segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cinco anos formando cidadãos


Uma Instituição que forma profissionais para a vida e para o mercado de trabalho. Esta é a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) que no dia 22 de outubro comemora 5 anos de funcionamento. Uma Instituição respeitada no mercado educacional paraense e que começa a fazer história.

Zenilda Silva do Nascimento, foi a primeira pessoa a se inscrever para o processo seletivo da Instituição. Depois de cinco anos, ela tem plena certeza que fez a escolha certa.  “Desde o inicio percebi que a Famaz era uma Faculdade que poderia me render bons frutos, principalmente por conta do projeto inovador que a direção nos mostrava. Depois que entrei na Famaz minha vida mudou. Hoje sou enfermeira no Hospital Beneficente Portuguesa, e ver a Famaz chegando a ser a melhor do Pará, me faz ter a plena certeza que fiz a escolha certa”, diz o egresso do curso de Enfermagem. 

Além dos alunos pioneiros, os discentes também se sentem bastante satisfeito com a Instituição. É o caso de Levy Lima, aluno do 5º semestre de Administração. “ A Famaz representa uma importante etapa em meu projeto de vida pessoal e profissional, pois é nela que minha formação e minhas relações de parcerias estão sendo construídas e desenvolvidas. Ela tem sido facilitadora nesse processo me proporcionando além do conhecimento, a experiência de colocar em prática aquilo que se aprende dentro de sala de aula, ou seja, aliando o teórico à prática”, revelou.

A Famaz também trouxe crecimento pessoal e profissional para muitos funcionários da Instituição. É o caso do Leonardo Silva Macedo, que foi contratado na época para trabalhar como porteiro e hoje compõe a equipe do  Núcleo de Tecnologia de Informática (NTI) da Instituição. “Aqui tive a oportunidade de crescer. Esta casa sempre me apoiou nas minhas decisões. Hoje faço o curso Ciências da Computação , e desde o primeiro dia que vim trabalhar aqui minha vida prosperou”, comentou Leonardo.

A autorização para o funcionamento da Instituição foi dada pelo professor Raymundo Albuquerque, hoje ouvidor da Famaz. Para ele credenciar a Faculdade foi uma honra. “Ver a Famaz, comemorar cinco anos é muito glorificante. Lembro-me quando esta Instituição ainda era um projeto. Certamente, grandes nomes saíram desta Faculdade. Daqui há cinco anos veremos os bons frutos que a Famaz plantou”, revelou Albuquerque.

Para o Diretor Geral, Shen Paul Ming Jen, a Famaz comemora aniversário, mas quem ganha o presente é a comunidade acadêmica. “Nossa Instituição forma profissionais capacitados para atender não apenas as necessidades para o mercado de trabalho, mas sim pessoas capazes de refletir as atividades desenvolvidas no local de trabalho. Este é o nosso diferencial”, finalizou o Diretor Geral.

História – A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) iniciou suas atividades nas instalações do tradicional Colégio do Carmo (Salesianos) localizado na o bairro da Cidade Velha e na época ofertava cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Tecnólogo em Gestão Hospitalar.

No dia 05 de abril de 2009, a Instituição transferiu suas atividades para a sede própria, localizada na avenida Visconde de Souza Franco, 72, bairro do Reduto. As novas instalações foram projetadas pelo Grupo Euro Americano de Educação, para finalidades exclusivamente educacional. Dotadas de amplas e confortáveis salas, climatizadas, com data shows, biblioteca moderna com mais de 22 mil exemplares, cabines de estudos, sala estar, sala de leitura, cabines individuais de estudo, auditório, laboratórios de informática, de anatomia, citologia, bioquímica, patologia, semiologia e semiotécnica, e outros.

Para acessibilidade, a Famaz, dispõe de escadas rolantes, rampa e banheiros adaptados. Os cursos da Famaz, estão atualizados de acordo com as tendências do mercado e com as demandas sociais, e possuem coordenadores e docentes com titulação, mestre e doutores. O percentual de mestres e doutores na Famaz, é em torno de 75%, média acima da relação nacional.

A Famaz é pioneira na implementação de programas de nivelamento, programa de certificação de competências e habilidades, além de iniciação científica e monitoria. Hoje a Famaz, possui 1.508 alunos e ampliou suas instalações. A Instituição conta com o anexo II que fica localizado na travessa Quintino Bocaíuva próximo da rua Municipalidade.  Atualmente oferta os seguintes cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar e Serviço Social, recém autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Na área da pós-graduação, a Famaz, possui cursos de Urgência e Emergência (duas turmas), Dermoestética (1 turma), Enfermagem UTI Adulto e Neonatal, Enfermagem Obstétrica e Neonatal (2 turma), Enfermagem do Trabalho (1 turma).

A Famaz,  só acumula conquistas.  Em novembro passado, o Diário Oficial da União publicou que a foi a única instituição de ensino superior do Pará e da Região Norte a receber nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC) das universidades, faculdades e centros universitários de todo o país.

O IGC tem notas que vão de 1 a 5. São consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários. As instituições bem avaliadas (IGC 4 ou 5) que têm algum pedido de abertura de novos cursos em tramitação no Ministério da Educação (MEC) poderão ter autorização automática, sem necessidade de visitas.

Serviço: A Famaz fica na Av. Visconde de Souza Franco, 72. Tel.: (91) 3222-7560. www.famaz.edu.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário