quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Semana de Aperfeiçoamento aos Docentes: Grande Sucesso

De 17 a 22 de janeiro, acontece a "Semana de Aperfeiçoamento dos Docentes da Faculdade Metropolitana da Amazônia ("FAMAZ). Com o objetivo de incentivar a profissionalização do magistério superior na Famaz e contribuir para a construção da "identidade docente na Famaz" e aperfeiçoar a prática docente através da discussão sobre diversos temas, tais como , obstáculos á aprendizagem, relação docente-discente, práticas pedagógicas inovadoras, baseadas na concepção da avaliação processual , com diversos reccortes, tais como as funções diversasa da avaliação, não somente no sentido terminativo, da classificação, mas também, de diagnósticar e formar. Os docentes da instituição, realizarão diversas oficinas e debates, que os ajudarão a compreender melhor seu papel no magistério superior, na formação ética e profissonal dos(as) discentes da FAMAZ.

Para a Assessora Pedagógica, profa. msc em Educação, Nicelma Soares, este processo visa aprimorar a prática docente e prepara o professor para o cotidiano da sala de aula. “A Semana de Aperfeiçoamento abordará vários assuntos de interesse do professor como a interdisciplinalidade, para que o professor amplie seus conhecimentos e possa interagir com outras disciplinas”, afirma.

A profa. Nicelma reitera que houve evolução da Semana de Aperfeiçoamento dos Docentes da FAMAZ em relação aos anos anteriores. “A própria IES percebe evolução dentro da semana de aperfeiçoamento, e isto se dá graças ao retorno que o professor repassa a coordenação pedagógica”, avalia assessora pedagógica.

A professora dos cursos de Gestão Hospitalar e Enfermagem, Neliane Platon, vê com bons olhos esta preparação para os docentes. “Não é qualquer instituição que realiza um evento para preparar os professores para trabalharem as diversas situações vividas em sala de aula. Vejo esta Semana de Aperfeiçoamento como um presente”, comenta.

O diretor geral da FAMAZ, prof. Shen Paul Ming Jen, orientou os professores sobre as novas diretrizes da Instituição apresentando as perspectivas institucionais para 2011par os docentes. “Os professores precisam ser preparados e serem preocupados não somente com o "conteúdo", a questão epistemológica em sí, mas acima e tudo com as questões presentes na sua formação superior, como a ética, a solidariedade, a cidadania, a prender a desenvolver a autonomia intelectual, e ética, visando a formação para a sociedade como cidadão e profissionais autônomos e conscientes.

A professora de Administração e Ciências Contábeis Elisabeth Barros, considera essa orientação imprescindível para o bom andamento do trabalho. “É muito importante ter este respaldo da Instituição. O professor se sente mais fortalecido ao saber o que pode ou não ser feito dentro de sala de aula”.

No final da Semana de Aperfeiçoamento da FAMAZ serão distribuídos certificados a todos os professores participantes, que poderão enriquecer ainda mais o currículo lates desses profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário