quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pós-Graduação: Diferencial para o Mercado

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, profissionais de diversas áreas buscam maior competitividade e proeficiência em cursos de pós-graduação. É a necessidade que está em voga. Do outro lado, empresas reiteram a necessidade de profissionais com visão mais ampla, capazes de tomar decisões sobre vários aspectos técnicos e humanos. É o que vem acontecendo com o setor de Enfermagem. Segundo informações do Instituto Euro-Americano, o valor de salário aumenta, em média, 15%. Em determinadas áreas como o de Enfermagem, esse acréscimo pode chegar até a 67%,

Nessa área, os procedimentos técnicos e humanos são fundamentais. O enfermeiro é responsável pelo cuidado da pessoa. Inicialmente, é ele quem realiza a promoção, prevenção e cura do paciente. Pode atuar em todas as áreas: assistencial, administrativa e gerencial. Não obstante, esse profissional também precisa estar preparado para lidar com as emoções, situações delicadas e demais dificuldades que acontecem no dia a dia dos hospitais, clínicas, postos de saúde e resgates, como acontece no Sistema de Urgência e Emergência em vigor no país.

Mas não basta ser simplesmente enfermeiro para estar apto a trabalhar em todas essas esferas. No momento que o profissional definir o foco em que gosta e quer se dedicar é à hora de procurar uma pós-graduação. Segundo a consultora da Gestor Consultoria, Messiana Montagner, empresa experiente em recursos humanos e gestão de pessoas, o profissional não deve sair fazendo toda e qualquer especializações que forem surgindo na praça. É necessário saber em que área do conhecimento pretende se especializar.

“O contexto educacional oferece diariamente várias opções de especialização”, afirma a consultora que orienta ainda sobre a credibilidade da instituição. “Como existe uma oferta grande desses cursos, é imprescindível checar a situação do local escolhido – junto ao Ministério da Educação - para fazer a pós”, acrescenta Montagner.

Para quem possui pós-graduação, a diferença salarial é clara. Saulo Martins, coordenador geral da pós-graduação do Grupo Euro-Americano, explica que para cada ano de pós, o valor do salário aumenta, em média, 15%. Em determinadas áreas, esse acréscimo pode chegar até a 67%. “O profissional precisa planejar a sua carreira e verificar aonde quer chegar. Isso é o real diferencial”, ressalta.

Adelaide Baia ainda nem concluiu a graduação em Enfermagem e já está preocupada em ampliar o currículo. Para ela, todo profissional que conclui a graduação precisa cursar uma pós-graduação para se posicionar melhor no mercado. “No caso da Enfermagem, se o profissional não tiver pós-graduação ele será um generalista. Precisamos pensar no mercado como um todo, prevendo as oportunidades. Está vindo aí o projeto de ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que requer pós-graduação específica para a área”, comenta.

A estudante antecipa-se a série de investimentos que o Estado irá receber nos próximos anos na área da saúde. O coordenador do Sistema Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Paulo Campos, explica que uma das áreas beneficiadas será o setor de Enfermagem. “O Pará está carente de profissionais qualificados nessa área”, conta.


DEMANDA

Entre os previstos, estão: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 que será ampliado; Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e Salas de Estabilização – SE, nos 144 municípios paraenses; Serviço de Resgate Aeromédico, tanto nas aeronaves Asas Rotativas (helicópteros) e nas de Asas Fixas (avião). Todos esses projetos exigem a presença de pelo menos uma equipe de enfermagem. “Por isso é necessário que o enfermeiro tenha especialização e adquira conhecimento teórico-prático a fim de poder executar os procedimentos com destreza e responsabilidade”, enfatiza o coordenador.

Ao final de 2010, a FAMAZ lançou os cursos pós-graduação na área de Enfermagem: Urgência e Emergência, Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica e Neonatal. No próximo dia 28, começa o de Urgência e Emergência. Segundo a professora da pós-graduação da Faculdade, Lúcia Medeiros, os cursos são focados na realidade da enfermagem da região Amazônica. “Tivemos o cuidado de verificar as áreas prioritárias do Estado”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário