terça-feira, 2 de outubro de 2012

Famaz participa do Dia da Responsabilidade Social


Para proporcionar um futuro melhor a sociedade, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou no dia 29 de setembro o Dia da Responsabilidade Social 2012. A Comunidade beneficiada foi a Vila da Barca, área carente localizada há 2 km da Instituição. Foram ofertados a comunidade, consultas médicas, exames laboratoriais, orientação jurídica, balcão contábil e educação ambiental.

Benedita dos Santos, 72, foi uma das beneficiadas pela ação. Quando soube que teria vários serviços gratuitos na comunidade tratou de chegar cedo na sede da associação. “Tenho uma ação trabalhista há mais de 20 anos. Estou confiante que a Famaz vai ajudar, ou pelo menos me explicar como proceder”, revelou a dona de casa.

Já dona Zenilda Oliveira, 74, viu a grande movimentação na associação e aproveitou para fazer exames. “Estava passando pela frente e vi que tinha muita gente, minhas amigas que estavam aqui aproveitaram e me pegaram para fazer exame de sangue. Nem esperava por este serviço, não fazia há tempos”, contou a aposentada.

Para o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Famaz, Prof. Dr. Constantino Alcântara, é importante a participação de toda a comunidade acadêmica em ações como esta. “Neste dia, temos a oportunidade de trocar experiências. É realizando trabalho junto a comunidade que teremos a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da nossa profissão. Além de se sentir uma pessoa melhor”, afirma Constantino Alcântara.

Rosalice Mercês, é presidente da Associação dos Moradores da Vila da Barca, e recebe de braços abertos ações sociais como o Dia da Responsabilidade Social 2012. “Desde que a Famaz entrou na comunidade, nossa vida mudou. Nossa sede será revitalizada e passamos a receber serviços que necessitamos como um simples exame de sangue”, comenta.

A comunidade é cheia de pequenas empresas ainda não regularizada junto aos órgãos competentes e o curso de Ciências Contábeis da Famaz, esteve presente para colaborar com os comerciantes locais. “Muitos destes empreendedores, estão nos procurando hoje para verificar as situação junto a Receita Federal ou regularizar o CPF. Nosso alunos verificam a situação e procuram solucionar o problema que eles se encontram”, revelou o coordenador de Ciências Contábeis, prof. José Wilson Fernandes.

Já o curso de Gestão Ambiental, desenvolveu um papel importantíssimo no evento. Realizou um belo trabalho de coleta de resíduos sólidos e educação ambiental. Tudo foi organizado pela coordenadora do curso Albene Both. “Procuramos conscientizar os moradores da Vila da Barca, que manter o lugar onde eles vivem limpo é necessário pois isso traz saúde e bem estar para todos”.

Os exames foram entregues a comunidade uma semana depois da coleta, as receitas foram encaminhadas para compra na Farmácia Popular. Já as orientações jurídicas, em alguns casos a Instituição acionou a Defensoria Pública.

A Participação da Famaz no Dia da Responsabilidade Social 2012, renovou o selo Instituição Socialmente Responsável, que tem validade de um ano, ou seja, um ciclo da campanha. A certificação é renovada com a participação nas edições seguintes. Este ano é a segunda vez que renovamos o selo.

Dia da Responsabilidade Social – O "Dia" tem como objetivo geral organizar, anualmente, num só dia, nas instituições e/ou em espaços definidos por elas, uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano. Isso não seria diferente para as milhares instituições de ensino superior (IES) particulares que participaram da campanha nacional do "Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular" desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005. Em alguns Estados, instituições públicas também aderem à campanha em parceria com a iniciativa privada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário