sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atendimento Pré-Hospitalar foi tema do 1º Módulo de Urgência e Emergência

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) iniciou o primeiro módulo da especialização em urgência e emergência (lato senso) no terceiro fim de semana de março. Atendimento pré-hospitalar foi o tema do 1° módulo da Pós-graduação em enfermagem em Urgência e Emergência. A Aula foi proferida pela Coordenadora de pós-graduação em enfermagem, professora Lúcia Medeiros

O Atendimento pré-hospitalar é aquele em ambiente extra-hospitalar (fora do hospital). É um dos elos da cadeia de atendimento a vítimas sendo também conhecida como segundo socorro ou resgate. Para a Professora Lúcia Medeiros esta disciplina é de suma importância para o enfermeiro por esta disciplina estar inserida no Sistema Nacional de Atenção as Urgências. “O atendimento pré-hospitalar é o primeiro componente do sistema. Nas unidades de saúdes devem existir os atores capacitados para atender este agravo da saúde”, comenta.

Esta disciplina não é tão enfatizada durante a graduação, portanto é necessário que esta disciplina seja ministrada logo no 1º módulo da pós-graduação. “Atendimento pré-hospitalar tem uma carga-horária pequena e o profissional sai da graduação com um conhecimento limitado para atender as realidades das urgências e emergências e certamente o aluno de pós-graduação da FAMAZ vai desenvolver maiores habilidades, competências e atribuições. Estes alunos sairão mais capacitados”, finaliza a professora Lúcia.

Expectativa

O 1º módulo era muito aguardado pelos alunos que se fizeram presentes no 1º dia. Jorge Fernandes é um deles. Formado há um ano, trabalha ministrando aula para cursos técnicos em enfermagem e está com grande expectativa para ampliar os conhecimentos na pós-graduação da FAMAZ. “A minha expectativa está sendo a melhor possível dentro desta instituição este curso vou fazer o diferencial no mercado de trabalho e passar mais conhecimento aos meus alunos”, relata.

Breno Neves Espindola comunga da mesma expectativa que Jorge Fernandes. Ele foi aprovado recentemente em um concurso militar onde vai atuar dentro das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e vê na pós-graduação da FAMAZ um leque de oportunidades “estou formado há três anos e tenho plena certeza que a especialização vai me capacitar ainda mais para atuar nas ocorrências. Estou achando a aula ótima, a professora a explica a disciplina de uma forma bem didática a bem acessível e eu estou gostando e espero que o decorrer do curso seja desta forma também” diz.

Mercado

A pós-graduação da FAMAZ oferece cursos com projeto pedagógico e atualizado com as necessidades do mercado, além de um corpo docente de alto nível e com grande experiência profissional. O Coordenador Geral da Pós-graduação do Grupo Unieuro, Saulo Martins, esteve em Belém e acompanhou o 1º módulo e se mostrou muito satisfeito com a 1ª turma de pós-graduação da FAMAZ. “Começamos com cursos voltados para a área da enfermagem por que é uma área que tem uma demanda muito forte e vamos ampliar ainda mais os nossos cursos”.

O Coordenador acrescenta que hoje contam com 35 alunos inscritos para a turma que está iniciando e até o mês de agosto outra turma terá início, “mas até lá vamos ofertar também para a área da enfermagem o curso de especialização em Obstetrícia e Neonatologia e saúde da família. Não queremos fazer uma pós-graduação que brigue por preços. Nosso objetivo é desenvolver o profissional para que ele possa abrir portas e tenha crescimento profissional” ressalta Saulo Martins.

Para a Coordenadora de Pós-graduação da Famaz Camila Cortez a turma de Urgência e Emergência é a abertura de mercado da pós da Famaz em Belém. “Urgência e emergência está sendo um sucesso, a turma está toda preenchida, virão outros cursos a partir de abril e vamos ampliar ainda mais o mercado da educação continuada em Belém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário