sexta-feira, 27 de maio de 2011

Famaz comemora Semana da Enfermagem


Com o objetivo de discutir os parâmetros que regem a profissão, a Faculdade Metropolitana da Amazônia – Famaz realizou de 13 a 20 de maio a IV semana da Enfermagem. O evento teve como tema “Cuidado, ética e inovação” e deu início a Campanha de Doação de Sangue e o Cadastro de medula óssea e encerrou com o ciclo de palestras no auditório da IES.

O entusiasmo dos acadêmicos da instituição para com a data comemorativa pode ser percebido pelo número maciço de discentes e docentes da instituição. Luiz Eduardo Silva da Costa é acadêmico do 1º semestre de enfermagem, e para ele a o evento está ampliando o campo de conhecimento, principalmente por ainda estar no início dos estudos. “Lidamos diariamente com vidas, e nosso ramo de conhecimento evolui bastante com o passar do tempo e discutir estas temáticas desde cedo amplia ainda mais meus horizontes”, afirma o acadêmico.

Para o Coordenador de Enfermagem o professor Msc. Marcelo Mendes este momento é propício para mostrar aos alunos da Famaz o papel do enfermeiro na sociedade. “Este momento de reflexão é muito importante por que pretendemos mostrar ao alunado que eles devem estar bem informados sobre os parâmetros que regem a profissão, e este momento ele se tornará apto para o mercado de trabalho”, afirma o Coordenador de Enfermagem.

Outras áreas do conhecimento associadas à enfermagem também foram discutidas. Entre os assuntos debatidos destacou-se a palestra do doutorando em engenharia de software, Marcos Araújo que ministrou a palestra sobre “Informática apli

cada à saúde”. Segundo o palestrante, é imprescindível para as duas áreas agregarem valor, com a junção das ciências envolvidas e quem é beneficiado no final é o paciente. “Os softwares criados para o uso da enfermagem só vem colaborar para os procedimentos nos hospitais e as pessoas internadas nas urgências e UTI’s sairão beneficiados, e todos os enfermeiros devem estar atentos à evolução profissional”, diz o engenheiro de Software.

Assuntos de alta complexidade técnica também estiveram em pauta, como a palestra “Vacinação de Imunodeprimidos”, ministrada pela professora Msc. Diana Lobato, que despertou a atenção de todos os presentes, havendo grande mobilização do alunado com perguntas e debates. Para a Professora Mestra debater temáticas atuais dentro da academia prepara os futuros profissionais para o mundo. “Os alunos da nossa instituição possuem um diferencial enorme no mercado de trabalho, por que dentro da academia discutimos temas atuais e além deles assistirem a palestra procuramos proporcionar a eles à vivência da prática”, relata professora Diana.

Ana Brito aluna do 4º semestre do curso participou desta palestra e afirma estar ampliando seus conhecimentos na Semana da Enfermagem. Para ela os conhecimentos adquiridos no episódio comemorativo servirão para a vida pessoal e profissional. “Ter conhecimento sobre imunização é importante para todos nós, por que todos precisam de alguma forma se vacinar em alguma fase da vida, e o profissional da enfermagem deve ter domínio sobre isto principalmente para poder encaminhar aquele pai ou aquela mãe leiga”, finaliza a estudante.

A programação foi encerrada com um coquetel entre os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário