Alunos
do curso de Engenharia Civil da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz)
visitaram no último dia 14 de outubro o canteiro de obras do Bus Rapid Transit
Belém (BRT Belém) localizado no Entroncamento.
Na
ocasião os discentes foram recebidos pelo engenheiro da Andrade Gutierrez,
Regis Vitor Barata, que apresentou todo o projeto de construção dos elevados e
as normas de segurança desenvolvidas pela empresa. “É importante os alunos da
Famaz visitarem obras desde o início de sua vida acadêmica para começaram a ter
noção de como é a rotina de uma grande canteiro de obras como é o BRT Belém. A
Instituição está de parabéns por desenvolver tal iniciativa”, revelou o
engenheiro.
Hugo
Yamaguchi é aluno do primeiro semestre e ficou maravilhado com a visita. “A
Instituição mostra que está preocupada com o nosso aprendizado e sempre nos
presenteia com visitas em canteiro de obras ou profissionais gabaritados
palestrando para nós”, revelou.
BRT Belém – O BRT é um modelo de transporte coletivo de média
capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que
trafegam em canaletas específicas e utilizam Estações e Estações de Parada
adaptadas para o rápido acesso dos passageiros ao veículo.
Algumas
das características do sistema BRT são:
·
Corredores exclusivos
ou preferência para a circulação do transporte coletivo;
·
Embarques e
desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo
nível dos veículos;
·
Sistema de
pré-pagamento de tarifa;
·
Veículos de alta
capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
·
Transferência
entre rotas sem incidência de custo;
·
Integração modal
em estações e estações de parada;
·
Programação e
controle rigorosos da operação;
·
Sinalização e
informação ao usuário.
Origem brasileira – O sistema BRT foi criado em 1974 pelo arquiteto e
na ocasião prefeito da cidade, Jaime Lerner, em Curitiba, no Paraná. As
mudanças transformaram a capital em uma cidade de sucesso urbano, renomada
em todo mundo. Junto ao BRT vieram projetos sociais inovadores, zonas de
pedestres e espaços verdes, além disso, muitas outras cidades brasileiras
seguiram o exemplo com sistemas básicos, como São Paulo, Porto Alegre e
Belo Horizonte.
Curitiba: pioneira – Curitiba possui uma população de 1,7 milhão de
habitantes. A Região Metropolitana é formada por 26 municípios e possui
3,1 milhões de habitantes (IBGE,2010). O sistema de transporte coletivo de
Curitiba é integrado ao sistema viário e ao uso do solo. Ele é formado por
linhas expressas, alimentadoras, interbairros e diretas. Atualmente 2 milhões
de passageiros utilizam diariamente o Sistema Integrado de
Transporte Coletivo, que é composto por 1.980 ônibus atendendo 395 linhas.
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