conceitos básicos: Dado, informação, conhecimento e sabedoria
- Conhecimento tácito e conhecimento explícito
- Ciclos do conhecimento
- Conceito-ensaio de Gestão do Conhecimento
- Mapa integrativo da Gestão do Conhecimento
- Práticas de Gestão do Conhecimento
- Aprendizagem Organizacional
- Diagnóstico da Gestão do Conhecimento: modelo de maturidade
- Roteiro de implantação da gestão do conhecimento nas organizações

Material do Curso
Apostila, bloco de rascunho, caneta e certificado de participação emitido pela SBGC.

Inscrições
Valor: R$ 350,00 a vista. Para os associados da SBGC, o valor da inscrição é de R$ 250,00.

Clique aqui para efetuar seu cadastro de inscrição, preencha o formulário anexo e envie para nós.

Após o cadastro efetue o pagamento via depósito bancário no banco Itaú, agência 3835, conta corrente 49300-2 em nome da SBGC - Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento – CNPJ 04.471.222/0001-43 ou diretamente na coordenação do Curso.

No caso de depósito e envie o comprovante para o e-mail sbgc-pa@sbgc.org.br

Maiores informações com Kátia Esteves no (91) 9982-3040 ou com Virgínia Lameira no (91) 3224-7726.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Reformulação da matriz curricular

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Hospitalar, e Enfermagem através dos seus Cordenadores e Docentes, promoveram um extenso estudo sobre as necessidades e demandas do Estado do Pará, e em particular, a cidade de Belém, adequando as matrizes curriculares, dos cursos com no mínimo 25%, de disciplinas e conteúdos voltados para a realidade amazônida, nos seus mais diversos aspectos, sociais, culturais, de gestão, organização, econômica, empresarial e de saúde, entre outros.

A responsável pela equipe de reformulação da matriz curricular do curso de Administração, foi a profª mestranda Carmem Andrade, que ressalta a importância dos profissionais formados na Amazônia, conhecerem mais profundamente as necessidades e peculiaridades da região, para assim contribuir no aperfeiçoamento da gestão das diversas organizações inseridas no contexto amazônico. Cita como exemplo a introdução de disciplinas regionais, como” Cultura Amazônica, Empreendedorismo e Cooperativismo na Amazônia, Gestão de Agronegócios, Empreendimentos e Negócios Sustentáveis na Amazônia, Gestão de Organizações do Terceiro Setor na Amazônia, entre outras.

No curso de Ciências Contábeis, a reformulação foi conduzida pelo professor mestre, José Wilson Fernandes, que promoveu sucessivas reuniões de trabalho com os docentes do curso, para discutir a matriz curricular , com elementos regionalizados. Segundo o professor Wilson, a inclusão de disciplinas como Contabilidade do Terceiro Setor, Contabilidade do Agronegócio, Contabilidade Ambiental, entre outras disciplinas, possibilitam uma formação diferenciada e adequada aos novos desafios regionais e nacionais. Dessa forma, o Contador formado na Famaz, atenderá á exigências de contexto organizacional altamente competitivo e profissional, não esquecendo a dimensão humana, ética.

No curso de Gestão Hospitalar, os trabalhos foram conduzidas pela profa. mestranda Rosa Ibiapina, que segundo a mesma “o curso foi adapttado para o sistema modular, que seria orientado por um eixo definido, permitindo ao aluno do módulo, a aquisição de determinadas habilidades e competências, onde as mesmas são certificadas semestralmente, para o caso daqueles alunos, que desejarem cursar apenas o módulo. Caso o aluno(a) deseje cursar os seis módulos que compõe o curso, saíra com o diploma de Tecnólogo de Gestão Hospitalar, apto a gerenciar setores e unidades de saúde e hospitalares, através do desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o setor em que estiver atuando. Além dos módulos, foram introduzidos os Projetos Integradores, que permitem trabalhos pedagógicos numa visão interdisciplinar, no curso, de forma integrada e articulada, e não fragmentada, fracionada.

Com relação ao curso de Enfermagem, a coordenadora profa. mestranda e enfermeira Adriana Oliveira, a reformulação do curso também seguiu a mesma lógica traçada pela Famaz, aos demais cursos, a atualização da matriz curricular se deve ás mudanças, estruturais e conjunturais que ocorrem no mundo, no nosso país, e em particular em nosso Estado do Pará. Estas mudanças acabam afetando a nossa percepção de mundo e de sociedade, que por conseguinte afetam as nossas relações e conhecimentos. Daí a necessidade de atualização constantes, nas disciplinas, ementas, conteúdos e metodologias empregadas nos cursos de graduação. Hoje devemos desenvolver o foco, não na aquisição de conhecimentos, apenas, mas também na aquisição e desenvolvimento e habilidades, para enfrentarmos ás situações do cotidiano e as inusitadas que se põem a nossa frente como formas de desafios, na vida pessoal e profissional. Como exemplo temos a introdução de disciplinas como Práticas Educativas na Amazônia Eplicadas á Saúde, Etno-Farmacologia (sobre os conhecimentos existentes na área do uso e manipulação de fitoterápicos da Amazônia, Doências Endêmicas da Amazônia, entre outras.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tendências de mercado na FAMAZ

Coordenadora do Curso de Biomedicina da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) professora doutora Katarine Barile, fala sobre as perspectivas e as tendências de mercado


O curso de Biomedicina da FAMAZ oferece para o vestibular deste ano 50 vagas para o turno vespertino e 100 para o noturno.

O que é o curso de Biomedicina?
É a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento. Além da pesquisa e diagnósticos o mercado abre para outros ramos: acupuntura, bioinformática, e gerenciamento entre outros.

Qual o diferencial do curso de Biomedicina da Famaz, para os cursos de outras instituições?
O curso de Biomedicina da FAMAZ oferece para os alunos o que tem de mais atual, em termos de Laboratórios clínicos, instalações físicas, professores mestres e doutores e uma matriz curricular atualizada. Em virtude dos novos mercados que se abrem procuramos fazer uma grade com as novas e antigas disciplinas para formar profissionais capacitados para atender a demanda que está surgindo.

A Famaz possui laboratórios com tecnologia de ponta para atender os anseios da comunidade acadêmica?
Inicialmente, procuramos adquirir equipamentos para atender as necessidades da instituição durante dois anos. Já temos o laboratório de Anatomia, sala de preparo e outros. Todos os laboratórios estão nas normas de segurança biomédica. Estamos priorizando o aprendizado teórica articulando com a prática dos alunos.
Mercado de trabalho está preparado para os profissionais que serão formados pela Famaz?
Hoje em dia, existe um déficit de Biomédico(a) no mercado de trabalho, a demanda para estes profissionais da área da saúde tem sido grande.. A quantidade de Biomédicos é pequena ainda em nosso Estado, principalmente para as novas tendências mercadológicas e perfis profissionais que estão surgindo.

Para finalizar, como as pessoas interessadas no curso de Biomedicina da Famaz, devem proceder para conhecer melhor o curso?
As pessoas que não conhecem a Faculdade e o curso de Biomedicina podem procurar a FAMAZ, na Avenida Doca de Souza Franco, nº 72, Doca, de segunda á sexta-feira, no horário das 14:00 ás 21:00, no setor de inscrições. Caso, queira conversar com a coordenadora de curso, poderá agendar no setor de inscrições, com a funcionária Ivone, ou visitar o site da FAMAZ: www.famaz.edu.br

Telefone: 3222-7559, 3222-7560.




sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Famaz comemora o Dia dos Professores


No dia 15 de Outubro, a Famaz comemorou com os seus docentes, o Dia do Professor, com almoço no restaurante Manjar das Garças. A comemoração mais do que justa, contou com a totalidade de seus docentes, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis Enfermagem, Gestão Hospitalar e dos novos docentes do curso de Biomedicina.

O evento ocorreu num clima de descontração, onde os mesmos foram homenageados pela Direção Geral e Coordenações de Curso, pela dedicação e pela contribuição na formação de futuros profissionais nas mais diversas áreas de conhecimento e atuação profissional. A oportunidade serviu também, para uma maior aproximação entre os docentes das diversas áreas, pois no cotidiano da sala de aula, normalmente este espaço de convívio é raro, devido á correria entre uma aula e outra.

Parabéns a todos os docentes!!!!







Famaz recebe o selo de "IES Socialmente Responsável", certificando a participação da Famaz, pela sua adesão ao "Dia da Responsabilidade Social 2010", comprometida com a Educação e a Sociedade, atuando com atividades extensionistas á comunidade, com a participação de alunos(as) voluntários, docentes voluntarios(as) e funcionários(as) voluntários, além de outros voluntários externos á Famaz, que enobreceu ainda mais o movimento de Responsalidade Social.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Época de vestibulares exige controle da ansiedade de estudante e de pais

Psicóloga ensina técnica de respiração para diminuir estresse.

Pais devem evitar excesso de pressão.

A época dos vestibulares exige o controle da ansiedade de estudantes e dos pais, segundo a avaliação de uma coordenadora psicológica e de uma psicóloga. Para as profissionais, a medida da tensão das famílias com a chegada das provas das universidade pode ser decisiva para um bom ou mau desempenho dos jovens.

No Colégio Santa Amália, em São Paulo, a coordenadora pedagógica do ensino médio Teresinha Rodrigues Kiataqui mantém contato constante com alunos e pais para ajudá-los a diminuir a ansiedade. “Quando a pressão é muito grande, isso se reverte em um resultado negativo”, disse.

Teresinha disse que fala para os pais que a cobrança e pressão só atrapalham. Já aos estudantes afirma que devem entender que se não passarem, não será o fim do mundo. “Além do vestibular, eles se preocupam com a escolha da profissão, com o ambiente novo da universidade”, disse a coordenadora.

Para a psicóloga Marilda Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress, os estudantes se preocupam, principalmente, com os pais. Já estes têm como maior causa de estresse a possibilidade de os filhos falharem no vestibular. “Eles têm medo que o filho não vai ser ninguém na vida”, disse.

Marilda afirma que uma das principais formas de aliviar a tensão nos dias que antecedem o vestibular e também durante a prova é fazer exercícios de respiração profunda.

Para respirar profundamente, o estudante deve fechar os olhos e imaginar que o abdome é um bexiga vazia. Depois, ele deve inspirar até encher o abdome. Quando estiver cheio, deve parar e expirar pela boca até esvaziar o abdome.

Segundo a psicóloga, fazer essa respiração uma vez pela manhã, outra à tarde e outra à noite todos os dias ajuda a eliminar o excesso de ansiedade.

Marilda sugere que os estudantes parem de estudar por alguns minutos a cada hora. “Pesquisas mostram que o ser humano não se concentra muito por mais de 60 minutos”, afirmou. Na hora da prova, vale a pena parar a cada hora por alguns segundos. Em uma das paradas, o jovem deve fazer uma respiração profunda.

Fonte: G1 http://migre.me/1V7Zb