quarta-feira, 28 de julho de 2010

Para a melhor idade, a melhor promoção, conheça um pouco mais sobre o descontão que pessoas acima de 50 anos recebem na Famaz


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) está como novo projeto de valorização para as pessoas da chamada ‘Melhor Idade’. Os novos alunos que completarem 50 anos, em 2010, ganham automaticamente 50% de desconto nas mensalidades em todos os cursos da instituição. E o melhor, durante o curso inteiro.
A nova política adotada pela Famaz vai beneficiar um público antes esquecido pelo mercado, mas que com muito vigor e determinação quer se qualificar para competir de igual para igual com as novas gerações. Experiência de vida é o que não falta e oportunidades também. É por acreditar nessas pessoas e no potencial que elas têm, que a Faculdade abre suas portas com a promoção “50 anos, 50% de desconto” e quem conta os objetivos e o porquê da iniciativa é o professor e diretor Geral da Famaz, Shen Poul Gen. Confira a entrevista!

Famaz - O que motivou a Famaz a fazer essa promoção de “50 anos, 50% de desconto”? Como vai funcionar?

Shen – Na verdade, essa é uma ideia do Grupo Educacional Euroamericano. Chegamos a conclusão de que hoje o brasileiro está se aposentando um pouco mais tarde e muitos pensam em fazer uma segunda graduação. Isso acontece porque a primeira não era exatamente o que eles desejavam. E tivemos muitos pedidos de alunos com 50 anos ou mais. Eles pediam que se formasse uma turma só para eles e isso aconteceu lá em São Luís do Maranhão. Nesse caso, a mantenedora resolveu criar esse programa da melhor idade, com 50% de desconto. Sem importar se é a primeira ou a segunda graduação.

Famaz - Então quer dizer que a ideia surgiu da demanda espontânea desse público que estava sentindo essa necessidade. Qual o papel que o Grupo Euroamericano exerce nesta inclusão?

Shen – A questão transcorre pelo social. O presidente Lula vetou aquela cláusula que impede as pessoas de se aposentar mais cedo. Ele deu um aumento, que os ministros da área econômica queriam que fosse dado, mas ele acabou vetando o outro, que permitiu que as pessoas se aposentassem por tempo de serviço, não unicamente por idade. Isso faz com que o brasileiro acabe trabalhando até os seus 60, 70 anos de idade. O professor Albuquerque que trabalha conosco é um exemplo disso.

Famaz - Qual o interesse desse público em voltar para a Faculdade?

Shen – Alguns fazem graduação para se aposentar com nível superior. Outros fazem por sonho, porque nunca tiveram oportunidade e outros, porque se aposentaram, não querem parar e resolveram voltar para o banco da universidade em outro curso. Então, existe uma demanda. A população brasileira está ganhando mais anos de vida, com mais qualidade e isso é demonstrado nos últimos 14 anos. Antigamente, nós tínhamos uma média de vida de 58 anos. Hoje, é de 62 a 68.

Famaz - Tem algum critério para ingressar na Faculdade com este benefício dos 50% de desconto?

Shen – Tem. A única exigência é que no ano letivo a pessoa complete 50 anos. Não precisa ter exatamente 50 anos, basta fazer aniversário no período letivo e esse desconto permanece durante o curso todo. Por exemplo, no ano que irá fazer o vestibular, ele complete 50 anos. Ah, eu vou fazer vestibular agora, mas daqui há dois meses completo 50 anos. Não tem problema, poderá fazer a sua matrícula e usufruir do benefício.

Famaz - Aqui no Pará, como o senhor percebe esse mercado?

Shen – Não só no Pará, mas no Brasil inteiro esse mercado tem um potencial de pessoas a partir de 50 anos, que decidem fazer ou a segunda graduação ou, mesmo, a primeira. É a busca por uma qualificação profissional ou por um desejo, uma realização pessoal. Essas são as principais razões que fazem as pessoas voltarem ao mercado de trabalho. Então a instituição percebeu essa necessidade e resolveu reconhecê-los.

Famaz - Também tem a questão pedagógica de acompanhamento, já que a maioria dessas pessoas passou muito tempo sem estudar e está voltando agora...

Shen – Mas por incrível que pareça, essas pessoas que tem 50 anos de idade, por vezes, são mais dedicadas que os jovens. São mais sérias e apesar das dificuldades, eu percebo que a experiência de vida é o diferencial. Como elas já têm uma vivência de vida, certa sabedoria e experiência, elas acabam se dedicando e dando mais valor ao estudo do que os jovens, que consideram mais como obrigação.

Famaz - A instituição vai dar esse suporte pedagógico?

Shen – O suporte pedagógico que a gente dá não pode ser um suporte pedagógico diferenciado. Se não, seria discriminação. Hoje, nós estamos com duas assessorias: o Nadoc (Núcleo de Apoio Docente e Discente), que é composto por uma pedagoga, mestre em educação e uma psicóloga, doutoranda em psicologia. Essas duas especialistas, além das coordenadoras de curso, podem fazer o atendimento individual, em grupo e até as intervenções em sala de aula. Por exemplo, os alunos que não têm 50 anos, que têm dificuldade de aprendizagem, de relacionamento, ou qualquer outra dificuldade, já recorrem ao Nadoc. Outro exemplo é aquele aluno que está parado há muito tempo e precisa de um nivelamento, e nós fazermos. Priorizamos o nivelamento em português e matemática. O português é instrumental e o objetivo é escrever corretamente, trabalhar as regras gramaticais. A gente entende que para qualquer aluno de graduação um dos instrumentos de trabalho é a escrita e a fala correta. Não importa a profissão, seja um advogado, matemático, vendedor, diretor, professor, principalmente professor, costureira, qualquer pessoa tem que ter o domínio da língua portuguesa. E esse nivelamento é gratuito.


Famaz – Você destaca algum ponto em relação a esse aprendizado? Ao que é ensinado nas aulas de nivelamento e a atuação da equipe de apoio da Famaz?

Shen – Chamo a atenção para essa questão da matemática, a importância também do raciocínio lógico que é muito importante. Para ajudar os alunos, temos dois professores mestres que tem um excelente relacionamento com eles. O apoio que damos a todos os alunos, inclusive, para esses que já estão com 50 anos, é justamente a estrutura do Nadoc, das coordenações e através evidentemente, dos professores. Mas a gente percebe que o perfil dos alunos de 50 anos é o mais interessado.


Famaz – Então para que o aluno desenvolva as suas potencialidades é preciso investir em tempo e dedicação?

Shen – Exatamente. As aulas de nivelamento são feitas aos sábados e estamos com uma turma de mais de 40 alunos. E é assim: são duas turmas: enquanto uma está freqüentando português, a outra tem aulas de matemática. Aí, no segundo horário, troca. Quem estava vendo português, passa para matemática.

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