quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Reformulação da matriz curricular

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Hospitalar, e Enfermagem através dos seus Cordenadores e Docentes, promoveram um extenso estudo sobre as necessidades e demandas do Estado do Pará, e em particular, a cidade de Belém, adequando as matrizes curriculares, dos cursos com no mínimo 25%, de disciplinas e conteúdos voltados para a realidade amazônida, nos seus mais diversos aspectos, sociais, culturais, de gestão, organização, econômica, empresarial e de saúde, entre outros.

A responsável pela equipe de reformulação da matriz curricular do curso de Administração, foi a profª mestranda Carmem Andrade, que ressalta a importância dos profissionais formados na Amazônia, conhecerem mais profundamente as necessidades e peculiaridades da região, para assim contribuir no aperfeiçoamento da gestão das diversas organizações inseridas no contexto amazônico. Cita como exemplo a introdução de disciplinas regionais, como” Cultura Amazônica, Empreendedorismo e Cooperativismo na Amazônia, Gestão de Agronegócios, Empreendimentos e Negócios Sustentáveis na Amazônia, Gestão de Organizações do Terceiro Setor na Amazônia, entre outras.

No curso de Ciências Contábeis, a reformulação foi conduzida pelo professor mestre, José Wilson Fernandes, que promoveu sucessivas reuniões de trabalho com os docentes do curso, para discutir a matriz curricular , com elementos regionalizados. Segundo o professor Wilson, a inclusão de disciplinas como Contabilidade do Terceiro Setor, Contabilidade do Agronegócio, Contabilidade Ambiental, entre outras disciplinas, possibilitam uma formação diferenciada e adequada aos novos desafios regionais e nacionais. Dessa forma, o Contador formado na Famaz, atenderá á exigências de contexto organizacional altamente competitivo e profissional, não esquecendo a dimensão humana, ética.

No curso de Gestão Hospitalar, os trabalhos foram conduzidas pela profa. mestranda Rosa Ibiapina, que segundo a mesma “o curso foi adapttado para o sistema modular, que seria orientado por um eixo definido, permitindo ao aluno do módulo, a aquisição de determinadas habilidades e competências, onde as mesmas são certificadas semestralmente, para o caso daqueles alunos, que desejarem cursar apenas o módulo. Caso o aluno(a) deseje cursar os seis módulos que compõe o curso, saíra com o diploma de Tecnólogo de Gestão Hospitalar, apto a gerenciar setores e unidades de saúde e hospitalares, através do desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o setor em que estiver atuando. Além dos módulos, foram introduzidos os Projetos Integradores, que permitem trabalhos pedagógicos numa visão interdisciplinar, no curso, de forma integrada e articulada, e não fragmentada, fracionada.

Com relação ao curso de Enfermagem, a coordenadora profa. mestranda e enfermeira Adriana Oliveira, a reformulação do curso também seguiu a mesma lógica traçada pela Famaz, aos demais cursos, a atualização da matriz curricular se deve ás mudanças, estruturais e conjunturais que ocorrem no mundo, no nosso país, e em particular em nosso Estado do Pará. Estas mudanças acabam afetando a nossa percepção de mundo e de sociedade, que por conseguinte afetam as nossas relações e conhecimentos. Daí a necessidade de atualização constantes, nas disciplinas, ementas, conteúdos e metodologias empregadas nos cursos de graduação. Hoje devemos desenvolver o foco, não na aquisição de conhecimentos, apenas, mas também na aquisição e desenvolvimento e habilidades, para enfrentarmos ás situações do cotidiano e as inusitadas que se põem a nossa frente como formas de desafios, na vida pessoal e profissional. Como exemplo temos a introdução de disciplinas como Práticas Educativas na Amazônia Eplicadas á Saúde, Etno-Farmacologia (sobre os conhecimentos existentes na área do uso e manipulação de fitoterápicos da Amazônia, Doências Endêmicas da Amazônia, entre outras.


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