segunda-feira, 30 de abril de 2012

Docente da Famaz defende artigo em congresso


O docente da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) Luiz Feliciano Júnior defendeu o artigo: “Estudo Diagnóstico de Matemática Financeira em Alunos de Ensino Superior”, no II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo.
O evento tem como tema central as questões investigadas pelo projeto Ensino Aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia (EANCYT), um estudo de investigação cooperativa internacional do qual participam trinta grupos de pesquisa pertencentes a onze países iberoamericanos. O projeto EANCYT engloba, além de aspectos de Epistemologia e Sociologia da Ciência e Tecnologia, as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), um conteúdo complexo e inovador em educação científica.
Para o docente da Instituição este artigo visa uma busca pelo avanço e melhoria do ensino da matemática financeira, todavia, há uma pertinência e uma preocupação com as informações assimiladas pelos alunos e certamente os professores da Famaz se esmeram para que os alunos tenham eficácia no seu ensino-aprendizagem.   




Evento  promovido pelo Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática aconteceu de 25 a 27 de abril  e pretende reunir, a cada dois anos, pesquisadores e estudantes para discussão de temas de relevância em Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ensino de Ciências e Matemática.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sexta Cultural agita a Famaz

Hoje a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) transpira cultura. A instituição irá realizar no último final de semana de cada mês o projeto da Sexta Cultural. O evento contará com apresentações de música, dança e outras expressões artísticas, além de reflexões críticas sobre a realidade e ações sociais.

Tudo visando a construção de uma sociedade mais comprometida com a cultura da vida e com a construção da solidariedade, onde o exercício da cidadania não seja uma ação de poucos, mas um dever de todos, como a grande meta a ser perseguida por todos os futuros profissionais.

Você não pode ficar fora dessa. Veja o cronograma abaixo:

1ª Semana (27 de Abril): Tema: Semana Internacional do Livro. (Apresentação de poesias e textos literários por seus autores – Contos engraçados e Música Popular Paraense).

Participação dos alunos do Curso de Ciências Contábeis (Campanha de doação de livros usados)

2ª Semana (25 de Maio): Tema: Semana do Vestibulando. (Apresentação de Street Dance – Música Tecno - DJ e premiação dos melhores alunos do vestibular FAMAZ.).

Participação dos alunos de Gestão Ambiental (Campanha de doação de material escolar)

3ª Semana (29 de Junho): Tema: Semana Junina - Dia de São Pedro. (Apresentação de uma quadrilha junina – Música Junina).

Participação dos alunos de Administração. (Campanha do mingau de milho)

4ª Semana (31 de Agosto): Tema: Semana nacional de combate ao fumo (Apresentação de grupo de Carimbo – Música – Ritmos paraenses)

Participação dos alunos de Biomedicina (Campanha de prevenção)

5ª Semana (28 de Setembro): Tema: Dia Mundial do Coração (Apresentação de dança e de lutas marciais – Música MPB)

Participação dos alunos de Enfermagem (Campanha de prevenção)

6ª Semana (25 de Outubro): Tema: Semana nacional da Juventude (Apresentação teatral – Música Rock nacional e Internacional)

Participação dos alunos de Gestão Hospitalar

7ª Semana (29 de novembro): Tema: Semana do direito a terra - Reforma agrária (Apresentação de um grupo de pagode – vídeos sobre os direitos da terra)

Participação dos alunos de Direito (Campanha sobre os direitos da terra)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Oportunidades de Emprego

Gerente de Eventos – Para atuar em empresa de médio porte. Ensino Superior completo ou cursando; Experiência mínima de 2 anos na área de restaurante, Buffet ou eventos; Coordenar equipes, planilhas e escalas; Acompanhar os eventos do inicio ao fim; Horário de 17 ás 23hs de segunda a sexta e nos finais de semana 15 ás 21hs ou 9 ás 14hs; (uma folga semanal); Interessados encaminhar currículo com o título “gerente de eventos”, para. rosanatatoo@hotmail.com

Atendentes – Para atuar em empresa de médio porte. Trabalhar as sextas, sábados, domingos e feriados, como horistas em lanchonete; Ensino médio completo, experiência mínima 01 ano na área de lanchonetes, restaurantes e Buffet; Dia trabalhado + repouso remunerado + vale transporte + alimentação; Interessados encaminhar currículo com o título “Atendente”, para. rosanatatoo@hotmail.com

Gerente de Franquia – Idade entre 23 a 37 anos; Ensino Superior completo ou cursando; Experiência mínima de 2 anos na área de gestão de pessoas; Boa aparência; Capacidade de liderar equipe; Disponibilidade de horário; Gostar de vendas e modas; Poder de persuasão e criativo (a); Interessados encaminhar currículo com o título “gerente de franquia”, para. franqueado.belem@dressto.com.br

Rosana Albuquerque, Recursos Humanos, Tatoo Buffet Park 3230-5555

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Famaz celebra dia do contabilista

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza hoje (25) em comemoração ao dia do contabilista a palestra “A Contabilidade e as Novas Tecnologias da Informação. O palestrante, Lauro Arende é professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e criador do Sistema Account de Contabilidade Informatizada.

O evento acontecerá no auditório da Famaz às 19h.

Dia do Contabilista:

"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".

Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.

Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.

Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande contabilista, Carlos de Carvalho: "Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o sr. Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade".

O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.

O criador do Dia do Contabilista, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930.

Foi guarda-livros, chefe de escritório e da firma em que trabalhava. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco. Fundou em seu Estado, uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife.

Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia. Em 1914, a convite do então ministro Rivadávia Corrêa, esteve, pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, na época capital da República, onde tomou parte da Comissão escolhida para estudar a reorganização da Contabilidade do Tesouro Nacional.

No ano seguinte, João de Lyra Tavares foi eleito Senador pelo Rio Grande do Norte, cargo que ocupou até o fim de sua vida. No Senado, foi membro eminente da Comissão de Finanças e sempre ressaltou os benefícios que a sociedade brasileira teria com o reconhecimento de uma classe de contadores públicos.

Em 1926, no almoço feito em sua homenagem pelas Entidades Contábeis Paulistas, João de Lyra Tavares foi aclamado Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros. Na ocasião, fez um discurso defendendo a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, marco decisivo para o processo de organização dos Contabilistas em bases profissionais, que culminou com a criação do sistema CFC/CRC's, ocorrida 20 anos depois.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Semana Acadêmica incentiva publicação científica

Nos dias 4 e 5 de maio a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza a II Semana Acadêmica Integrada. Com o tema “A Promoção do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” a Instituição pretende introduzir a produção científica na comunidade acadêmica.

A participação no Evento gera direito a obtenção de certificado de 20 horas aos participantes que obtiverem o mínimo de 75% de frequência nas atividades e será dividida em oito áreas temáticas: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Responsabilidade Social, Mundo do Trabalho, Financiamento de Projetos e Gestão Pública e privada.

Normas: Os participantes poderão inscrever trabalhos que serão apreciados pelo Comitê Técnico Científico para, em caso de aprovação, serem apresentados durante o evento em Sessões de Banner. O evento prevê publicação dos trabalhos aprovados em Caderno de Resumos com ISBN.

Condições gerais para inscrição de trabalho:

1. Estar inscrito no evento.

2. Serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por inscrição.

3. A não aprovação do trabalho não incide direito à devolução da taxa de inscrição.

4. Será permitida a inscrição de trabalhos assinados por até 5 (cinco) autores.

5. Em caso de trabalhos em co-autoria, os co-autores devem também se inscrever no evento.

6. Os autores receberão comunicação pelo e-mail informando o aceite, ou não, de seus trabalhos.

7. Para a inscrição, os trabalhos devem ser elaborados de conformidade com as instruções abaixo.

Apresentação gráfica dos trabalhos

1. Serão aceitos, para esta modalidade, relatos de pesquisas ou experiências educacionais concluídas ou em andamento, com textos completos, e com, no máximo, 5 (cinco) autores.

2. O título do trabalho deverá estar registrado em fonte 14, letras maiúsculas, em negrito, de forma centralizada.

3. O trabalho deverá vir identificado com nome, e-mail e a instituição de cada autor, assim como a agência financiadora (se for o caso) em fonte Times New Roman, itálico, alinhado à direita.

4. O texto deverá ser iniciado por um Resumo contendo até 1200 caracteres (com espaços) digitado em espaço simples, acompanhados de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

5. O corpo do trabalho deverá ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, com alinhamento justificado, espaço de 1,5 entre as linhas e numeração inserida no alto à direita. As margens esquerda e superior deverão conter 3 centímetros e as margens direita e inferior, 2 centímetros.

6. O texto deverá conter 25.000 a 30.000 caracteres com espaço, incluindo as referências, situando: objetivos(s) da pesquisa, local e período de realização, metodologia utilizada, resultados, conclusões e referências (relativas às obras citadas e detalhadas conforme as normas da ABNT). As notas devem ser numeradas sequencialmente e apresentadas no final do texto, devendo este apresentar uma correta linguagem escrita.

7. O trabalho completo deverá ser enviado, como arquivo anexo, junto com o comprovante de inscrição digitalizado, para o e-mail iisemanacademicaintegradafamaz@gmail.com.br.

8. Após o recebimento da Carta de Aceite, os autores deverão providenciar o banner, no tamanho 1,00 (altura) X 0,80 (largura), contendo os seguintes elementos estruturais: instituição, título, autor/es, introdução, objetivo geral, metodologia, considerações finais, referências.

Premiação: Serão selecionados, dentre os trabalhos aprovados, os três trabalhos desenvolvidos pelos alunos da FAMAZ que se destacarem na II Semana Acadêmica Integrada da FAMAZ, para serem premiados, de acordo com os seguintes critérios.

1º critério de seleção: A pontuação recebida na avaliação do Comitê.

2º critério de seleção: A apresentação do Banner e do desenvolvimento dos autores durante as explicações.

3º critério de seleção: A participação efetiva na II Semana Acadêmica Integrada da FAMAZ.

4º critério de seleção: Decisão tomada pelo Comitê Técnico e Científico em conjunto com a Coordenação Geral e Direção Geral.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pós-graduação: abre oportunidades

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Destaca-se quem tem experiência profissional e qualificação. Os melhores cargos e salários são disputados e ter no currículo um curso de pós-graduação tem se tornado um diferencial no momento da escolha do profissional que irá ocupar cargos de importância estratégica dentro das empresas.

Desde março de 2011, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) atua no mercado da educação continuada e oferta cursos de pós-graduação (Lato Sensu). Hoje conta com 380 alunos matriculados em cinco cursos: pós-graduação em Enfermagem: Urgência e Emergência (2 turmas), Enfermagem: Obstetrícia e Neonatal (2 turmas), Enfermagem do Trabalho (1 turma), UTI adulto e Neonatal (1 turma) e Dermoestética (1 turma).

E o departamento de pós-graduação da Famaz, não para de crescer. Eão com turmas abertas os seguintes cursos: pós-graduação em Enfermagem: UTI Adulto e Neonatal (2ª turma, previsão de início para junho), Enfermagem: Obstetrícia e Neonatal (3ª turma, previsão para junho), Enfermagem: Urgência e Emergência (3ª turma, aula inaugural prevista para o dia 25/04), Dermoestética (2ª turma), Auditoria e Controladoria e Gestão estratégica de Pessoas.

Para a Coordenadora de Pós-graduação da Famaz, Camilla Cortez, o profissional que se capacita na Famaz tem um diferencial no mercado de trabalho. “Além do conteúdo teórico ministrado em sala de aula, o pós-graduando tem em sua grade curricular o estágio supervisionado, onde ele ira colocar em prática o conteúdo aprendido. Outro fator são professores altamente gabaritados”, finaliza.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Estágio: oportunidade para o mercado de trabalho

O estagiário de hoje é o profissional sério e competente de amanhã. É nesta fase que o aluno aprende a enfrentar os desafios da profissão e tem a oportunidade de associar o que ele aprende em sala de aula na teoria.

Pensando nisso a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) criou a Coordenação de Estágio, com o objetivo de gerenciar e oportunizar vagas de estágio aos acadêmicos. Rodrigo Barata é coordenador de estágio da Famaz e para ele o estágio enriquece o currículo e possibilita ao discente viver o cotidiano profissional. “Para empresas a principal importância de ter estes colaboradores em seus programas de estágio, é desenvolver o conteúdo curricular acadêmico inserindo-o diretamente nos seus mecanismos de trabalho. Os alunos mais dedicados conseguem se diferenciar e às vezes são até efetivados”, afirma Rodrigo Barata.

Hoje a Famaz possui convênio com 28 Instituições e aproximadamente 90 alunos encaminhados. Para se cadastrar a Coordenação de Estágio da Famaz é necessário o aluno dirigir-se a Coordenação de estágio que fica ao lado da Secretaria Acadêmica, estar devidamente matriculado e preencher uma ficha de cadastro.

Interessados em realizar o cadastro deve procurar a coordenação de estágio que fica localizada na própria Famaz ou ligar para o 3201-0370/ ramal: 0396

Convênios Firmados pela Famaz:

  1. Defensoria Pública da União
  2. ALEPA- Assembleia Legislativa do Estado do Pará
  3. Super Estágios
  4. SOCIC – Sociedade Comercial Irmãos Claudino- Armazém Paraíba
  5. UNIMED- BELÉM
  6. SESPA- Secretaria de Estado de Saúde Pública
  7. SESC – Serviço Social Do Comércio
  8. ITAM - Instituto de Tecnologia e Ambiental da Amazônia
  9. CELPA- Centrais Elétricas do Pará S/A
  10. MPE – PA Ministério Público do Estado do Pará
  11. Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
  12. SESMA: Secretaria Municipal de Saúde
  13. Odonto Saúde
  14. Escritório de Advocacia Dr. Fabio Savigny
  15. Hospital da Ordem Terceira
  16. Clínica Consaúde
  17. Nippon Hasegaua Seguradora
  18. CCAA – Centro de Cultura Anglo-Americana
  19. NUBE- Estagiários e Aprendizes
  20. MPU- PA - Ministério Público da União
  21. SUDAM-Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia
  22. SEAD - Secretaria de Estado de Administração
  23. CPRM - Serviços Geológico do Brasil
  24. SESCOOP/PA – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará
  25. TCM/PA – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará
  26. FIEL – Vigilância e Transporte de Valores – Ltda.
  27. IEL – Instituto Euvaldo Lodi
  28. CIEE- Centro de Integração Empresa - Escola

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Meia Passagem (CTBEL) - Informação Importante

A partir de segunda-feira (16) até o mês de dezembro de 2012 os alunos da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) podem estar se dirigindo ao Mercado de São Braz para solicitar a sua carteira de meia passagem (Passe Fácil) com os seguintes documentos:

- 02 Fotos 3x4 coloridas, recentes, iguais, sem carimbo ou manchas (não serão aceitas fotos digitalizadas).
- Comprovante de Residência (Cópia);

- Documento de Identificação legível: Identidade para maior de 18 Anos ou Certidão de Nascimento para menor de 18 anos (Original E Cópia).

Endereço: Mercado de São Braz - Praça Floriano Peixoto, S/N - São Braz.

Famaz realiza o 2º Mutirão do Imposto de Renda

Para muita gente declarar o imposto de renda não é um bicho de sete cabeças, mas sim de oito. Pensando em ajudar os contribuintes a se livrar das pegadinhas da Receita Federal. A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza o 2º Mutirão do Imposto de Renda, que acontece de 16 a 30 de abril.

Os alunos do curso de Ciências Contábeis da Famaz, irão declarar o imposto de renda da comunidade de forma gratuita. Para preparar os discentes a coordenação do curso realizou treinamentos no laboratório de contabilidade da Instituição. “Estamos ensinado de forma didática todos os alunos o passo a passo e exemplos complexos para que todos estejam preparados e contribuir para a sociedade”, revela o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Msc. José Wilson Fernandes.

A expectativa da Receita Federal é receber 25 milhões de declarações neste ano. Iolete Miranda recebeu o treinamento já faz planos com o que aprendeu. “Além de contribuir para acomunidade acadêmica, já estou pensando em começar a declarar o imposto derenda de amigos e assim ganhar um dinheirinho extra”, afirma a discente.

Imposto de Renda

Quem recebeu rendimentos tributáveis em 2011 acima de R$ 23.499,15; Teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos (imóveis, terrenos, veículos) de valor total superior a R$ 300mil em 31 de dezembro de 2011; Atividade rural: teve receita bruta superior aR$ 117.495,75 ou deseje compensar, nesta declaração ou nas próximas, prejuízosde anos anteriores com atividade rural.

Os documentos básicos para fazer a declaração são os mesmo de sempre: comprovante de rendimentos; extratobancário e de investimentos, além dos comprovantes de gastos.

Serviço:

Data: 16 a 30 de abril

Hora: 16 às 22h

Local: Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz): Av Visconde de Sousa Franco nº. 72 – Reduto

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dúvidas sobre como declarar o IR 2012?


Veja o que os especialistas recomendam para a declaração de imposto de renda 2012.


1- Quais as principais recomendações para quem vai declarar o IR?
A nossa principal recomendação para preparar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda é providenciar todas as informações solicitadas pela Receita Federal do Brasil, quando aplicáveis, mantendo arquivada toda a documentação de suporte por um período de, no mínimo, cinco anos para apresentar à Receita, caso seja requerido.

Uma dica importante é analisar se o total das despesas dedutíveis (dependentes, despesas escolares, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, etc.) é superior ao desconto concedido pela Receita no caso da apresentação da declaração no modelo “simplificado”. O próprio programa da Receita faz uma simulação do lado inferior esquerdo em “opção pela tributação”.

Avaliar se a inclusão de dependentes na sua declaração é vantajoso para o cálculo anual do seu imposto de renda, pois, se você os incluir, todos os rendimentos tributáveis recebidos por eles, ainda que não tenham sido tributados em base mensal, deverão ser informados na declaração e passarão a ser tributados, de acordo com a soma dos rendimentos auferidos por você e por eles.


2- Como devo declarar o saldo e os rendimentos líquidos das aplicações de renda fixa?
Você deve informar os saldos das aplicações de renda fixa na ficha de “Bens e Direitos” da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2012 (2011), conforme os saldos constantes no seu Informe de Rendimentos Financeiros do ano base 2011 (saldos em 31/12/2010 e em 31/12/2011). Quanto aos rendimentos, você deve informar o valor líquido na linha 6 da ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

3- Cometi um erro e não declarei o valor total das aplicações financeiras no ano passado. O que devo fazer para corrigir?
Conforme as orientações da Receita Federal do Brasil, todos os saldos bancários, incluindo também as aplicações e fundos de investimentos, cujos valores individuais sejam maiores que R$ 140, devem ser informados na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2012 (2011). Os saldos bancários de anos anteriores que, por algum motivo, não foram declarados, devem ser ajustados na declaração deste ano.

Quanto aos rendimentos de aplicações financeiras de anos anteriores que não foram declarados, não recomendamos retificar a declaração do ano anterior para informar esses montantes. No entanto, não se esqueça de informar os rendimentos das aplicações financeiras auferidos no ano, quer sejam isentos ou sujeitos à tributação exclusiva/definitiva, pois esses rendimentos, somados aos rendimentos tributáveis, ajudarão a justificar o aumento patrimonial.

4- Existe alguma regra específica para a declaração de empréstimos contraídos em 2011?
A orientação da Receita Federal do Brasil é que dívidas e ônus reais cujo valor seja igual ou inferior a R$ 5.000, não precisam ser informados na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2012 (2011). No entanto, é recomendável que sejam informados todos os bens, direitos e dívidas para manter o histórico das movimentações patrimoniais no decorrer dos anos, bem como justificar o aumento ou decréscimo do patrimônio.

5- Nos casos de falecimento de um dos cônjuges, mas com inventário em andamento, como deve ser feita a declaração?
A Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2012 (2011) do falecido deve ser apresentada normalmente à Receita Federal do Brasil e, enquanto o formal de partilha não for concluído, as declarações deverão ser entregues normalmente.

A última declaração do falecido (Declaração Final de Espólio) deverá ser entregue no ano seguinte ao ano em que a partilha for concluída. Nesta ocasião, o inventariante deverá apresentar a Declaração Final de Espólio em nome do falecido, no qual todos os bens e diretos serão transferidos para os herdeiros, conforme a disposição do inventário.

6- E quando o falecido for o pai ou a mãe do contribuinte, também com inventário em andamento, o que muda na declaração?
Enquanto o inventário não estiver concluído, todos os rendimentos auferidos em nome do “de cujus” devem ser informados na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda do “de cujus”. Quanto à declaração do herdeiro, recomendamos que sejam informados na linha 10 da ficha de “Rendimentos Isentos” os valores que vêm sendo transferidos do patrimônio do falecido pai/mãe para o seu patrimônio. Lembramos que a transferência de patrimônio está sujeita à incidência do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos).

7- Como declarar a venda de um imóvel em 2011 e a compra de dois imóveis em 2012?
Você só pode utilizar a isenção do ganho de capital quando da alienação de um imóvel para aquisição de “um” outro imóvel (não se pode aplicar a isenção para aquisição de “dois” ou mais imóveis, ainda que dentro do período de 180 dias).

Considerando que a alienação ocorreu em novembro de 2011, o imposto sobre o valor não utilizado para a aquisição de outro imóvel, ou seja, “não isento”, deveria ter sido recolhido até 29/12/2011, ou seja, você deverá recolher o imposto sobre o ganho de capital acrescido dos juros Selic, a partir de novembro de 2011 e da multa por atraso no pagamento a partir de fevereiro de 2012 (aquisição do primeiro imóvel).

8- E quando o imóvel for comprado por duas pessoas?
Considerando que vocês entregam a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda separadamente, recomendamos que informem nas respectivas declarações os valores efetivamente pagos por cada comprador, ou seja, se um dos contribuintes pagou um valor maior que o outro, então ele deve informar o valor que pagou e, na descrição do imóvel, informar a participação de 50%, mesmo que os valores sejam diferentes nas duas declarações.

Além disso, na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda os imóveis devem ser declarados pelo valor de custo. Se financiado, a soma dos valores pagos durante o ano deve ser acrescida ao saldo do ano anterior, compondo assim o saldo no fim do ano.

9- Como declarar doações para filhos que moram no Brasil e no Exterior?
Nas declarações de vocês, informem os saldos dos bens, direitos e obrigações de acordo com os saldos existentes em 31/12/2011 e, na parte de “pagamentos e doações efetuados”, informem nas linhas 80 ou 81 as doações realizadas para cada filho.
Lembramos que sobre essas doações existe a possibilidade de incidência do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos).

10- Qual é a melhor maneira de declarar dependentes que recebem aposentadoria?
Infelizmente, há um limite para os valores de rendimentos isentos recebidos da Previdência Social da União a título de pensão, aposentadoria, reserva remunerada ou reforma. Para o ano de 2011, o limite por declaração é de R$ 18.596,94. Assim sendo, recomendamos que você informe somente um dos dependentes na sua declaração e, se necessário, entregue uma declaração separada para o outro dependente.

11- De que forma os donos de empresas devem lançar seus rendimentos?
Inicialmente, faz-se necessário esclarecer que as personalidades das pessoas físicas e jurídicas não se confundem. Assim sendo, o seu contador deverá apurar o resultado anual da sua empresa para que seja definido o valor do lucro a ser distribuído, valor esse que deverá constar no comprovante de rendimentos, que também deverá ser elaborado pelo seu contador.

O valor relativo aos lucros distribuídos deverá ser informado na linha 5 da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sendo que, em havendo retiradas pró-labore durante o ano, tais retiradas deverão ser informadas na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular”, pois são rendimentos tributáveis sujeitos a tabela progressiva.

Fonte: www.istoedinheiro.com.br

terça-feira, 3 de abril de 2012

Expediente Páscoa

Não haverá expediente na Faculdade Metropolitana da Amazônia:
Quinta-feira - 5 de abril;
Sexta-feira - 6 de abril;
Sábado - 7 de abril;
Retornaremos às atividades normal, apenas na segunda-feira, 9 de abril.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estágio - Infraero

PERFIL: CURSO: Administração CURSANDO: 5º semestre Manhã ou Noite;

Local de Estágio: Aeroporto Internacional de Belém – AV. Júlio Cesar S/N;

Benefícios: Horário/Estagio: 13:00 às 17:00.

Bolsa Auxílio: R$ 721,01 + Auxilio transporte.

Currículos Para: Kellysonlevy@infraero.gov.br / franciscoribeiro@infraero.gov.br

Vagas de Estágio

Vagas de Estágio para os cursos de Administração e Publicidade, para a área comercial. Oferecemos: Ajuda de Custo, Auxilio Transporte e Bonificações. Interessados enviar currículo para: odontosaudebelem@gmail.com