quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dia Internacional da Mulher tem programação especial na Famaz


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) prepara uma vasta programação para a comunidade acadêmica no dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Será uma semana cheia de atrações. Veja abaixo as programações que acontecem no período de 4 a 9 de março:

Ø 04/03/2013 (Segunda-feira) – Curso de auto-maquiagem para as professoras da FAMAZ (Consultoras da linha de Cosméticos Mary Kay)
      Local: Laboratório 5 – Bloco I – FAMAZ
      Horário: 17h30 às 18h30

Ø 05/03/2013 (Terça-feira) – Palestra: “Elevação da auto-estima” (Profª. M.Sc. Graça Vilhena – Curso de Administração/FAMAZ)
      Local: Sala 102 – Bloco I – FAMAZ
      Horário: 17h30 às 18h30

Ø 06/03/2013 (Quarta-feira) – Cinema e Ciência: “Não sei como ela consegue” ( Curso de Biomedicina/FAMAZ)
      Local: Sala 123 – Bloco I – FAMAZ
      Horário: 16h50 às 19h00

Ø 06/03/2013 (Quarta-feira) – Palestra “Saúde da mulher: prevenção do câncer de mama e colo de útero” (Curso de Enfermagem FAMAZ)
      Local: Sala 102 – Bloco I – FAMAZ
      Horário: 17h30 às 18h30
Ø 07/03/2013 (Quinta-feira) – Palestra: “Migração feminina x tráfico” (Grupo de Mulheres em Movimento e ONG Sodireitos)
      Local: Sala 102 – Bloco I – FAMAZ
      Horário: 17h30 às 18h30

Ø 07/03/2013 (Quinta-feira) –  Procedimentos estéticos para as docentes da FAMAZ (Clínica de Estética Carol Both)
      Local: Laboratório 5 – Bloco I – FAMAZ
      Horário: 17h30 às 18h30

Ø 08/03/2013 (Sexta-feira) – Sexta Cultural
       Local: Hall de entrada da FAMAZ
       Horário: 17h15 às 19h15
Ø 09/03/2013 (Sábado) – Curso de auto-maquiagem para as funcionárias da FAMAZ (Consultoras da linha de Cosméticos Mary Kay)
       Local: Sala 102 – Bloco I – FAMAZ
       Horário: 9h00 às 10h00

Ø 04 a 08/03/2013 – Mostra Fotográfica “Sarau da Memória: Movimento de Mulheres e Direitos Humanos no Pará” (Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos)
      Local: Hall de entrada da FAMAZ
      Horário: 8h00 às 22h00

   INSCRIÇÕES:
    Local: NUPEX – Bloco II, 2° andar
    Investimento: 10 façamais
    A programação da Semana da Mulher tem o objetivo também de colaborar com a construção da Creche da Comunidade da Vila da Barca. Para inscrever-se, o/a participante deve dirigir-se ao NUPEX e adquirir um cheque de 10 FAÇAMAIS para ter direito a participação no evento e contribuir com o fechamento da cota de sua turma.
OBS.: As funcionárias interessadas em participar do curso de auto-maquiagem e da realização de procedimentos estéticos (limpeza facial com peeling de diamante) e divulgacão de serviços e pacotes promocionais do Centro de Estética Carol Both (Fisioterapeuta e Educadora Física) deverão efetuar suas inscrições no NADOC, pois as vagas são limitadas.

 Certificação: Os participantes com 75% de frequência terão direito a certificação de 15h para crédito de atividade complementar. A participação na Mostra Fotográfica também será incluída na contabilização da frequência: o/a participante deverá assinar o Livro da Mostra e registrar suas impressões sobre o que observou.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Docente da Famaz recebe prêmio em congresso nacional


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) esteve muito bem representada no IX Congresso Virtual Brasileiro de Administração (Convibra), que aconteceu em novembro de 2012. O Coordenador do curso de Administração Gilson Scholl Pires, defendeu o artigo “Nível de Satisfação dos Enfermeiros: um estudo na instituição de saúde pública Santa Casa de Misericórdia do Pará”.

A participação no congresso foi patrocinada pela Famaz. Na ocasião o artigo foi premiado como o melhor trabalho da área Gestão de RH. Para o docente este prêmio representa o resultado de muito empenho. “Este trabalho foi o único do estado do Pará e sinto-me gratificado. Creio que outras regiões também começaram a conhecer quem é a Famaz e o que está sendo produzido de ciência aqui no Norte”, afirmou o docente.

Convibra – É um congresso 100% virtual. A primeira que vez que uma tecnologia de conferência online foi utilizada em substituição a um congresso presencial foi com o Convibra Administração (Congresso Virtual de 2004), uma iniciativa de oito renomadas Universidades representando as cinco regiões do Brasil que assim encontraram uma forma de facilitar a interação entre todos que partilhavam um interesse comum em um país tão vasto. 

Após várias edições ele se tornou uma tradição no calendário nacional, chamando atenção também de pesquisadores de outros países. Sua atratividade veio inicialmente do baixo custo, democratização de acesso e simplicidade de uso. Atualmente um aspecto também muito valorizado é a questão ambiental, uma vez que a redução de vôos que ele proporciona reduz de maneira significativa a emissão de CO2 na atmosfera. 

A mesma plataforma que vem evoluindo desde o primeiro evento online, não só é a base do CONVIBRA atual, mas também de diversos congressos e seminários nacionais e internacionais, ajudando pesquisadores ao redor do mundo a criarem, desenvolverem e a disseminarem conhecimento. 

Esta é uma solução que já tem história, está marcando o presente e é o sonho da integração plena no futuro. Um ponto que sempre foi preponderante na formação do conceito Convibra foi a livre participação compartilhada de indivíduos e instituições públicas e privadas das mais variadas áreas. Esta abertura à diversidade continua sendo o combustível de seu crescimento. 

Mais informações: www.convibra.com.br

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Atenção: Mudanças no setor de Protocolo/Financeiro


A Famaz, tendo em vista a grande demanda existente no setor do Protocolo/Financeiro, e no intuito de melhorar as instalações físicas, e nos procedimentos operacionais, comunica que do dia 25 (segundo feira) ao dia 27(quarta feira) de Fevereiro, estará fechada para atendimento  com vistas á reforma e ampliação do setor. A reabertura do mesmo será no dia 28(quinta-feira).
Alguns serviços essenciais serão mantidos no Setor de Informações, neste período, no horário de 17:30h ás 20:00h:
1-Fies;
2-Prouni;
3-Entrega e solicitações de documentações acadêmicas;
4-Solicitação de vagas para graduados.

Todos os outros serviços estarão suspensos temporariamente durante o período.
Durante o período, não haverá ônus, por atraso e multa desde que obedecido os prazos regimentais e divulgados com antecedência para serviços não oferecidos, e o prazo da readmissão e rematrícula terá acréscimo adicional de três dias no calendário, por conta da interrupção dos serviços  no protocolo.

Contamos com a compreensão de todos, pois as mudanças visam a melhoria dos serviços ofertados á comunidade acadêmica.

Para maiores informações, favor contatar as funcionárias Nayra ou Mayara.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Famaz reinaugura Associação de Moradores da Vila da Barca


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou no dia 16 de fevereiro, a reinauguração da sede da Associação de Moradores da Vila da Barca. O evento contou com a presença da direção, corpo docente, discentes e moradores da comunidade.

O local será utilizado pela comunidade acadêmica como laboratório de pesquisa e extensão. Para o diretor geral Shen Paul a entrega da Associação para a comunidade da Vila da Barca é resultado de um comprometimendo da Instituição com o tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão. “A Instituição abraçou a causa e trabalhou intensamente para cumprir as metas. Somos uma faculdade particular e não estamos preocupados apenas em ofertar vagas e com as inspensões do MEC. Estamos focados para oferecer um ensino de qualidade aos nossos discentes”, revelou o diretor geral.

Rosalva Pantoja, tem 59 anos e já percebe na própria comunidade os benefícios da reforma da Associação dos Moradores. “Já tem gente querendo fazer o aniversário de 15 anos aqui na associação. Ao invés de gastar dinheiro lá fora, comemora aqui junto com a nossa gente”, disse a aposentada.

A Presidente da Associação dos Moradoes da Vila da Barca, Rosalice Mercês presenteou a Famaz com uma placa em agradecimento aos serviços prestados na sede da associação. “Em trinta anos é a primeira vez que a associação recebe uma reforma digna. A Faculdade e o professor Constantino Alcântara são anjos que vieram tornar a vida das pessoas que moram aqui mais dignas”.

Projetos - O curso de Serviço Social recém autorizado pelo Ministério da Educação já programa projetos com os moradores. Roselene Portela é coordenadora do curso e acredita que em curto prazo já consegue alguns resultados positivos. “Primeiramente iremos realizar um projeto de organização social, onde iremos mapear as principais necessidades e junto com os alunos saná-las”, comentou

Jonathas Gomes  é aluno do curso de Gestão Ambiental e participa do programa de monitoria. Para ele trabalhar assiduamente na comunidade proporciona um ganho de conhecimento  imensurável. “Consigo unir com grande facilidade a teoria a prática. Aqui tenho um cenário real e junto com a comunidade estamos procurando uma solução para os impactos ambientais que a comunidade possui.”

“Este é apenas o resultado do nosso primeiro trabalho na localidade. A Famaz é a primeira Instituição de Ensino Superior a implantar projetos de todos os seus cursos de graduação para que uma mesma comunidade possa usufruir de todos os benefícios da pesquisa e extensão. Todos ganham, alunos, professores e comunidades”, explicou o Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Famaz Constantino Alcântara.

O trabalho junto a comunidade da Vila da Barca iniciou em agosto deste 2012, durante a segunda edição do trote solidário. Agora o desafio cresceu e a meta da terceira edição é a construção da creche dos moradores da Vila da Barca.

O projeto recebe o apoio do programa de voluntariado “Mãos que Ajudam”, da  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Mais informações: Av. Visconde de Souza Franco, 72. Tel.: (91) 3222-7560. www.famaz.edu.br







sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Famaz reinaugura Associação de Moradores da Vila da Barca


Associação dos Moradores da Vila da Barca hoje.
A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) vai realizar no próximo sábado, 16 de fevereiro, a reinauguração da sede da Associação de Moradores da Vila da Barca. O evento contará com a presença da direção, corpo docente  e discentes da Instiuição além dos moradores da comunidade.

“Este é apenas o resultado do nosso primeiro trabalho na localidade. A Famaz é a primeira Instituição de Ensino Superior a implantar projetos de todos os seus cursos de graduação para que uma mesma comunidade possa usufruir de todos os benefícios da pesquisa e extensão. Todos ganham, alunos, professores e comunidades”, explicou o Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Famaz Constantino Alcântara.

O projeto recebeu o apoio do programa de voluntariado “Mãos que Ajudam”, da  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que é parceira do projeto.

Mais informações: Av. Visconde de Souza Franco, 72. Tel.: (91) 3222-7560. www.famaz.edu.br





Associação dos Moradores da Vila da Barca antes do Trote Solidário da Famaz


Docentes recebem qualificação


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) concluiu no dia 31 de janeiro mais uma etapa do Programa de Aperfeiçoamento do Trabalho Docente. A instituição investe na formação continuada de seu quadro docente com vistas à efetivação de seus projetos no que tange ao alcance do ensino de excelência ao qual se propõe. O processo foi composto por palestras, oficinas e reuniões com as coordenações dos cursos nos quais as propostas de atividades para o semestre letivo de 2013/I foram objeto de densa discussão entre os docentes e coordenadores.

Além dos docentes já vinculados à Famaz, a instituição oportuniza a participação de candidatos ao quadro no Programa de Aperfeiçoamento, o qual se constitui em uma etapa do processo seletivo para ingresso nesta IES. Com a conclusão das atividades, foram encaminhadas as contratações de novos docentes que comporão o quadro da instituição a partir deste semestre.

Entre eles estão os seguintes professores: Eliceli Abdoral, graduada e mestre em Direito pela UFPA; Raul Nazareth, graduado em Engenharia Elétrica (UFPA), especialista em Gestão Empresarial (FGV – RJ) e mestre em Economia (Unama); Ivete Brabo, graduada e mestre em Serviço Social pela UFPA; Felipe Portela, e Igor Martins, que são graduados em Direito, especialistas nas áreas de Gestão do Serviço Público (Unama), Direito e Processo de Trabalho (UCAM – RJ) e Economia do Trabalho para Magistrados e Servidores Pùblicos (UNICAMP – SP).






quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Veteranos são acolhidos com nova missão para 2013


Os alunos veteranos foram recebidos calorosamente pela direção da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) na tradicional aula de acolhimento dos discentes que aconteceu no dia 4 de fevereiro na biblioteca João Fecury.

Na ocasião foi apresentado aos presentes a nova edição do trote solidário 2013/01 que lançou um novo desafio. O evento no primeiro semestre deste ano terá como foco a construção de uma creche na Vila da Barca, comunidade carente atendida pela Instituição. Na edição anterior, a Famaz revitalizou a Associação dos Moradores da Vila da Barca. “Sei que posso contar com os acadêmicos da Famaz. Nas duas primeiras edições eles mostraram comprometimento e conseguiram ultrapassar o objetivo. Este semestre não será diferente”, explicou o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex), Constantino Alcântara.

Além do trote solidário foi informado o calendário de provas e algumas diretrizes pedagógicas. Antônio Sérgio Ferreira é aluno do 3º semestre de Ciências Contábeis. Para ele participar do trote solidário o torna uma pessoa melhor. “São pessoas que precisam de tão pouco para ser feliz. Ajudar o próximo me torna um cidadão socialmente responsável”, comentou o discente.    

Informações:
Famaz: Avenida Visconde de Souza Franco Nº 72, bairro do Reduto – Doca – Belém
Contato: (91) 3201-0387 / 3201-0388
www.famaz.edu.br








sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Comunicado Famaz – Expediente Carnaval



Veja abaixo como funcionará o expediente da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) nos próximos dias:
De 11 a  14 de fevereiro (segunda a quarta-feira) – Não haverá expediente.

A partir do dia 15 de fevereiro (quinta-feira) – Expediente normal.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Horário de aulas na Famaz



Veja abaixo o horário de aula na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) nos três turnos: 

Manhã – 8h às 11h40 

Tarde – 14h às 17h30

Noite – 19h às 22h30

Sejam bem-vindos ao 1º semestre de 2013.