sexta-feira, 6 de maio de 2011

Palestra lança pós-graduação em Saúde da Família

Com o auditório lotado a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou a palestra de lançamento do curso de pós-graduação de Enfermagem em Saúde da Família. A palestra teve como tema “Perspectivas para a saúde da família enquanto estratégia no fortalecimento das ações voltadas para a atenção primária”, ministrada por Eunice Costa da Silva, Supervisora Técnica da Estratégia de Saúde da Família da Sesma.

A palestra iniciou com as boas vindas do consultor da Famaz, prof. Raymundo Albuquerque, e teve continuidade com a Coordenadora do curso de pós-graduação em saúde da família profª Lindalva Filha, que agradeceu a presença de todos e disse aos presentes que o mercado está carente de profissionais capacitados para trabalhar nesta área de atuação. “No mercado de trabalho os profissionais não tem qualificação adequada para atender a população. Este curso que esta IES está oferecendo vai atender não apenas as demandas do mercado regional, mas também a expectativas do país”, afirma a profª Lindalva.

A Supervisora Técnica da Estratégia de Saúde da Família da Sesma Eunice Costa da Silva, iniciou a palestra que teve grande participação do público presente. Para ela quem sai ganhando com esta especialização é a comunidade que a partir desta turma terá atendimento de qualidade. “Os agentes que trabalham com saúde da família enfrentam muitas barreiras com a vivência da profissão, mas certamente os profissionais matriculados na pós-graduação desta Instituição de Ensino Superior (IES), sairão daqui capacitados e a comunidade ganhará com profissionais sérios, comprometidos com a profissão e o que é melhor, prontos para atender as demandas da sociedade”, comenta Eunice.

A palestra atraiu inclusive o público externo. A enfermeira Cláudia Valéria Leão dos Santos, formada há 10 anos e atua há cinco com saúde da família e relata que esta iniciativa da Famaz em ofertar um curso de pós-graduação nesta área mostra que a instituição está preparada para atender as enormes demandas do mercado. “Me sinto lisonjeada em presenciar o nascimento de um curso de pós-graduação nesta área que é muito carente. Este segmento da área da saúde é de suma importância para minimizar as superlotações nos Pronto Socorros do estado e certamente os alunos matriculados nesta turma serão facilmente absorvidos pelos diversos projetos voltados para a saúde da família”, relata a enfermeira.

Alunos do curso de enfermagem da Famaz, também tiveram presentes na palestra de lançamento do curso de pós-graduação. A estudante do 5º semestre Luciana Moura ficou bastante satisfeita com a palestra e pretende assim que terminar a graduação ingressar na pós da Famaz. “estou muito satisfeita com o que eu ouvi aqui, a palestra de hoje me ajudou a escolher a área que pretendo seguir após formada. E certamente serei aluna da pós-graduação da Famaz”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário