terça-feira, 19 de novembro de 2013

Famaz visita obras do BRT



Alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) visitaram no último dia 14 de outubro o canteiro de obras do Bus Rapid Transit Belém (BRT Belém) localizado no Entroncamento. 

Na ocasião os discentes foram recebidos pelo engenheiro da Andrade Gutierrez, Regis Vitor Barata, que apresentou todo o projeto de construção dos elevados e as normas de segurança desenvolvidas pela empresa. “É importante os alunos da Famaz visitarem obras desde o início de sua vida acadêmica para começaram a ter noção de como é a rotina de uma grande canteiro de obras como é o BRT Belém. A Instituição está de parabéns por desenvolver tal iniciativa”, revelou o engenheiro. 

Hugo Yamaguchi é aluno do primeiro semestre e ficou maravilhado com a visita. “A Instituição mostra que está preocupada com o nosso aprendizado e sempre nos presenteia com visitas em canteiro de obras ou profissionais gabaritados palestrando para nós”, revelou. 

BRT Belém – O BRT é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas e utilizam Estações e Estações de Parada adaptadas para o rápido acesso dos passageiros ao veículo.

Algumas das características do sistema BRT são:
·         Corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo;
·         Embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos;
·         Sistema de pré-pagamento de tarifa;
·         Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
·         Transferência entre rotas sem incidência de custo;
·         Integração modal em estações e estações de parada;
·         Programação e controle rigorosos da operação;
·         Sinalização e informação ao usuário.
Origem brasileira – O sistema BRT foi criado em 1974 pelo arquiteto e na ocasião prefeito da cidade, Jaime Lerner, em Curitiba, no Paraná. As mudanças transformaram a capital em uma cidade de sucesso urbano, renomada em todo mundo. Junto ao BRT vieram projetos sociais inovadores, zonas de pedestres e espaços verdes, além disso, muitas outras cidades brasileiras seguiram o exemplo com sistemas básicos, como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Curitiba: pioneira – Curitiba possui uma população de 1,7 milhão de habitantes. A Região Metropolitana é formada por 26 municípios e possui 3,1 milhões de habitantes (IBGE,2010). O sistema de transporte coletivo de Curitiba é integrado ao sistema viário e ao uso do solo. Ele é formado por linhas expressas, alimentadoras, interbairros e diretas. Atualmente 2 milhões de passageiros utilizam diariamente o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, que é composto por 1.980 ônibus atendendo 395 linhas.






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