quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Especialização aumenta as chances de boas colocações no mercado

O sonho de todo acadêmico ao sair da universidade é conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Mas como conseguir tal feito, quando a exigência por profissionais experientes é cada vez maior? Com tanta competitividade ter apenas a graduação não é sinônimo de emprego garantido e ter um curso de pós-graduação no currículo pode significar uma vantagem a mais para se conseguir o tão sonhado emprego.

Dados do Censo da Educação Ensino Superior divulgadas em 2009 destacam que no Brasil há 5,116 milhões de alunos matriculados em faculdades, universidades ou institutos federais de todo o país.

Para o administrador e professor da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), Affonso Nogueira, doutorando em Administração pela Universidade de ESADE em Barcelona, na Espanha, o primeiro passo para alcançar um emprego com melhor remuneração é especializar-se na área que se pretende atuar. “No Brasil, uma boa graduação e uma especialização em uma área específica e o domínio da língua inglesa propicia ao profissional grandes chances de obter uma boa colocação no mercado de trabalho”, afirma o professor universitário.

O Brasil não possui dados oficiais sobre o número de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização, MBA), mas é fato que ter um título de pós-graduação no currículo é primordial para o aperfeiçoamento profissional. Hoje, é importante o profissional ir mais além, investir na carreira. Associado a uma pós-graduação, a pessoa deve ter conhecimento de outro idioma. “Você não pode parar de estudar! Mas, digo que especialmente aqui no Brasil, é indispensável o domínio da língua inglesa. Nosso país está cada vez mais se tornando um player no cenário internacional. Portanto, de nada adiantará você ter graduação e pós-graduação se não souber se comunicar”, acentua Affonso.

Pensando em ampliar sua gama de conhecimento, a psicóloga e chefe em Recursos Humanos de uma empresa do setor de saáude, Mayla Neno, já cursou duas especializações e viu o mercado de trabalho se ampliar em sua frente. No início da carreira, Mayla teve a competência colocada em prova, principalmente ao sair da academia. “Muitas vezes os gestores não tem segurança em delegar atividades aos profissionais recém-graduados. Portanto, se estabelecer no mercado sem know-how é um grande desafio. É preciso estar sempre atualizado, ter persistência e segurança”, afirma à psicóloga.

Para a psicóloga, é comum se deparar com candidatos para vagas “qualquer coisa”, pessoas que buscam graduação e pós-graduação em áreas distintas das tentativas de colocação no mercado, ou vice versa. “Esta ação demonstra a incongruência entre conhecimento teórico almejado e a prática profissional evidenciando ainda mais a falta de conhecimento (teórico e prático) de forma mais ampla e profunda”, conclui Mayla.

Adelaide Baia é um exemplo vivo de foco profissional. Ainda nem concluiu a graduação em Enfermagem e já está preocupada em ampliar sua área de conhecimento. Para ela, todo profissional que conclui um curso superior precisa de uma pós-graduação. “No caso da Enfermagem, se o profissional não tiver uma pós-graduação ele será um profissional generalista e certamente não conseguirá bons cargos. Precisamos pensar no mercado como um todo, prevendo as oportunidades”, comenta.

Para quem possui pós-graduação, a diferença salarial é clara. Saulo Martins, coordenador geral da pós-graduação do Grupo Euro-Americano, explica que para cada ano de pós, o valor do salário aumenta, em média, 15%. Em determinadas áreas, esse acréscimo pode chegar até a 67%. “O profissional precisa planejar a sua carreira e verificar aonde quer chegar. Isso é o real diferencial”, ressalta.

Famaz amplia sua área de atuação

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) envereda cada vez mais no ramo da educação continuada com 6 cursos de pós-graduação: Obstetrícia e Neonatal, Saúde da Família e Urgência e Emergência, Dermoestética, Gestão Ambiental Sustentável e Gestão Estratégica de Pessoas.

Serviço: Telefone 3222-7559/ 3241-5774 ou pelo site www.famaz.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário