Qualidade e Excelência de ensino. Este é o resultado do trabalho apresentado por Larissa de Souza, Adriana Nogueira Moreira, Fábio Rodrigo Lobato. Eles são alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). O trio participou do XII Congresso Brasileiro de Transplantes promovido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) que aconteceu na primeira semana de outubro no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Os acadêmicos apresentaram o trabalho na categoria banner, da qual foram selecionados 520 projetos de Instituições de Ensino Superior e Hospitais de todo o Brasil. O tema escolhido pelos alunos da Famaz foi: Transplante Renal na Região Norte: da insuficiência à qualidade de vida pós-transplante, orientado pela professora Ciane Oliveira. Para o acadêmico Fábio Rodrigo Lobato, esta apresentação servirá de incentivo para todos os alunos da Famaz. “É muito importante o incentivo à pesquisa de todo aluno que cursa o ensino superior. Certamente, serviremos de exemplo e estou muito orgulhoso desta equipe porque a partir de hoje nos terão como exemplo dentro da Famaz”, ressalta Fábio.
Já para a Adriana Nogueira Moreira, apresentar o trabalho acadêmico em um congresso de grande importância para o setor da enfermagem mostra a qualidade de ensino da Famaz. “Nossa presença, mostra a credibilidade da Instituição a qual estudamos. Estamos de igual com grandes Faculdades e Universidades de todo o Brasil”, afirma a discente. Engajamento. Essa foi a palavra definida por Larissa de Souza. Ela afirma que a Instituição não hesitou esforços para que o trio apresentasse este trabalho no congresso. “Conversamos com a professora Ciane que nos apoiou desde o início e desenvolvemos o trabalho em tempo hábil e hoje estamos aqui graças a um trabalho conjunto”, finaliza.
O biomédico Gustavo Martins veio de São Paulo, especialmente para prestigiar o evento. Ele ressalta que trabalhos como esses motiva cada vez mais o setor acadêmico. “Isto mostra que as Instituições de ensino não estão acomodadas. Ver jovens como estes alunos da Famaz apresentando um trabalho atual e com conteúdo propicia a todos os presentes um congresso de troca de experiências”, enfatiza o biomédico.
XII Congresso Brasileiro de Transplantes de Órgãos
De 1 a 4 de outubro, Belém receber a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Transplantes, promovido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O evento, que deve reunir mais de 1500 participantes, acontece no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Contando com 34 convidados estrangeiros e 256 brasileiros, o encontro permitirá a troca de experiências entre profissionais de várias áreas da saúde, em palestras, debates e apresentações de trabalhos que envolvem todos os aspectos do transplante de órgãos (fígado, coração, rim) e tecidos (córnea, medula óssea). Entre os assuntos que serão abordados pelos renomados especialistas estão: patologia do transplante, transplantes pediátricos, alocação de órgãos, anestesiologia, enfermagem em transplantes e imunobiologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário