quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

2012 está chegando! É o momento de refazer os sonhos ainda não realizados e acreditar que irá concretizá-los neste novo ano que inicia.
Aprender com os erros do ano que encerra.
Aproveite que 2012 está apenas começando.
Convidando-nos para mudanças, sonhos e atitudes.
Mentalizem coisas boas... Talvez nem todas venham a acontecer...
Mas lembre-se, a perseverança nada mais é que a luta diária, que cada novo amanhecer traz...!

A Faculdade Metropolitana da Amazônia deseja a toda comunidade acadêmica um 2012 repleto de conquistas e realizações.

Expediente - Famaz

Informamos à comunidade acadêmica que o expediente na Famaz ocorrerá conforme o cronograma abaixo:

Dia 29/12/2011: 09h às 21h (Somente expediente interno)

Dia 30/12/2011: Não haverá expediente

Dia 02/01/2012: Expediente a partir das 13h

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Rematrícula

De 21 de dezembro a 18 de janeiro os alunos veteranos da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) podem fazer a rematrícula. Este processo é todo feito on-line. Para gerar o boleto é necessário que o discente tenha o número do CPF e a senha do contratante. Caso o aluno não saiba é necessário ir até o Departamento Financeiro da Instituição para criar a senha. O processo está sendo feito todo através do site: www.famaz.edu.br.

Em caso de dúvida procurar a Secretaria Acadêmica através do 3201-0383.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Futuros enfermeiros defendem projetos de Conclusão de Curso


Alunos do 7º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) apresentaram nos dias 24 e 25 de novembro a defesa de projeto dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Instituição. Foram 16 trabalhos apresentados com muito louvor.

Os TCCs foram coordenados pela professora Lígia Carneiro através das disciplinas “TCC 1”. Para ela, a apresentação é um ganho para a Faculdade e para a sociedade. “Hoje estes acadêmicos estão dando os primeiros passos para a pesquisa e ver estas apresentações me faz sentir totalmente gratificada.”, revela Ligia Carneiro.

A estudante Lucicléia Alves abordou a temática que envolve deficientes auditivos em uma Unidade de Saúde da capital paraense. Para a acadêmica, apresentar seu projeto foi uma vitória pessoal. “Sempre percebi a necessidade do enfermeiro ter o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) porque quando o profissional recebe aquele paciente ele deve se comunicar de forma que possa atender as demandas particulares daquele indivíduo e me sinto gratificada em levantar este questionamento no meu trabalho”, explica a acadêmica.

Já para a futura enfermeira, Andreza Machado, este é apenas o primeiro desafio. “Estamos dando neste momento apenas o primeiro passo. Temos muito ainda para desenvolver no próximo semestre, agora vamos modificar as questões levantadas pela banca e produzir o artigo científico”.

A professora Thaís Góes participou de uma banca avaliadora e confirma a importância acadêmica deste momento. “Todos os trabalhos apresentados tem um enorme valor científico e o primeiro passo destes alunos na pesquisa dará uma enorme contribuição tanto para a vida acadêmica deles quanto para a Famaz”, finaliza.

No próximo semestre, os acadêmicos irão cursar a disciplina “TCC2” e irão transformar o trabalho apresentado em artigo científico.





Contábeis realiza 1ª Mostra Científica


Incentivo à pesquisa e à educação continuada, com este objetivo a coordenação do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou no dia 12 de dezembro, a 1ª Mostra Científica da Instituição.

Cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) foram apresentados com louvor e aperfeiçoados para serem apresentados no Congresso Brasileiro de Contabilidade que será sediado em Belém em agosto de 2012. O coordenador do curso prof. Msc. José Wilson Fernandes considera a primeira edição da Mostra Científica como o primeiro passo para o mundo da ciência. “Estamos incentivando nossos alunos a transformarem os TCCs em artigos para que sejam apresentados no congresso nacional que acontecerá em Belém no próximo ano e, para mim, isso é resultado de um trabalho desenvolvido pela Instituição e todos os futuros contabilistas estão de parabéns”, ressalta o coordenador.

Os discentes estavam bastante apreensivos com a apresentação e não sabiam expressar o que sentiam. João Paulo dos Santos apresentou o trabalho e conta as horas para a formatura. “Hoje é um dos momentos mais importantes da minha vida. Vencemos mais uma batalha dentre muitas que virão. Agora é só comemorar”, afirma o acadêmico.

José Domingos Alves também defendeu o TCC no evento e diz já ter saudade dos amigos que fez na Faculdade. “Hoje apresentamos nosso trabalho com maestria e todos os futuros contares que a Famaz está formando irá somar para tornar uma sociedade mais justa. Já estou sentindo saudade dos meus amigos que certamente estarão ao meu lado por toda a vida”, finaliza.

Curso de Enfermagem realiza 2ª Mostra Científica


A Coordenação do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou nos dias 5 e 6 de dezembro a 2ª Mostra Científica do curso.  O evento teve como finalidade apresentar o resultado dos artigos produzidos através das disciplinas “TCC1” e “TCC2” e transformados em banners.

A felicidade pode ser vista no semblante de cada discente. Rubenilde Silva dos Santos estava apresentando o trabalho e acredita ser uma vitória esta apresentação. “Não sei como expressar a minha satisfação e da minha família com a conclusão deste curso de graduação. Agora estou contando as horas para a solenidade de formatura”, revela Rubenilde.

Ao todo, foram 31 apresentações divididas em quatro turmas do 8º semestre de Enfermagem. A Coordenadora das disciplinas “TCC1” e “TCC2”, Lígia Carneiro, revela a importância da apresentação destes trabalhos. “Hoje estes acadêmicos estão concluindo a graduação através da apresentação deste trabalho. Fico feliz por ver o trabalho de um ano todo ser concluído com êxito”.

 Jaime Souza também apresentou o trabalho. Para ele, com a conclusão do curso, o mais importante é o crescimento acadêmico. “Agora vou aprimorar a minha pesquisa para a pós-graduação, estou muito feliz por ter recebido incentivo para enveredar para a pesquisa dentro da Enfermagem”, ressalta o futuro enfermeiro.  




Alunos aprendem técnicas de primeiros socorros


O primeiro contato com um paciente, vítima de algum acidente terrestre feito corretamente pode evitar fraturas e até salvar vidas. Pensando nisso, alunos da 2ª turma do curso de pós-graduação em Enfermagem: Urgência e Emergência, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), tiveram a primeira aula prática de primeiro socorros no dia 26 de novembro.


A aula prática complementa a primeira disciplina da pós-graduação em Urgência e Emergência, por abordar os contatos iniciais que o enfermeiro deve utilizar em uma Unidade Pré-Hospitalar, seja ela fixa ou móvel. “Tenho certeza que estes alunos estarão aptos para trabalhar em qualquer Unidade de Saúde e serem referências na área”, afirma a professora de Atendimento Pré-Hospitalar, Lúcia Medeiros.

O estudante Carlos Henrique Morais ficou atento a todas as orientações da professora Lúcia Medeiros e acredita que os ensinamentos ministrados são importantes para a vivência de um enfermeiro. “A aula prática me fez perceber que não é fácil realizar o trabalho de uma remoção, que requer vigor físico e trabalho em equipe”, pondera o estudante.

O curso é um dos mais procurados pelos profissionais de enfermagem. Em breve, começará a 3ª turma. Informações: www.famaz.edu.br/ (91) 3222-7559.








segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Contábeis defende TCC

Alunos do 8º semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizam apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC's) no Auditório da Instituição a partir das 18h30, nesta segunda-feira (12).

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Comunicado Estágio

Ministério Público do Estado do Pará

VAGAS: Direito, Administração e Ciências Contábeis.

Acadêmicos interessados em estagiar na modalidade de estágio não-obrigatório, que estejam regularmente matriculados nos 03 (três) últimos anos ou 06 (seis) últimos semestres. A nota deverá ser de no mínimo 7,0 (sete) em todas as disciplinas até então cursadas, conforme o disposto no Art. 10 da Resolução nº 011/2009–CPJ, de 20 de agosto de 2009. BOLSA DE ESTÁGIO no valor mensal de R$ 455,00 (quatrocentos e cinquenta e cinco reais) e auxílio-transporte no valor mensal de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) com a carga horária de 04 (quatro) horas diárias.

As inscrições de 22 a 30 de Novembro na Coordenação de Estágio.

RODRIGO SAVIGNY R. BARATA

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO - COORD. DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

Famaz entrega resultados de autoavaliação à comunidade acadêmica


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) por meio da Comissão própria de Avaliação (CPA) apresentou a comunidade acadêmica o resultado da autoavaliação na II Semana de Socialização dos resultados da Autoavaliação Institucional 2011. Este instrumento tem como finalidade avaliar a Instituição e ouvir a comunidade sobre o as necessidades internas com o objetivo de realizar melhorias na Faculdade.

A Coordenadora da CPA, prof.ª Márcia Araújo, explica que este método é uma forma de prestar contas com os discentes. “Os alunos preencheram um formulário no primeiro semestre deste ano e hoje trouxemos o resultado dos questionários que eles avaliaram e mostramos tanto as respostas positivas quando as negativas”, ressalta.

Para a aluna do primeiro semestre de Ciências Contábeis, Glauce Souza, este retorno mostra que a Famaz põe os alunos em primeiro lugar. “Acho interessante a Instituição dá este retorno para nós. Mostra que nossas queixas foram ouvidas e estão sendo resolvidas”, afirma.



Este ano é a segunda vez que acontece a Semana de Autoavaliação Institucional. Todos os setores da Famaz são avaliados. A autoavaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Famaz e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior). A autoavaliação é uma das modalidades da avaliação institucional.

Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética dá dicas a Acadêmicos

Ana Carolina Puga

Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética, que participou do I Ciclo de Palestras de Biomedicina da Instituição realizado pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), no dia 19 de novembro.

FamazO que é a Biomedicina Estética?

Ana Carolina Puga – É a nova habilitação do biomédico. Nela, o profissional vai utilizar os conhecimentos da graduação na manutenção, preservação e melhoramento das condições biopsicossocial do paciente. Ou seja, na melhoria de todas as condições adquiridas no decorrer do tempo, como o processo de envelhecimento, aumento de peso, aparecimento de estrias, gorduras localizadas. Os conhecimentos biofísicos de recuperação e manutenção do tecido atuam na difusão da estética adquirida.

Famaz – Como está o mercado de trabalho para a Biomedicina Estética?

Ana Carolina Puga – O mercado da estética é o 3º mercado que mais cresce no mundo. Tenho exemplos de biomédicos que fizeram cursos comigo em São Paulo e hoje estão bem sucedidos. Uma aluna, de Redenção, informou-me que lá tem filas de espera na clínica de estética dela. A região Norte é uma área muito carente. Na minha clínica, em Sertãozinho (SP), já atendi clientes do Pará que passaram 3 meses lá porque não tinha quem atendesse determinado procedimento aqui.

Famaz – De que forma os acadêmicos da Famaz podem se associar à Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética?

Ana Carolina Puga – Os alunos podem se associam para conhecer melhor a área, cursos, trocar experiência com profissionais especializados, além poder desfrutar de benefícios acadêmicos, como como orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Quem quiser saber um pouco mais sobre a Biomedicina Estética, basta acessar o site: http://sbbme.com.br

Ciclo de palestra debate atuação do Biomédico


O curso de Biomedicina da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou, no último dia 19, o I Ciclo de Palestras em Comemoração ao dia Nacional do Biomédico. Com o tema “40 anos de História – Ensinar, Pesquisar e Diagnosticar”, o evento contou com a participação de profissionais de referência que discutiram a atuação do biomédico. Quem abrilhantou o evento foi a presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética, Ana Carolina Puga.

Eduardo Oliveira, aluno do 2º semestre de Biomedicina, disse que os assuntos abordados o fizeram ampliar sua visão sobre a área que pretende atuar depois de formado. “Este evento, fez com que eu conhecesse mais as áreas e saio deste daqui refletindo sobre o enorme mercado que a Biomedicina oferece”, ressaltou o discente.

Dia do Biomédico
O dia 20 de novembro é dedicado aos Biomédicos porque foi nesta data, há mais de 25 anos, que a Biomedicina foi reconhecida como profissão. Porém, a profissão existe desde 1966, completando 45 anos de existência.

A coordenadora do curso de Biomedicina da Famaz, prof.ª Dra. Katarine Barile, enfatizou a importância do evento para a formação profissional dos acadêmicos da Instituição. “Hoje celebramos o Dia do Biomédico em alto estilo. Oferecemos aos nossos alunos palestras com profissionais de alto nível sempre focado na excelência e na qualidade do ensino”, afirmou a coordenadora. 

Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética

A Biomedicina Estética é a 36º área de atuação da biomedicina que, sob a comprovação científica dos métodos e técnicas utilizados, desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionado à pele e metabolismo.

A presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética, Ana Carolina Puga, informou sobre o vasto campo da biomedicina estética e ficou muito feliz de estar em Belém palestrando em comemoração a profissão. “Encontrei aqui alunos interessados e participativos nesta Instituição de ensino. Isso mostra o empenho da coordenação em colocar estes futuros profissionais focados com o que há de moderno na Biomedicina”, revelou Ana Carolina Puga. 




Transportes de carga é tema de seminário na Famaz

Transportes de cargas foi assuntona palestra “Os novos desafios do setor de transporte rodoviário de bens”, naFaculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). O evento foi coordenado peloscursos de Ciências Contábeis e Direito. O evento aconteceu no último dia 18, noauditório da Famaz.

O episódio contou com a presençade profissionais atuantes no setor de transportes de carga. Leo Lima éCoordenador da Rodocred, empresa que opera no setor de frete e vale pedágio naregião Sudeste do país. Para ele,discutir temáticas relacionadas ao transporte de carga com acadêmicos éprimordial para o desenvolvimento do setor. “Explicar aos profissionais queirão administrar o nosso país no futuro é conscientizar sobre um setor que éimportante para uma nação em crescimento como a nossa”, afirma Leo Lima.

Marcos Costa é aluno do 1ºsemestre do curso de Direito da Famaz e tirou uma grande lição com suaparticipação na palestra. “Discutimos aqui um área em constante ascensão. NossoEstado tem uma grande malha viária, mas ainda deficitária e pouco explorada eesse é um setor onde os advogados podem atuar em parceria com as empresas decargas e alavancar o segmento”, ressalta o acadêmico.


Realidade
O presidente do Sindicato dosCaminhoneiros Autônomos de Belém (SINDICAM/PA), Eurico Tadeu, também participoudo evento e abordou a realidade dos profissionais que trabalham no estado doPará. Ele relatou a problemática que os trabalhadores encontram em transitar nacapital paraense desde a proibição de dezembro do ano passado feita pelacompanhia de Transportes de Belém (Ctbel) que restringiu o tráfego de caminhõesde transporte de carga pesada.

A medida vale para veículos comcarga acima de 5,5 toneladas, dos tipos reboque e semirreboque. “Hoje, oscaminhoneiros que vem de outras regiões do país não querem mais trazer cargaspara nossa região por falta de estruturas e porque está impossível dotrabalhador transitar e não ser multado”, contou Eurico Tadeu.

Pedro Garcia aluno de CiênciasContábeis da e atua no departamento pessoal do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado do Pará. Para ele, esta palestra só fez enriquecer ainda mais seu entendimentosobre o segmento. “Trabalho no Sindicato dos Trabalhadores Avulsos e ver estatemática sendo discutida dentro da Instituição que eu estudo é importante e voudiscutir isso com outros colegas de classe”, finaliza o acadêmico.

Acadêmicos de Enfermagem defendem TCC’s

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza nos dias 24 e 25 de novembro o período de defesa de projeto de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das turmas do 7º período do curso de Enfermagem. Abaixo o cronograma das apresentações.

DATA: 24/11/2011 (quinta-feira)

Sala A

Horário

Grupo

Banca

Trabalhos

14:00-14:30

Giane Miranda

Marcia Camelo

Debora Pará

José Jr (orientador)

Maria Rute Araujo

Thais Góes

Busca e registro de sintomáticos respiratórios em uma Unidade de Saúde em Belém

14:30-15:00

Ana Cristina Dias

Ma de Jesus Melo

Tatiana Reis

José Jr (orientador)

Valéria Batalha

Inara Cavalcante

Estudo Comparativo dos indicadores do programa de controle da tuberculose em uma Unidade Municipal de Saúde entre os períodos anteriores e posteriores de adesão da estratégia de tratamento supervisionado.

15:00-15:30

Monica Nunes

Andrea Matos

Elisangela Silva

José Jr (orientador)

Maria Rute Araújo

Inara Cavalcante

Tendência de incidência de tuberculose extrapulmonar em pacientes de uma Unidade Municipal de Saúde de Belém-PA

15:30-16:00

Pablo Sena

José Jr (orientador)

Thais Góes

Inara Cavalcante

Perfil Epidemiológico da comunidade atendida pela estratégia Saúde da Família em Ananideua- Pará

16:00-16:30

Ma Izabel Santos

Eva Vieira

Thais Góes (orientador)

Maria Rute Araujo

Lindalva Filha

Incidência de internação de idosos por motivos de quedas em um Hospital de U/E na região metropolitana de Belém.

16:30-17:00

Ana de Fatima Oliveira

Rda da silva

Yone Nobre

Amanda Fecury (orientador)

Marcia Guerra

Maria Rute Araujo

Perfil epidemiológico dos pacientes HCV positivos atendidos no programa de Hepatites Virais no Núcleo de Medicina Tropical.

DATA: 25/11/2011 (sexta-feira)

SALA A

Horário

Grupo

Banca

Trabalhos

14:00-14:30

Cleidiane Mendes

Lorena Dias

Leiliane S

Clarice Dias (orientador)

Edileuza Lima

Daniela Boução

Prontuário eletrônico do paciente: Aspectos éticos versus tecnológicos.

14:30-15:00

Carmem Miranda

Alzira Herundina do Carmo

Lucia Medeiros (orientador)

Virginia Lara

Daniela Boução

Infarto Agudo do Miocárdio em mulheres: Revisão interativa da literatura.

15:00-15:30

Ma socorro Diniz

Pablo Rodrigues

Lucia Medeiros (orientador)

Virginia Lara

Daniela Boução

O eletrocardiograma no diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio e as implicações para a prática do cuidar em enfermagem: Revisão da Literatura

15:30-16:00

Ronaldo Paulo Barbosa

Ma Socorro Chagas

Gleidson Pereira (orientador)

Valéria Batalha

Rodolfo Brito

Avaliação da enfermagem na disposição dos resíduos gerados nas Unidades de Saúde de Belém/ PA

SALA B

Horário

Grupo

Banca

Trabalhos

14:00-14:30

Andreza Senna Machado

Diana Lobato (orientador)

Thais Góes

Ma Rute Araújo

Perfil dos pacientes em situações especiais atendidos no centro de referencia para imunobiológicos especiais na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará no período

de 2009 a 2010.

14:30-15:00

Ma Pimentel

Brenda de Souza

Ma Rute Araujo (orientador)

Thais Góes

Inara Cavalcante

O conhecimento sobre biossegurança em tuberculose dos profissionais que atuam em um Hospital de Urgência e Emergência na cidade de Belém do Pará

15:00-15:30

Joseane Salomão

Marcia Guerra(orientador)

Thais Góes

José Jr

O perfil dos enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família no município de Benevides-PA.

15:30-16:00

Debora Leite

Edna Henrique

Jocivaldo dos Stos (orientador)

Marcia Guerra Thais Góes

A transparência ao acesso público para a realização do PCCU: a divulgação e a importância do exame para a saúde da mulher.

16:00-16:30

Wiliane Souza

Silvia Carvalho

Elisangela Claudia Moreira (orientador)

Thais Góes

Regina Nery

Um estudo sobre a psicopatia nas relações amorosas das alunas de enfermagem em uma faculdade privada.

16:30-17:00

Luna da Silva

Lucicleia Madeira

Helenair Fiuza

Elisangela Claudia Moreia (orientador)

Diana Lobato

Leopoldo Moraes

Um estudo sobre a incidência de transtornos psíquicos puerperais em mulheres de18 a 35 anos em dois hospitais da região metropolitana de Belém.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Famaz tem a maior nota entre as Instituições de ensino Superior no Pará


O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia  17 de novembro no Diário Oficial da União (DOU) o Índice Geral de Cursos (IGC) das universidades, faculdades e centros universitários de todo o país. O índice é calculado com base na nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2010.
O índice tem notas que vão de 1 a 5, e são consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários. As 683 instituições com notas baixas vão passar por supervisão do governo federal e podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento.
Já as instituições bem avaliadas (IGC 4 ou 5) que têm algum pedido de abertura de novos cursos em tramitação no MEC poderão ter autorização automática, sem necessidade de visitas.
Resultados - Além da avaliação das instituições de ensino é possível conferir também a avaliação do MEC para os diferentes cursos. O Enade 2010 foi aplicado no dia 2 de agosto de 2010. Realizaram a prova estudantes ingressantes e concluintes de cursos de graduação.
Em entrevista coletiva o ministro da educação, Fernando Haddad, anunciou que o MEC irá cortar cerca de 50 mil vagas em cursos de saúde, administração e contábeis por conta do baixo desempenho. A lista de instituições que receberão o corte ainda não foi divulgada.
Também foi publicado no DOU a listagem dos 420 mil cursos avaliados pelo Enade 2010 (veja aqui o desempenho dos cursos paraenses). A cada um foi atribuído um CPC (Conceito Preliminar de Curso), que leva em conta, além do Enade, indicadores como a titulação dos professores. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável e o 4 e o 5 bons.
Cursos - Em 2010 foram avaliados os bacharelados em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, e os cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES E FACULDADES PARAENSES
ÍNDICE 4
Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz)
ÍNDICE 3
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA)
Universidade da Amazônia (Unama)
Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa)
Faculdade Ideal (Faci)
Faculdade de Castanhal (Fcat)
Faculdade de Belém (Fabel)
Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra)
Faculdades Integradas Ipiranga (Ipiranga)
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam)
Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes)
Faculdade do Tapajós (Fat)
Faculdade de Tecnologia da Amazônia (Faz)
ÍNDICE 2
Faculdade do Pará (Estácio FAP)
Escola Superior da Amazônia (Esamaz)
Faculdade de Itaituba (FAI)
Faculdades Integradas do Tapajós (FIT)
Escola Superior Madre Celeste (Esmac)
Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Faculdade Pan Amazônia (Fapan)
Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar)
ÍNDICE 1
Faculdade Pan Americana (FPA)
SEM CONCEITO
Faculdade Paraense de Ensino (Fapen)
Faculdade Metropolitana de Marabá (Metropolitana)
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (Facimab)
Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas (Gamaliel)

Fonte: Vestibular no Pará

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Seminário discute Estado Sustentável


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) em parceria com outra instituição de ensino superior realizaram no auditório da Associação Nipo Brasileira, a VI Edição do Seminário Pará Sustentável. Essa edição trouxe como tema “A Sociedade, Academia, Empresariado e Governo: Convergências Integradoras para a Sustentabilidade”. O evento é coordenado pelo Prof. Doutor Constantino Alcântara.

O evento irá contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e se constitui num instrumento eficaz para disseminação de políticas e de práticas sustentáveis no setor produtivo paraense. Para o coordenador do Pará Sustentável, esse é um momento de reflexão para todos os acadêmicos. “Foram duas noites de discursão em que abordamos variados temas, desde a divisão do Pará até tecnologias que contribuem para uma sociedade sustentável”, afirma Constantino Alcântara.

Pamela Janaina, aluna do curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar participou do evento e associou os conteúdos ministrados ao cotidiano de um hospital. “Respeitar o meio ambiente é primordial, principalmente para mim que serei uma futura gestora hospitalar gerenciar os resíduos sólidos é muito importante. Esse seminário esclarece a forma de trabalhar corretamente com a natureza”, ressalta.   

No evento foram citados alguns cases de grandes empresas que hoje trabalham de forma sustentável. Ivan Aragão, Gerente de Meio Ambiente da Celpa, explicou que os grandes desafios das empresas é não agredir o meio ambiente a suas gestões. “Com tecnologia e transparência a gente pode levar o desenvolvimento sustentável para as regiões e discutir temáticas com alunos que estão na graduação é necessário para construir um mundo melhor”, revela o gerente de meio ambiente da Celpa.


Tecnologia
Cultivar o solo de maneira predatória é muito comum principalmente em municípios bastante afastados da capital paraense. A Embrapa realiza trabalhos com comunidades do interior do Estado para evitar a degradação ambiental. O Analista de Transferência da Embrapa, João Paulo Lima explica que trabalhar um modelo sustentável com esses povos é gratificante. “O uso da tecnologia para minimizar os impactos predatórios a Amazônia contribui para tornar um mundo mais sustentável e este é o nosso papel, mostrar alternativas aos povos da Amazônia para que ele sempre tenha de onde tirar o seu sustento”, finaliza. 

O Pará Sustentável é mais um evento que se soma ao empreendedorismo de estratégias institucionais, refletindo o compromisso da academia em apoiar o desenvolvimento de tecnologias e processos eco sustentáveis.