quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estética: um mercado exigente

Drenagem linfática, massoterapia, matus, massagem redutora, higienização facial. As clínicas de estética oferecem vários pacotes com o objetivo de proporcionar beleza a seus clientes. Afinal, quem é que, ao se ver no espelho, não pretende sentir-se bem? Pois é, tal afirmativa é tão verdadeiro que o ramo da estética é o 2º maior segmento que mais cresce no mundo, perdendo apenas o setor da informática.

A publicitária Raquel Medeiros é um exemplo desta tendência. Toda vez que vai a uma clínica de estética deixa uma parcela significante do salário dela, da mãe e do noivo. “Sempre fecho um pacote completo. Nem sei quanto gasto, mas me preocupo mais com os profissionais qualificados que vão me atender do que quanto vou gastar”, afirma a publicitária.

Mas a estética, além de ser uma área promissora, necessita de profissionais capacitados para atuar neste segmento. Na capital paraense não é diferente. Em todo canto existe um salão de estética ou um salão de beleza que fica lotado principalmente aos finais de semana. A esteticista e empresária, Bete Rodrigues, sabe muito bem o que é esta carência de profissionais.

Para ela é importante que as profissionais se qualifiquem em instituições sérias. “É muito difícil encontrar profissionais qualificados, tanto que todo mês procuro realizar cursos na minha empresa para deixar meus funcionários antenados”. A empresária afirma ainda que o salário é totalmente diferenciado para aqueles que possuem qualificação acadêmica. “Os salários de meus funcionários são totalmente diferenciados, por exemplo, para um esteticista com ensino superior e pós-graduação o salário pode chegar até R$ 1.000 a mais e dependendo da especialidade e um acréscimo de 30% a 50% em cada serviço que realizado”.

Pensando em qualificar esta enorme fatia do mercado, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) oferta o curso de pós-graduação (Lato Sensu) em Dermoestética, que visa qualificar profissionais com competência tanto para prestar serviços em clínica de estética quanto para a docência. Segundo a coordenadora do curso, prof. Nazaré Oliveira, as pessoas que ingressarem na pós-graduação em Dermoestética sairão preparados para o mercado de trabalho. “A mulher brasileira dá muita importância para o corpo e os profissionais que estiverem antenados com as novidades que surgem diariamente terão um importante diferencial”, afirma a coordenadora.

A esteticista Sinara Barbosa tratou logo de se inscrever para a pós-graduação da Famaz e enxerga neste curso uma oportunidade ímpar. “Trabalho com a estética há 28 anos e chegou a hora de me reposicionar no mercado como uma profissional mais capacitada, porque os clientes chegam nas clínicas e perguntam se trabalhamos com procedimentos inovadores e se não soubermos o meu concorrente vai saber”, finaliza Sinara.

Aula Inaugural

Na última segunda-feira (22), aconteceu a aula inaugural do curso de especialização em Dermoestética. A aula magna foi ministrada pela Msc. Nádia Charchar, especialista em responsabilidade social em estética.

Mais informações: (91) 3222-7559/3241-5774 ou pelo site www.famaz.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário