Um grande sucesso é o que define o Coordenador do Curso de Enfermagem da Famaz, Marcelo Mendes. Para ele esta iniciativa é um compromisso com a comunidade paraense. “Trabalhar com responsabilidade social é o que ensinamos aos alunos da Famaz e envolvemos todos neste processo de cidadania e certamente muitos trabalhos semelhantes a este virão pela frente”, afirma o coordenador do curso.
Os alunos estavam empenhados e distribuíam panfletos em áreas próximas a Famaz. Lucivaldo Martins, aluno do 5º semestre de Enfermagem, era um deles e afirma o envolvimento dos alunos no projeto. “O sucesso deste trabalho pode ser percebido graças aos alunos que se empenharam e estão colaborando com a ideia que tem um único objetivo, que é salvar vidas!”, comenta o acadêmico.
Tal comprometimento pôde ser visto com a presença expressiva dos alunos próximos a Unidade Móvel do HEMOPA. O Aluno do 1º semestre de Ciências Contábeis, Eliezer Santos, sentiu-se com o dever cumprido como cidadão ao doar sangue dentro da Instituição onde ele estuda. “Acho muito importante ajudar as pessoas que necessitam de sangue, este é um belo exemplo que a IES dá a seus alunos e a sociedade. Posso dizer que a faculdade onde estudo colabora com a comunidade”, ressalta o acadêmico.
Enquanto Eliezer esperava a vez para doar sangue em outra sala, Nair Cláudia aluna do 4º semestre de enfermagem se cadastrava para a doação de medula óssea. “Com a minha atitude mesmo que simples deverei ajudar muitas pessoas e isso é muito gratificante e atitudes como, pois isto é um gesto de amor ao próximo” ressalta Nair Cláudia.
A Fundação HEMOPA realiza trabalho semelhante a este com outras Instituições de Ensino Superior (IES) e a Assistente Social do HEMOPA, Rosicleide Lima, afirma que diante deste sucesso que está sendo esta campanha no próximo semestre a esta unidade estará novamente na Famaz. “Hoje a procura pela nossa unidade móvel está sendo enorme. Percebo toda a comunidade acadêmica engajada neste projeto, certamente faremos a proposta para voltar no 2º semestre de 2011 e certamente será um grande sucesso”.
A professora Márcia Araújo, coordena este trabalho junto à disciplina “Enfermagem na Atenção Cirúrgica”, ela ressalta a importância de realizar este trabalho na academia para que os futuros enfermeiros possam realizar o mesmo trabalho com os pacientes. “Estamos trabalhando junto aos nossos alunos a sensibilidade para que eles possam captar doadores dentro dos hospitais quando formados”, finalizou Márcia Araújo.
Veja no quadro abaixo o perfil do doador de Sangue:
Para doar sangue é preciso:
- Estar bem de saúde;
- Estar bem alimentado;
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Pesar 50 Kg ou mais;
Quem não pode doar sangue
- Pessoas com comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue com múltiplos parceiros sexuais e usuários de drogas injetáveis;
- Gestantes e quem ainda está amamentando até 1 ano;
- Não ter tido Dengue há menos de 30 dias;
- Quem teve hepatite após os 10 anos deidade;
- Quem tem doença de Chagas;
- Quem está com gripe ou febre a menos de uma semana;
- Não ter atestado malária, há menos de 6 meses;
- Quem sofre de Epilepsia;
- Quem ingeriu bebida alcóolica nas últimas 4 horas, mediante avaliação;
- Quem não dormiu por 6 horas na noite anterior.
Cuidado pós-doação
- Ingerir bastante líquido no dia da doação;
- Não fazer exercício exagerados;
- Não fazer esforço com o braço utilizado para doar sangue;
- Não fumar por duas horas;
- Permanecer no Hemocentro por 15 minutos após a doação;
- O homem pode realizar 4 doações no período de 12 meses com intervalo de 2 meses a mulher pode realizar 3 doações no período de 12 meses com intervalo de 3 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário