terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mídias sociais da Famaz é tema de artigo científico

 O investimento da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) em mídias sociais já começa trazer retorno para a Instituição. O discente do curso de Administração Luis Rodrigo Barros, escreveu o artigo “Uma análise das influências das redes sociais - Facebook e Twitter - na Faculdade Metropolitana da Amazônia”, como requisito para a conclusão de curso.

A professora Msc. Juliana Tavares orientou o trabalho científico e acredita que este artigo entrou para a história da Famaz. “Com esta defesa o Rodrigo passa a ser o primeiro administrador desta Instituição de Ensino Superior (IES) e com certamente, muitos estudos com esta temática surgirão e este servirá de base para os demais”, ressalta.

Para Luis Rodrigo Barros, a ideia de escrever sobre as mídias sociais surgiu por se tratar de um assunto inovador e ainda pouco explorado. “Este assunto ainda é pouco debatido na área administrativa e temos um campo amplo de pesquisa, mas pouco explorado, com referências  bibliográficas. Para mim é uma honra falar sobre a instituição que concluo minha graduação”, finaliza.

Mídias Sociais
A Famaz gerencia perfil no Facebook, Orkut, Twitter e um Blog. A assessoria de imprensa da Instituição está sempre antenada e monitora o que está sendo feito nesta área vasta que é a internet.



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Trote Solidário: entrega de donativos emociona

O I Trote Solidário organizado pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) foi um sucesso. A ousada meta de arrecadar cinco mil unidades para doação foi alcançada e ultrapassada. Ao todo 5.397 produtos de limpeza e higiene pessoal foram arrecadados. No dia 16 de fevereiro a direção da Famaz acompanhada de alguns alunos entregaram os produtos na Creche Lar Cordeirinho de Deus. As crianças, voluntários e a direção da Creche receberam os donativos e se mostraram bastante gratos.

Francinete de Oliveira, é mãe de uma das 200 crianças atendidas pela Creche. Para ela estes donativos são de suma importância para todos. “Estamos muito felizes em ver que ainda existem pessoas preocupadas com o próximo. Para muitos isso parece tão pouco, mas para nós é muito e ver que ainda existe pessoas com bom coração nos faz feliz”, revela Francinete.

No dia da entrega dos produtos arrecadados no Trote solidário da Famaz era uma data especial. Naquela ocasião a Creche Lar Cordeirinho de Deus, comemorava seis anos de fundação e a presidente da casa, Irmã Noemi 61 anos de idade. “O nosso trabalho é lutar contra fome, mortalidade, violência domesticas de crianças e adolescentes. Este trabalho é realizado com muito amor e paciência. Trabalhamos aqui arduamente todos os dias e nossa maior gratificação é ver o sorriso no rosto destas crianças”, relata.

Quem doou também sentiu-se satisfeito. Lilian Serrão, discente do 3º semestre do curso de enfermagem esteve presente na entrega. E expressou de forma emocionada o trabalho realizado por toda a comunidade acadêmica. “Doar algo e receber o sorriso destas crianças é um sentimento inexplicável. Estou muito feliz em fazer parte da família Famaz que está de parabéns.”

Trote

O Trote Solidário da Famaz foi transformado em gincana, onde o curso campeão recebeu o certificado de Responsabilidade 2012 e os membros da comissão organizadora 20 horas de atividades complementares. O Coordenador do Trote Solidário, prof. Constantino Alcântara ressalta a importância deste trabalho para uma Instituição como a Famaz. “Este trabalho incorpora a missão de uma Faculdade que procura aflorar o lado humano de todos os discentes e docentes. 81 alunos fizeram parte da comissão e ultrapassamos a nossa eta. Isso mostra que estamos contribuindo para proporcionar uma sociedade melhor”, finaliza.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Comunicado Famaz – Expediente Carnaval

Veja abaixo como funcionará o expediente da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) nos próximos dias:

17 de fevereiro – Não haverá aula. Mas nosso departamento administrativo e acadêmico funcionará normalmente.

18 a 22 de fevereiro – Não haverá expediente.

23 de fevereiro – Expediente normal.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Trote Solidário: Sucesso entre os acadêmicos


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou o encerramento do I Trote Solidário da Instituição na última segunda-feira (13). Calouros e veteranos se empenharam desde o início de fevereiro para arrecadar materiais de limpeza e higiene pessoal para a Creche Lar Cordeirinho de Deus, que atende crianças carentes no bairro de São Brás.

Foram arrecadados 5.397 produtos pelos acadêmicos dos sete cursos de graduação da Famaz (Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar). O Coordenador do Trote Solidário Constantino Alcântara, afirma que este trabalho contribui para a formação de profissionais socialmente responsáveis. “Este trabalho não integra apenas acadêmicos, mas possibilita tornar seres humanos preocupados com o próximo e isso que precisamos nos dias de hoje”, finaliza o Coordenador.

Paula Gonçalves é aluna do curso de Ciências Contábeis e já atua em trabalhos sociais na Companhia de Habitação do Pará (COHAB) e vê nesta iniciativa uma forma aflorar o lado humano de todos na Faculdade. “Estou muito feliz em ver que a Famaz promove momentos como este. Proporciona que os alunos olhem a necessidade do próximo e amenize a necessidade de quem precisa”, relata.

A entrega simbólica dos materiais arrecadados foram realizadas Diretor adjunto prof. Raymundo Albuquerque e pelo diretor financeiro da Famaz, prof. Luis Anísio Camarão Chaves. A coordenadora pedagógica da Creche, Patrícia da Silva, ficou muito satisfeita com o resultado do trabalho desempenhado pela Faculdade. “Vejo como um ato de amor dos estudantes desta casa. Todos se mostraram sensibilizados com a causa e só tenho a agradecer por tudo. São crianças que na maioria das vezes não tem nem um pão para comer em casa e graças a doações como esta elas ganham uma nova esperança”, informa.  

Trote
O Trote Solidário da Famaz foi transformado em gincana, onde o curso campeão iria receber o certificado de Responsabilidade 2012 e os membros da comissão organizadora 20 horas de atividades complemantares. Durante o encerramento o Diretor Geral Adjunto anunciou os vencedores. “Todos são campeões. Mas o curso de Gestão ambiental atingiu a meta assim como os demais e venceu esta competição do bem”, revela.  

Helen Cristina Santos é representante da comissão organizadora do curso de Gestão Ambiental. E se mostrou feliz com o resultado. “A sociedade ganha com esta competição, onde não houveram perdedores. Esta ação nos torna seres humanos melhores”, finaliza.






sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Famaz recebe parceiros


O Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) amplia sua área de atuação e se prepara para sair dos muros da Instituição. No dia 20 de janeiro a Famaz reuniu com representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), Fundação Curro Velho, Associação de Moradores da Vila da Barca e Programa Eco Museu da Amazônia da SEMEC para apresentar aos novos parceiros os projetos de extensão que a Faculdade desenvolve.

Para o Coordenador do Nupex este contato objetiva definir as ações que serão feitas ao longo do ano letivo. “Convidamos neste momento todos aqueles que iniciarão os trabalhos de extensão conosco e iremos definir as ações para que o trabalho nossos alunos comecem a sair da sala de aula entrar na comunidade”, revela.

O Diretor de ensino médio da SEDUC, José Roberto Silva, acredita que os projetos desenvolvidos pelo NUPEX nas escolas da rede pública de ensino promove uma educação de qualidade para ambos. “Todos os processos desenvolvidos entre a sociedade e Instituições de Ensino Superior contribui para a formação de profissionais qualificados e com uma visão social da profissão, ou seja humaniza o acadêmico desde cedo”, finaliza. 
 
A Vila da Barca, comunidade carente que fica há 2 km da Famaz será a área beneficiada pelos projetos da Instituição. Fátima Sá é líder comunitária e enxerga um novo horizonte para as crianças que serão atendidas pelos projetos de extensão. “Vivemos em uma área muito carente e crianças e adolescente que são diariamente aliciadas para entrar para o mundo das drogas ou de serem pais forma prematura e trabalhos de conscientização são sempre bem-vindos”

Um dos projetos desenvolvidos é “DST e gravidez na adolescência”, coordenado pela professora Msc. Amanda Fecury que se sente realizada em levar conhecimento a pessoas de baixa renda. “É importante levarmos esclarecimento para a comunidade pessoas que precisam de nossa ajuda, ainda mais que estão tão próximo de nós e ao mesmo tempo tão distante de nossa realidade” finaliza.

O Nupex está estruturado em duas coordenadorias: a Coordenadoria de Pesquisa (COPE) e a Coordenadoria de Extensão (COEX). A primeira irá direcionar os programas de iniciação científica e de monitoria da Famaz. Já a COEX coordenará o programa de extensão.
Atualmente, o Núcleo possui 8 alunos recebendo bolsas da Famaz para atuar como monitores de disciplina, 1 em um projeto de extensão; dois em outro projeto de extensão e mais dois em um projeto de pesquisa, totalizando 13 alunos envolvidos em pesquisa e extensão.





quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Famaz na comunidade


O curso de Biomedicina da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou no dia 4 de fevereiro a primeira palestra do projeto de extensão “Biomedicina na Escola”, que faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão. Os Discentes, Caio Vinete e Rubens Leno Júnior, explanaram sobre dengue e verminose aos 31 alunos da 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Pinto Marques.
A coordenadora do projeto, prof.ª Dra. Lívia Lobo, acredita que ambos ganham com este tipo de iniciativa. “Os bolsistas ganham conhecimento porque entram em contato com a educação continuada e ampliam seus conhecimentos na área da saúde. Já a sociedade recebe informação de como evitar enfermidades que cercam a comunidade dele”, ressalta.
O Discente Rubens Leno Jr. Pretende enveredar para a docência vê nesta oportunidade o primeiro passo. “Os projetos de extensão nos prepara para o mercado de trabalho porque nos incentiva a ampliar nossos conhecimentos e nos torna cidadãos responsáveis”, finaliza.    





Governo do Pará assina compromisso para combater carvão ilegal

O governo do Pará concordou, com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Federal para as siderúrgicas do Estado, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão. O acordo pode alterar a produção de carvão vegetal na região, hoje marcada pelo desmatamento da floresta Amazônica e por denúncias de trabalho escravo. O documento prevê a substituição gradual da compra do carvão produzido a partir da derrubada da mata por carvão produzido a partir de unidades de silvicultura (reflorestamento).

Ao assinar o documento, o governo se compromete a implementar, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), um programa intensivo de monitoramento ambiental, checando a legalidade das licenças já emitidas para as siderúrgicas. A Sema também assume a responsabilidade de fiscalizar anualmente o cumprimento das condicionantes ambientais, as exigências feitas para a manutenção das licenças e a estabelecer uma parceria mais próxima com os municípios onde estão instaladas as indústrias. Além do pente-fino em busca de irregularidades e do monitoramento, o governo se compromete a só emitir novas licenças para as empresas que comprovarem a origem lícita do carvão.

A assinatura do documento foi feita por José Alberto da Silva Colares, secretário estadual do meio Ambiente, e Justiniano de Queiroz Netto, secretário estadual do Programa Municípios Verdes. Na prática, o apoio oficial deixa as siderúrgicas em uma situação desconfortável. Se não concordarem com o TAC proposto pelo MPF, os industriais correm enorme risco de cair na ilegalidade. Três grupos convocados pelo Ministério Público – Cosipar, Ibérica e Sidepar – têm até a próxima terça (14) para assinar.

Outras siderúrgicas, que se encontram fechadas, têm até o dia 21 – uma semana a mais. Se concordarem com os termos, receberão autorização para funcionar legalmente. Entre os compromissos que devem assumir, conforme o termo, está o de não adquirir carvão vegetal ou qualquer outra matéria-prima de origem florestal dos empreendimentos que estão na “lista suja”, cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República das empresas flagradas com trabalho escravo.

Caso semelhante – Frigoríficos

Com base em um rastreamento de cadeias produtivas realizado em parceria com o Ibama, o Ministério Público Federal do Pará iniciou duas dezenas de processos judiciais contra fazendas e frigoríficos, pedindo o pagamento de R$ 2,1 bilhões em indenizações pelos danos ambientais no final de maio de 2009. Dezenas de empresas que compraram subprodutos desses frigoríficos receberam notificações em que foram informadas que haviam adquirido insumos obtidos através do desmatamento ilegal da Amazônia. A partir da notificação, deveriam parar de comprar desses fazendeiros e frigoríficos ou passariam à condição de co-responsáveis pelos danos ambientais.

Apesar da chiadeira de produtores rurais e das bravatas de seus parlamentares ruralistas, o varejo respondeu à ação. Por exemplo, redes de supermercados, como Wal-Mart, Carrefour e Pão de Açúcar, acataram as recomendações, pressionando os frigoríficos. Em julho de 2009, esses frigoríficos acusados de colaborar para o desmatamento da Amazônia começaram a assinar termos de ajustamento de conduta com o Ministério Público Federal.

Os acordos previam a exigência dos fornecedores de uma moratória total do desmatamento, o reflorestamento de áreas degradadas e o licenciamento ambiental. Também a necessidade de informar a origem da carne aos consumidores e ao MPF, que verificaria a existência de trabalho escravo, crimes ambientais e grilagem entre os fornecedores. No termo de compromisso entre o governo e o Ministério Público Federal havia medidas como a implantação de cadastro informatizado de propriedades rurais e da Guia de Trânsito Animal Eletrônica.

Essas ações sobre a pecuária e o carvão vegetal são passos importantes no sentido de garantir que os produtos consumidos pelos brasileiros estejam livres de crimes sociais e ambientais em seu DNA. Entre os desafios pela frente, está a necessidade do governo federal implantar um sistema gratuito e transparente de rastreabilidade de produtos agropecuários e extrativistas para que o controle social contra desmatadores e escravagistas torne-se parte do cotidiano dos cidadãos.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Calouros de Direito e Gestão Ambiental são acolhidos


Os calouros e veteranos dos cursos de Direito e Gestão Ambiental da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) foram acolhidos no auditório da Instituição. As boas vindas foram dadas pelo professor Mauro Melo, que apresentou Coordenadores, Professores e o corpo Técnico Administrativo.

Todos os presentes na aula magna ficaram agraciados com a recepção dada pela Famaz. Vanessa Vieira é caloura do curso de Direito e achou inovador a acolhida dos discentes. “Já havia cursado Nutrição em outra Faculdade e o primeiro dia era algo muito formal. Ser recepcionada como alguém especial me fez perceber que o aluno é valorizado aqui.”, revela a caloura.
A Famaz ampliou suas instalações. Hoje a Instituição conta com o anexo II que fica localizado na Travessa Quintino Bocaíuva próximo da Rua Municipalidade.  O Diretor Geral da Instituição Shen Paul, anunciou o funcionamento do novo prédio. “Os alunos dos cursos de Direito e Gestão Ambiental irão a partir de hoje ter as aulas ministradas no prédio novo, e em breve terá a mesma infraestrutura e benefícios do anexo II. Finaliza o Diretor Geral.
Hoje a Faculdade Metropolitana da Amazônia realiza o primeiro Trote Solidário e lançou o desafio para os discentes. Márcia Borges cursa o 3º semestre de Gestão Ambiental e ficou muito satisfeita com a iniciativa. “É fundamental despertar o lado humano de futuros profissionais. Algo que a Famaz desempenha com louvor”, ressalta a discente.  



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vagas de Estágio

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO E ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

ADMNISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSANDO: 05º SEMESTRE EXCLUSIVAMENTE

HORÁRIO: 13:00 ÀS 18:00H

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 581,00 + AUX. TRANSPORTE

ENCAMINHAR CURRICULOS PARA renata_reis@cieesp.org.br (TÍTULO – CAIXA)


ADMNISTRAÇÃO

CURSANDO: 05º SEMESTRE EXCLUSIVAMENTE

HORÁRIO: 08:00 ÀS 13:00H

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 332,97 + AUX. TRANSPORTE + AUX. ALIMENTAÇÃO R$ 432,00

ADMNISTRAÇÃO / C. ECONÔMICAS /C. CONTÁBEIS

CURSANDO: 05º SEMESTRE EXCLUSIVAMENTE

HORÁRIO: 08:00 ÀS 13:00 OU 13:00 ÀS 18:00H

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 332,97 + AUX. TRANSPORTE + AUX. ALIMENTAÇÃO R$ 432,00

ADMINISTRAÇÃO

CURSANDO: 01º AO 04º SEMESTRE

HORÁRIO: 6 HORAS A COMBINAR

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 550,00 + AUX. TRANSPORTE R$ 50,00

ADMINISTRAÇÃO

CURSANDO: A PARTIR DO 04º SEMESTRE

HORÁRIO: 11:00 ÀS 17:00H OU 12:00 ÀS 18:00H

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 520,00 + AUX. TRANSPORTE R$ 132,00

ADMINISTRAÇÃO

CURSANDO: A PARTIR DO 03º SEMESTRE

HORÁRIO: 6 HORAS A COMBINAR

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 722,01 + AUX. TRANSPORTE

ENVIAR CURRICULOS PARA cristianobacalhao@infraero.gov.br

ADMINISTRAÇÃO

CURSANDO: 05º SEMESTRE EXCLUSIVAMENTE

HORÁRIO: 08:00 ÀS 14:00 H

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 520,00 + AUX. TRANSPORTE

ADMINISTRAÇÃO

CURSANDO: A PARTIR DO 03º SEMESTRE

HORÁRIO: 6 HORAS A COMBINAR

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 600,00 + AUX. TRANSPORTE

OBS: NECESSÁRIO INGLÊS FLUENTE

CONTABILIDADE

CURSANDO: A PARTIR DO 04º SEMESTRE

HORÁRIO: 13 HORAS AS 19 HORAS

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 400,00 + AUX. TRANSPORTE R$ 50,00

ADMINITRAÇÃO OU CIÊNCIA CONTABEIS

CURSANDO: A PARTIR DO 3º SEMESTRE

HORÁRIO: 06H A COMBINAR

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 550,00 + AUX. TRANSPORTE R$ 50,00

ADMINISTRAÇÃO/ ECONOMIA/ CONTABILIDADE

CURSANDO: 05º SEMESTRE

HORÁRIO: 12:00 AS 17:00 HORAS

BOLSA-AUXÍLIO: R$ 332,00 + AUX. TRANSPORTE R$ 3,00 + VALE ALIMENTAÇÃO

Contato através dos telefones 3202-1451/1452/1453. Ou compareçam a Unidade do CIEE na Mundurucus nº 2710 entre 14 de março e Generalíssimo.

RODRIGO BARATA

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO E ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Especialização em Enfermagem UTI Adulto e Neonatal

No próximo dia 15 de fevereiro de 2012, a Pós-Graduação FAMAZ promoverá palestra em virtude do lançamento do curso de Especialização em Enfermagem UTI Adulto e Neonatal. A palestra será ministrada pela Enfermeira Intensivista, titulada pela AMIB (Associação Médica de Intensivista Brasileiro) Clarice Georgia Monteiro Dias e Silva, e terá como tema “O Enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva”.

O evento terá início às 19 horas, no auditório da instituição, e será destinado à acadêmicos e graduados de Enfermagem.

A palestra terá carga horária de 03 horas e será gratuíta.