quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dicas para aproveitar o Sol

Julho é o mês do sol.
Final de semana chegando, férias de julho, um convite para aproveitar todos os benefícios que o sol oferece. A luz do sol facilita a produção de vitamina D necessária para fortalecer os ossos e evitar doenças como o raquitismo e a osteoporose. Existem também evidências que a exposição solar ajuda na produção de hormônios e até no bom humor.

Mas todos esses benefícios requerem alguns cuidados para o excesso de exposição à luz solar não prejudique à saúde. 

Efeitos maléficos

A pele pode sofrer alterações, como queimaduras, sardas e reações de fotosensibilidade. Depois dessas alterações, a pele pode levar anos para se recuperar e as consequências diretas são o envelhecimento precoce, manchas e até perda da elasticidade.

Alterações graves como o câncer de pele podem ser letais e a maioria deles resulta de exposição excessiva à luz do sol. Os principais tipos são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular, epidermóide ou escamoso, e o melanoma. O câncer de pele é completamente curável quando tratado em seus estágios mais precoces.

Por isso, a recomendação é aproveitar o sol com equilíbrio. 

- Evitar pegar sol entre 10 da manhã e 4 da tarde;
- Procurar ficar na sombra. Usar roupas leves, óculos escuros e chapéus;
- Usar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) a partir de 15. Quanto mais alto o número do FPS, maior a proteção contra o sol. Se possível, aplicar o protetor 15 a 30 minutos antes de sair ao sol e reaplicá-lo se você suar, nadar, ou pelo menos a cada 2 horas. 

Fonte: Com informações do Dermato Med.


Nenhum comentário:

Postar um comentário