sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Deficiência no ensino básico afeta superior


Em 2002, o Brasil publicou cerca de 12 mil artigos em revistas científicas da Web of Science, rede internacional de periódicos. Em 2008, foram mais de 26 mil. Tal aumento deveria corresponder a um aumento no número de pessoas que ingressam na pós-graduação. De fato, houve um crescimento significativo nos últimos anos, mas ainda insuficiente para a crescente demanda do País.

"Como fazer ciência sem gente?", questionava Miguel Nicolelis, em entrevista ao Estado há duas semanas. "Os americanos não contam com pessoas mais capazes lá. O que eles têm de diferente é um número maior de pesquisadores..."

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, concorda: "É preciso ter muita gente jogando futebol na várzea para que surjam alguns pelés." E reconhece que o gargalo da pós-graduação está nos níveis anteriores, especialmente nos ensinos fundamental e médio. "Muitas pessoas não chegam ao ensino superior e, quando chegam, não tem o conhecimento necessário para realizar os estudos", afirma Guimarães.

O Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010 previa atingir, no ano passado, o patamar de formar 2,9 mil doutores por ano em engenharia e computação, áreas consideradas cruciais para o desenvolvimento tecnológico do País. Foi a única meta não atingida no plano, segundo Guimarães. "Ficamos um pouco acima da metade do previsto."

O próximo Plano Nacional de Pós-Graduação compreenderá o período 2011-2020. A Capes vai atuar nas políticas de educação básica oferecendo capacitação para professores nas áreas de conhecimento mais críticas. A esperança é que investimento no ensino de física e matemática, por exemplo, melhore o desempenho dos estudantes nas graduações de engenharia e diminua a evasão que, em alguns casos, chega a 50%.

Profissionalismo

O neurocientista Martin Cammarota, da PUC-RS, aponta que boa parte da ciência brasileira é feita por mestrandos e doutorandos. "Não podemos esquecer que ainda não são pesquisadores formados", afirma Cammarota. "Estão em processo de formação." Ele defende um aumento significativo no número de pós-doutorandos. "Assim funciona lá fora e é um passo necessário para que subamos mais um patamar na pesquisa científica."

Fonte: O Estado de São Paulo
Autor: Alexandre Gonçalves

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Famaz se prepara para formar a 1ª turma de graduação.

Famaz se prepara para formar a 1ª turma de graduação, Tecnólogos em Gestão Hospitalar. Após três anos da sua inauguração, a Famaz, entrega a sua primeira turma de profissionais Tecnólogos e Gestão Hospitalar, formados não somente para o mercado de trabalho, mas também, para exercerem a sua cidadania, com ética e competência na área de atuação focada na Gestão e, Setores, de Instituições de Saúde, desde hospitais á clínicas, passando por consultórios de diversas especialidades. Na preparação para a festa da colação de grau que ocorrerá no dia 29 de Janeiro, ás 18:00h, sábado, na Bibioteca da Famaz, a coordenação dos trabalhos para a organização da colação de grau contou com o apoio total dos alunos. Para que a solenidade seja brilhante , a Famaz realizou no último dia 21, um ensaio geral da 1ª Colação de Grau da Faculdade. Os pioneiros são os alunos do curso de Gestão Hospitalar. Os formandos estão empolgados com a nova fase profissional e já comemoram algumas conquistas.

Uma delas é a possibilidade dos egressos de realizarem em dois anos, após a colação, a participação em cursos de extensão realizado pela Faculdade, vinculados á sua área de formação. “Essa é uma forma de incentivá-los a continuar se qualificando”, comenta o diretor geral da Famaz, prof. Shen Paul . Com esta turma, iremos também, inaugurar o Setor de Acompanhamento de Egressos, que visará, a acompanhar a evolução profissional dos egressos dos cursos de graduação da Famaz, no mercado profissional de Belém, no estado, e no pais.

Abraão Miranda, de 31 anos, está esperançoso para essa nova fase. “Quando a gente olha para traz, percebe uma mudança para melhor. Já recebi duas propostas de emprego. Só estou esperando o meu diploma para definir em qual empresa vou ficar”, afirma o colando. A paciência, o senso apurado de liderança, de tomada de decisão, fez do então estudante Abraão, um líder nato. Não obstante, foi escolhido pela turma para ser o juramentista da solenidade. “É uma grande responsabilidade realizar o juramento da profissão que nós escolhemos”, conclui.

A solenidade de formatura acontecerá no próximo dia 29, sábado às 18, na Biblioteca da Faculdade Metropolitana de Belém. Na programação, um culto ecumênico, a cerimônia da colação de grau e um coquetel para os formandos, familiares, convidados e membros da Faculdade.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Promoção Indique e Ganhe - Pós-Graduação

O aluno matriculado na pós-graduação da FAMAZ que indicar outra pessoa para fazer a matrícula ganha 5% de desconto no curso para cada matrícula concretizada.

Regras dessa promoção:

. Só poderão ser indicadas pessoas que não são ex-alunos da FAMAZ;

. Qualquer aluno matriculado pode fazer indicações;

. Se o colega indicado desistir do curso, a qualquer momento, quem indicou perde a bolsa de 5%;

. A matrícula tem que ser feita antes do inicio das aulas;

. O desconto é apenas para as mensalidades, não incidindo na matrícula;

. O aluno pode indicar quantas pessoas quiser, até que a turma em questão atinja o máximo de alunos possível.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Famaz lançará Cursos de Extensão ná área de Tecnologia da Informação ao longo de 2011

A Faculdade Metropolitana da Amazônia-Famaz, lançará a partir de Abril de 2011, os seguintes cursos de extensão na área de Tecnologia de Informação:

  • Oracle Pratico. Introdução, Modelagem, SQL,PL/SQL. Duração 30 horas.Docente: prof. Marcos William
  • Programação PL/SQL. Duração 40 horas.Prof. Marcos Wiulllian.
  • Administração de Banco de Dados Oracle I. Duração 30 horas. Prof. André Bezerra.
  • Administração de Banco de Dados Poracle II. Duração 40 horas. Prof. César Martins.
  • Sistema Operacional Linux, Red Heat,instalação e configuração. Duração 30 horas. Prof, André Bezeera.
  • Programação Java( Banco de Dados) Duração 40 horas. Prof. Gustavo Bezerra.
  • Gerência de Projetos. Duração do curso: 30 horas. Prof. Igor Arero.

As aulas serão ministradas nos laboratórios de Informática da Famaz.

Segundo os professores Marcos Willian e André Bezerra, organizadores dos projetos de extensão, o mérito dos cursos reside na carência de de profissionais qualificados, e que muita das vezes, tem de viajar a outros locais, Estados, para se capacitarem, o que onera tremendamente a capacitação. Os cursos foram formulados por profissionais radicados em Belém, com forte atuação em diversas empresas, públicas e privadas, com larga experiência.

As inscrições e os valores estarão disponíveis no site www.famaz.edu.br, a partir do dia 21 de Fevereiro, e nos telefones 3222-7559, com a Central de Informsações, com a funcionária Solange.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nova presidente do Inep defende duas aplicações do Enem ao ano

Malvina Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), sempre foi uma defensora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora passa a ser não apenas apoiadora do projeto, mas a principal responsável por ele.

Malvina Tuttman assumiu nesta semana a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cargo até então ocupado por Joaquim Soares Neto. Ele ficou um ano à frente do órgão e sofreu duras críticas no ano passado depois dos erros na aplicação da prova. Não foi o primeiro a sair do Inep por causa do Enem: em 2009, Reynaldo Fernandes deixou a presidência do instituto após o roubo da prova. O exame teve que ser cancelado e reaplicado dois meses depois.

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, Malvina ressaltou que o Enem não é a única política do Inep e que as outras ações merecem igual atenção. No ano passado, a divulgação de algumas pesquisas e indicadores educacionais ficaram atrasadas em meio aos problemas da prova. Ela defende que o Enem seja aplicado mais de uma vez por ano e aposta no caráter democrático do acesso ao ensino superior. “As mudanças requerem coragem para enfrentar os desafios e todas vêm com um ônus e um bônus”, afirmou.

Agência Brasil: Quando assumiu a presidência do Inep, Joaquim Soares Neto disse que sua prioridade era o Enem. Essa também é sua maior preocupação?

Malvina Tuttman: O Enem faz parte de um conjunto de importantes realizações do Inep, sem dúvida alguma. Mas temos outras ações fundamentais que não podem ser colocadas em segundo plano. O Enem é mais uma ação entre todas que contribuem para a formulação dos indicadores que serão o aporte para as políticas públicas educacionais. É preciso perceber o Inep como um todo e não como ações isoladas, mesmo que elas sejam importantíssimas. O Enem assumiu vários significados e precisa ter um cuidado especial, mas não é a única ação do Inep.

ABr: O ministro Fernando Haddad diz, desde o ano passado, que o Enem deveria ser aplicado duas vezes ao ano. Já existe uma decisão sobre isso para 2011?

Malvina: Não existe decisão, mas estudos. Eu mesma sempre defendi a multiplicidade de possibilidades que temos que dar aos jovens. O Enem tem que ser um instrumento democrático de acesso à universidade. Quanto mais possibilidades de aplicar for possível, melhor.

ABr: Mas os estudos indicam que é possível fazer duas edições em 2011?

Malvina: Não há nenhuma definição. Eu estou assumindo o Inep exatamente hoje [ontem, quarta-feira], mas estamos estudando todas as possibilidades. O Enem começou sendo utilizado como instrumento de acesso por poucas universidades e, em um segundo momento, outras aderiram ao projeto. É preciso sempre acompanhar esse desenvolvimento, mas com pés muito firmes. Devemos ter em mente o que desejamos alcançar – e certamente se deseja mais momento de aplicação – mas temos que verificar as possibilidades para que isso seja feito com muita seriedade.

ABr: Em função dos problemas ocorridos nas edições passadas, o projeto de substituir os vestibulares tradicionais pelo Enem foi alvo de muitas críticas. Na sua opinião, o Enem está consolidado? É um caminho sem volta?

Malvina: Eu considero que sim, porque ele quebra paradigmas de acesso à universidade. O Enem é um ganho importante para todos aqueles que desejam ingressar numa instituição de ensino superior, ele democratiza de fato esse acesso. Não é um único instrumento de democratização, mas ele quebra uma corrente que percebia o ingresso de outra forma. Junto com outros instrumentos e apoiado por uma política de acesso e permanência, certamente ele é um avanço importante para o país. Agora, precisa ser acompanhado, é preciso ver quais foram os avanços e também as fragilidades para cada vez aperfeiçoar mais. As mudanças requerem coragem para enfrentar os desafios e todas vêm com um ônus e um bônus. Os ônus acontecem, mas serão tratados com a devida seriedade. E as fragilidades, se existirem, serão corrigidas.

Fonte: UOL Educação.

Após lentidão e vazamento de dados de alunos, Sisu encerra inscrições às 23h59 desta quinta

Terminam às 23h59 desta quinta-feira (20) as inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2011 do Ministério da Educação (MEC). O sistema, que seleciona para mais de 83 mil vagas em cerca de 80 instituições, foi marcado mais uma vez por reclamações de lentidão no acesso à página e pelo vazamento de dados de alunos durante o processo. A primeira chamada sai no dia 24 de janeiro e as matrículas devem ser feitas nos dias 27, 28 e 31 de janeiro, diretamente nas universidades.


Mais informações: http://migre.me/3Ibf6

Fonte: UOL Educação

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Semana de Aperfeiçoamento aos Docentes: Grande Sucesso

De 17 a 22 de janeiro, acontece a "Semana de Aperfeiçoamento dos Docentes da Faculdade Metropolitana da Amazônia ("FAMAZ). Com o objetivo de incentivar a profissionalização do magistério superior na Famaz e contribuir para a construção da "identidade docente na Famaz" e aperfeiçoar a prática docente através da discussão sobre diversos temas, tais como , obstáculos á aprendizagem, relação docente-discente, práticas pedagógicas inovadoras, baseadas na concepção da avaliação processual , com diversos reccortes, tais como as funções diversasa da avaliação, não somente no sentido terminativo, da classificação, mas também, de diagnósticar e formar. Os docentes da instituição, realizarão diversas oficinas e debates, que os ajudarão a compreender melhor seu papel no magistério superior, na formação ética e profissonal dos(as) discentes da FAMAZ.

Para a Assessora Pedagógica, profa. msc em Educação, Nicelma Soares, este processo visa aprimorar a prática docente e prepara o professor para o cotidiano da sala de aula. “A Semana de Aperfeiçoamento abordará vários assuntos de interesse do professor como a interdisciplinalidade, para que o professor amplie seus conhecimentos e possa interagir com outras disciplinas”, afirma.

A profa. Nicelma reitera que houve evolução da Semana de Aperfeiçoamento dos Docentes da FAMAZ em relação aos anos anteriores. “A própria IES percebe evolução dentro da semana de aperfeiçoamento, e isto se dá graças ao retorno que o professor repassa a coordenação pedagógica”, avalia assessora pedagógica.

A professora dos cursos de Gestão Hospitalar e Enfermagem, Neliane Platon, vê com bons olhos esta preparação para os docentes. “Não é qualquer instituição que realiza um evento para preparar os professores para trabalharem as diversas situações vividas em sala de aula. Vejo esta Semana de Aperfeiçoamento como um presente”, comenta.

O diretor geral da FAMAZ, prof. Shen Paul Ming Jen, orientou os professores sobre as novas diretrizes da Instituição apresentando as perspectivas institucionais para 2011par os docentes. “Os professores precisam ser preparados e serem preocupados não somente com o "conteúdo", a questão epistemológica em sí, mas acima e tudo com as questões presentes na sua formação superior, como a ética, a solidariedade, a cidadania, a prender a desenvolver a autonomia intelectual, e ética, visando a formação para a sociedade como cidadão e profissionais autônomos e conscientes.

A professora de Administração e Ciências Contábeis Elisabeth Barros, considera essa orientação imprescindível para o bom andamento do trabalho. “É muito importante ter este respaldo da Instituição. O professor se sente mais fortalecido ao saber o que pode ou não ser feito dentro de sala de aula”.

No final da Semana de Aperfeiçoamento da FAMAZ serão distribuídos certificados a todos os professores participantes, que poderão enriquecer ainda mais o currículo lates desses profissionais.

Biblioteca da Famaz inova nas aquisições

Desde o semestre passado, a biblioteca da Famaz, tem investido na aquisição de materiais multídias, revistas e coleções de livros clássicos da literatura universal.

O material multimídia, refere-se ás coleções de aulas práticas para os cursos de Enfermagem e Biomedicina, para servir de apoio ás atividades docentes e discentes. Com relação ás revistas, foram adquiridas, através de assinaturas, Nova Escoal, Psique, Sociologia, Filosofia, Lê Monde Diplomatique(traduzido. O objetivos é apoiar a leitura de temas referentes aos aspectos filosóficos, sociológicos políticos e culturais da contemporaneidade, formação geral do aluno. Com relação aos livros clássicos, foram adquiridos, vários títulos, de autores da literatura universal, tais como Jane Austim, Charles Dickens, entre outros.

Segundo o bibliotecário da Famaz, Silvério Júnior, essas aquisições servirão para auxiliar na formação geral do(a) discente, além dos conhecimentos específicos da área do seus respectivos cursos. Silvério informa ainda que o regulamento da biblioteca foi reformulado, e logo estará disponível ,para todos os membros da comunidade acadêmica. O bibliotecário terá uma atuação, mais articulada com as coordenações de curso, docentes e discentes, onde o mesmo planeja participar das reuniões pedagógicas dos docentes, e realizar visitas planejadas ás salas de aula, para incentivar o uso da biblioteca, não apenas como espaço de empréstimo de livros, mas também, como espaço de cultura, formação e lazer

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Famaz realiza Semana de Aperfeiçoamento Acadêmico

Acontece de 17 a 22 de janeiro a Semana de Aperfeiçoamento dos Docentes da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Com o objetivo de incentivar o magistério superior e melhorar a didática entre os docentes da instituição, os professores farão oficinas e treinamentos que ajudarão a consolidar a identidade do docente da FAMAZ.

Para o Diretor Geral da FAMAZ, Shen Paul Ming Jen, ter um bom currículo é importante mas não é fundamental. “A didática dentro de sala de aula é primordial. Não adianta ter bom currículo profissional, mas sim tato para tratar com o aluno e facilidade para passar o conhecimento dentro de sala de aula. Nesta Semana de Aperfeiçoamento, todos ganharão: alunos e professores”, afirma diretor.

Oficinas:

Práticas inovadoras de ensino e aprendizagem

Práticas inovadoras de avaliação da aprendizagem

Treinamento:

Manuseio do sistema de registro e controle acadêmico do docente

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dúvidas

1ª) Qual é o plural de BARZINHO? Barezinhos ou barzinhos?
Se você desejar o plural de uma palavra no diminutivo (=com sufixo ZINHO ou ZITO), deverá seguir a seguinte regra:

1º) Ponha a palavra primitiva no plural:
PAPEL > PAPÉIS
BALÃO > BALÕES
FLOR > FLORES

2º) Acrescente o sufixo do diminutivo (=zinho, zinha, zito), passando a desinência do plural (=”S”) para depois do sufixo:

PAPÉI (S) + ZINHO + S = PAPEIZINHOS
BALÕE (S) + ZINHO + S = BALÕEZINHOS
FLORE (S) + ZINHA + S = FLOREZINHAS

Observe que os acentos gráficos (=agudo e circunflexo) não são necessários no diminutivo porque a sílaba tônica é a antepenúltima (=ZI): papeiZInhos.

Observe também que o til permanece pois não é acento (= é sinal de nasalização): balõeZInhos.
Vejamos mais alguns exemplos:

ANIMALZINHO > ANIMAIZINHOS
CORAÇÃOZINHO > CORAÇÕEZINHOS
ALEMÃOZINHO > ALEMÃEZINHOS
ALEMÃZINHA > ALEMÃZINHAS .

Assim sendo o plural de BARZINHO seria BAREZINHOS. Atualmente, devido ao uso consagrado, já é perfeitamente aceitável a forma BARZINHOS. Isso vale para as palavras terminadas em “R”: florezinhas ou florzinhas, mulherezinhas ou mulherzinhas, melhorezinhos ou melhorzinhos…

2ª) CHAPÉUS ou CHAPÉIS?

O certo é CHAPÉUS.
a) As palavras terminadas em ÉU fazem plural em ÉUS (=com a
desinência “S”): TROFÉU = TROFÉUS; FOGARÉU = FOGARÉUS; RÉU = RÉUS.

b) As palavras terminadas em EL fazem plural em ÉIS: PAPEL =
PAPÉIS; PASTEL = PASTÉIS; ANEL = ANÉIS.

Essa diferença deve ser observada no plural do diminutivo:
CHAPÉU > CHAPÉU (S) = CHAPEUZINHOS;
PASTEL > PASTÉI (S) = PASTEIZINHOS.

Regra semelhante se aplica às palavras terminadas em AU e AL:
DEGRAU = DEGRAUS (AU > AUS);
ANIMAL = ANIMAIS (AL > AIS).

3ª) ONDE ou EM QUE?
Leitor quer saber se a frase a seguir está correta: “Ela foi eleita por seu discurso indignado onde saúde, educação, trabalho e combate à impunidade e à corrupção foram os principais temas.”
O pronome ONDE só deve ser usado para substituir termo que expresse ideia de “lugar”: “Esta é a casa onde ela mora”; “Esta é a cidade onde eles nasceram”.

Nesse caso, devemos usar: “Ela foi eleita por seu discurso indignado em que (ou no qual) saúde, educação, trabalho e combate à impunidade e à corrupção foram os principais temas.”

4ª) ÀS VEZES ou AS VEZES?
Ocorrerá a crase somente quando ÀS VEZES for uma locução adverbial de tempo (= de vez em quando, em algumas vezes):

“Às vezes os alunos acertam esta questão.”
“O Flamengo, às vezes, ganha do Fluminense.”
Quando a ideia não for de “de vez em quando”, não há crase:
“Foram raras as vezes em que ele veio até aqui.” (=as vezes é o sujeito)
“Em todas as vezes, ele criou problemas.” (=não há a preposição a, por isso não ocorre a crase; temos somente o artigo definido as).

5ª) LUZEZINHAS ou LUZINHAS?
No caso do plural de PAISINHO e LUZINHA, são corretas as formas PAISINHOS e LUZINHAS.
Quando o plural é feito com o sufixo INHO, é correto que o plural seja feito apenas com a desinência S: PAISINHOS (em vez de PAISEZINHOS) e LUZINHAS (em vez de LUZEZINHAS).

Esclarecendo melhor a diferença:
pastel – pastel + zinho = pastéi(s) + zinho = pasteizinhos;
pão – pão + zinho = pãe(s) + zinho = pãezinhos;
MAS
país – país + inho = paisinhos;
luz – luz + inha = luzinhas;
cruz – cruz + inha = cruzinhas.



Fonte: G1

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Confira os dez cursos de graduação com maior número de alunos no país


Administração lidera o ranking com mais de um milhão de matrículas.

Cursos de educação a distância subiram 30,4% em relação a 2008.

Com 1.102.579 matrículas, administração era o curso com maior número de estudantes no país em 2009, segundo o censo da educação superior divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (13). O universo representa 18,5% do total de universitários do país.

Em 2008, administração já liderava o ranking do curso mais populoso. Na época eram 864.223 matrículas, o equivalente a 17% do total de universitários.

O censo de 2009 também mostrou que quase metade do número de matrículas da educação superior concentra-se nos cursos de administração, pedagogia, direito e engenharia.

Entre os dez maiores cursos de graduação, os que tiveram maior crescimento (acima de 50%) no período de 2005 a 2009 foram: engenharia, enfermagem e administração. No mesmo período, houve um decréscimo de 2% no número de matrículas nos cursos de letras e pequeno crescimento nos cursos de educação física (4%), comunicação social (11%) e direto (15%).

Dez maiores cursos de graduação presencial e a distância em número de matrículas

Curso - Matrículas - Porcentual:

Administração - 1.102.579 - 18,5%
Direito - 651.730 -10,9%
Pedagogia - 573.898 -9,6%
Engenharia - 420.578 - 7,1%
Enfermagem - 235,804 - 4%
Ciências contábeis - 235,274 - 4%
Comunicação social - 221,211 - 3,7%
Letras - 194,990 - 3,3%
Educação física - 165,848 - 2,8%
Ciências biológicas - 152,830 - 2,6%
Outros cursos - 1.999,279 - 33,6%
Total - 5.954,021 - 100%
Fonte: Censo da educação superior/MEC/Inep/Deed

O censo também aponta que os cursos de educação a distância aumentaram em 30,4% em relação a 2008. Neste mesmo período, os cursos presenciais subiram 12,5%. O número de matrículas na modalidade a distância, em 2009, atingiu 14,1% do total de matrículas da graduação.
O aluno de graduação de ensino a distância ingressa na educação superior mais tardiamente do que o da graduação presencial e, por conseguinte, a conclusão do curso a distância ocorre, em média, aos 36 anos, enquanto na presencial os alunos concluem aos 28 anos.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o crescimento dos cursos superiores a distância traz também preocupação com a qualidade do ensino promovido por essas instituições, principalmente nas licenciaturas. O ministro determinou à Secretaria de Educação Especial do MEC que intensifique a fiscalização desses cursos.

“Nós entendemos que podem ser cursos de qualidade, mas há uma preocupação com a questão da qualidade até porque é muito insipiente no Brasil a educação a distância. Tem países em que 50% da matrícula é feita em cursos a distância, no Brasil são 14%. Temos espaço para expandir, mas com critério de qualidade", disse Haddad.

Enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino a distância é de licenciatura.

Dez maiores cursos de graduação a distância em número de matrículas

Curso Matrículas Porcentual:

Pedagogia - 286.771 - 34,2%
Administração - 228,503 - 27,3%
Serviço social e orientação - 68,055 - 8,1%
Letras - 49,749 - 5,9%
Ciências contábeis - 29,944 - 3,6%
Matemática - 23,774 - 2,8%
Ciências biológicas - 19,626 - 2,3%
História - 16,864 - 2,0%
Comunicação social - 15,802 - 1,9%
Ciências ambientais e proteção ambiental - 13,091 - 1,6%
Outros cursos - 85,946 - 10,3%
Total - 838,125 - 100%
Fonte: Censo da educação superior/MEC/Inep/Deed


Cursos tecnológicos

Os cursos tecnológicos representaram 11,4% do total de matrículas na graduação presencial e a distância no ano de 2009. Houve um aumento considerável em cinco anos. Em 2004, havia 5.609 estudantes matriculados em cursos com este perfil, já em 2009, este universo subiu para 193.949 alunos.

O censo aponta, ainda, que o crescimento do número de matrículas nos cursos tecnológicos é observado de forma mais acentuada nas instituições de ensino privadas do que nas públicas.

Vagas ociosas

Das 3.164.679 vagas oferecidas aos cursos de ensino superior em todo o país em 2009, somente 1.511.388 foram preenchidas. Entre as vagas das universidades públicas, 354.331
(de um total de 393.882) foram ocupadas.
Entre os institutos de ensino particulares, o número de vagas ociosas foi maior. das vagas 2.770.797 oferecidas, somente 1.157.057 foram preenchidas.


Fonte: G1

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Famaz divulga o seu cronograma

A Faculdade Metropolitana da Amazônia - Famaz divulga o seu cronograma de atividades de início do semestre letivo (1º semestre de 2011).

1. Dia 17 á 21 de Janeiro, 3ªSemana de Aperfeiçoamento dos Docentes da Famaz, ás 19:00, no auditório da Famaz;

2. Dia 01 de Fevereiro, Aula Inaugural dos calouros dos cursos de Enfermagem e Biomedicina, ás 19:30h, no auditório da Famaz, com o prof. Dr.Alez Fiusa de Melo;

3. Dia 02 de Fevereiro, início das aulas para os veteranos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Gestão Hospitalar, dos turnos vespertino e noturno;

4. Dia 07 de Fevereiro, aula inaugural dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Hospitalar, ás 19:30h no auditório da Famaz, com o prof. doutorando Affonso Henrique de Azevedo Nogueira;

5. Dia 02 á 11 de Fevereiro, Semana de Acolhimento dos alunos veteranos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Saiba quais são os seus direitos na hora de comprar material escolar

Lápis, caneta, papel e calculadora são imprescindíveis para a árdua tarefa de comprar o material escolar neste início de ano. Pesquisar os preços exigidos pelas escolas em vários pontos de vendas, não se deixar levar pelas tentações dos filhos em adquirir produtos “da moda” e estar alerta para itens na lista que não são de responsabilidade dos pais são alguns conselhos dados pelos órgãos de defesa do consumidor.

Muitas escolas adotam a prática de incluir no meio de pedidos de livros, cadernos canetas ítens que não são de uso pedagógico, como papel ofício, cartucho para impressora, álcool em gel, sabonete e papel higiênico. Isso é contra as leis de defesa do consumidor.

O diretor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, José Geraldo Tardin, alerta que a escola só pode exigir material didático de uso individual. “A escola não pode pedir para os pais comprarem materiais de uso coletivo como giz, pincéis para quadro branco, material de higiene ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, pois todos estes custos já estão incluídos no cálculo da mensalidade”, explica.

Os consumidores podem exigir que a escola especifique o período que aquele determinado material escolar será utilizado, podendo assim, adquirir o produto somente na unidade ou semestre que for necessário.

Pesquisa de preços

Se for levar os filhos para fazer as compras, é importante conversar com eles sobre o que pode e o que não pode ser comprado. "Os filhos são influenciados pelos amigos e pelo marketing publicitário, por isso vão querer sempre produtos da moda e que contenham imagens de artistas ou personagens de sucesso, o que faz com que os preços desses produtos fiquem muito mais caros. Para evitar ceder a esses impulsos, os pais devem ter sempre em mão uma lista do que é realmente necessário e conversar com os filhos para que entendam a diferença e a utilidade dos materiais", diz Reinaldo Domingos, presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira .

O Ibedec orienta ainda a ficar de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fita adesiva que deve conter informações claras e precisas a respeito do fabricante, origem, instruções de uso, grau de toxidade, tudo em língua portuguesa. "O material deve ter selo de certificação do Inmetro", alerta Tardin.

Os pais devem exigir e guardar as notas fiscais dos produtos comprados. Se o produto apresentar problemas, o consumidor tem prazo de 30 dias para reclamar de bens não duráveis e 90 dias para os duráveis.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MEC vai comprar 10 milhões de dicionários para escolas públicas




O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar 10 milhões de dicionários de português para serem distribuídos às escolas públicas de educação básica em 2012. O órgão, uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), é responsável pela aquisição e distribuição dos livros didáticos aos alunos da rede. O edital convocando as editoras foi divulgado nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União.

Os dicionários deverão observar as novas regras estabelecidas pelo acordo ortográfico que entrou em vigor em 2009. A última vez que o FNDE distribui esse material foi em 2006, antes das mudanças. O prazo de adaptação às novas normas termina em 2012, de acordo com o decreto assinado há dois anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, os livros didáticos distribuídos, em 2009 e 2010, para alunos do ensino fundamental são adaptados. Agora, falta adequar os materiais dos estudantes do ensino médio.
- Em 2012, renovaremos os livros do ensino médio e, então, teremos 100% dos materiais dentro da nova regra - disse.

O custo previsto no edital para adquirir os dicionários é de R$ 100 milhões. As obras não ficarão nas bibliotecas - cada sala de aula de ensino fundamental e médio receberá um kit com dez títulos. Serão comprados dicionários de quatro tipos, com especificidades diferentes de acordo com a série dos estudantes: do 1° ano do ensino fundamental, do 2° ao 5 ano, do 6° ao 9° ano e das três séries do ensino médio. Os dicionários destinados às turmas do 1º ano do fundamental, que recebe crianças a partir de 6 anos para alfabetização, serão mais simples, com menos verbetes e letras maiores.

Torino calcula que o custo médio de cada exemplar será de R$ 10. As editoras terão 90 dias para inscrever as obras e os materiais serão distribuídos no início de 2012 para serem utilizados no próximo ano letivo.


Fonte: O Globo

Inmetro vai criar selo de qualidade e segurança para material escolar

Vinte e dois produtos vão passar por avaliação rigorosa.

Fabricantes terão um prazo de 40 meses para regularizar os produtos.


Para evitar que alunos – principalmente, crianças e adolescentes - tenham problemas com cadernos, canetas, tintas e outros materiais escolares, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai regulamentar um selo de qualidade e segurança. O objetivo é evitar que estudantes fiquem expostos a riscos.
Vinte e dois produtos que fazem parte das listas de material escolar vão passar por uma avaliação rigorosa do Inmetro para ganhar o selo de qualidade e segurança. Laboratórios vão analisar a presença de metais pesados, como chumbo e cádmio, presentes em tintas e plásticos coloridos. E também de produtos que tornam o plástico mais maleável. Essas substâncias podem provocar câncer.
Será testado também o grau de toxidade de massinhas de modelagem que podem causar irritação na pele. E o grau de resistência de alguns objetos para ver se suportam mordidas ou se quebram com facilidade.
A estudante Beatriz Rodrigues, de 11 anos, conta que já teve uma experiência ruim. “Eu era menorzinha e sem querer apoiei o meu peso e o lápis quebrou”, relembrou a menina.
O Inmetro diz que a decisão veio depois de constatar o aumento do número de acidentes com objetos infantis. Os fabricantes terão um tempo para regularizar seus estoques. De acordo com o gerente de qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, daqui a 40 meses não poderá mais ser encontrado no mercado o produto não certificado.
“Se encontrado, o produto vai ser apreendido e o fornecedor ficará sujeito a multas”, explica o gerente do Inmetro.
A ideia é que o selo sirva para trazer tranquilidade aos pais. Esses testes do Inmetro vão durar quase 3 anos, mas ninguém precisa esperar até lá para tirar as dúvidas. Os pais que quiserem informações ou tiverem denúncias sobre a qualidade dos materiais escolares podem ligar para o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que atende em todo o estado. O telefone é 0800-282-3040.


Fonte: G1

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Da pesquisa às análises clínicas: biomédico é o primeiro a saber das coisas

Curso de graduação tem disciplinas de ciências exatas e da área de saúde.

Profissão tem 33 habilitações aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina.


Tem sempre alguém que sabe antes do que todo mundo o resultado de um teste de paternidade, o diagnóstico de uma doença, a conseqüência de um exame laboratorial e até mesmo se a fertilização in vitro vai virar o tão sonhado bebê. Ele é o biomédico, profissional que está "escondido" aos olhos do público, mas que é o grande responsável pela garantia dos exames laboratoriais e das análises clínicas.

O biomédico é um profissional da área de saúde com um amplo campo de trabalho: atualmente são 33 habilitações aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) -as duas principais são pesquisa/docência e análises clínicas. Segundo Silvio José Cecchi, presidente do CFBM, 90% dos profissionais formados atuam em laboratórios de análises clínicas.

De acordo com o professor João Henrique Kanan, coordenador do curso de biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), por causa da diversidade de áreas de atuação, depois de 500 horas de estágio, o biomédico tem competência para assinar um laudo técnico com o resultado de uma análise clínica.

"No caso de uma fertilização in vitro, por exemplo, não é o biomédico que faz a coleta de materiais, mas é ele que cuida de todo o procedimento em si: vai analisar o material e ver se ele é apropriado para o reimplante, é ele que diz se o embrião é ou não adequado, e ele também pode fazer o trabalho de aconselhamento genético junto com uma equipe multidisciplinar", disse o professor Kanan.



Fonte: G1
Mais informações: http://migre.me/3rS3g

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Desafios do governo Dilma: política externa

Sem Lula, diplomacia brasileira oscila entre inflexão e continuidade.

Série do G1 analisa os principais desafios do próximo governo federal.


As primeiras entrevistas da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), chamaram a atenção por sugerir mudanças de rumo na política externa brasileira no próximo governo.
Dilma classificou como “bárbara” a possibilidade de execução por apedrejamento da iraniana Sakineh Ashtiani, condenada por adultério naquele país. Também disse discordar da abstenção do governo brasileiro em votação na ONU sobre violações de direitos humanos no Irã.
"Não sou presidente do Brasil, mas me sentiria desconfortável, como uma mulher eleita presidente, em não dizer nada contra o apedrejamento. Minha posição não vai mudar quando eu assumir. Não concordo com a maneira como o Brasil votou. Não é a minha posição”, afirmou Dilma ao jornal "The Washington Post".

Embora a declaração tenha marcado uma divergência pública com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em sua gestão aproximou-se do mandatário iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, as grandes linhas da política externa brasileira devem manter-se sob Dilma, avaliam analistas.
Os sinais estão dados por decisões recentes da presidente eleita, como a indicação, para o Ministério das Relações Exteriores, de Antônio Patriota, secretário-geral do Itamaraty e segundo na hierarquia da pasta.

Auxiliar próximo e amigo do ministro Celso Amorim, Patriota é “afinadíssimo” com o atual titular da pasta, avaliou Igor Fuser, professor de Política e Relações Internacionais da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em debate recente sobre o tema.

Patriota deve manter, por exemplo, a política de expansão das representações diplomáticas no mundo. Foram 64 novas unidades abertas desde o início do governo Lula, em 2003, quase a metade do que havia até então: 150 postos.,

Em discurso de posse na Secretaria-Geral do Itamaraty, em outubro de 2009, o futuro ministro também endossou o trabalho de ampliação do quadro diplomático. Falou em “deixar claro desde já” seu “empenho em continuar a trabalhar por uma ampliação do quadro
e diplomatas que nos aparelhe para os desafios do século 21”. Sob Lula, uma lei de 2006 permitiu a abertura de 400 vagas de diplomata.



Fonte: G1
Mais informações: http://migre.me/3oKaF