quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Famaz dá boas-vindas aos calouros

No último dia 5, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) recebeu os calouros com um grande evento de apresentação da Instituição, desde o corpo técnico, professores à estrutura geral do Grupo Educacional Euro Americano que está presente em dois e estados brasileiros e no distrito federal, com uma gama de 20 mil alunos matriculados. O diretor geral da Faculdade, prof. Shen Paul, apresentou aos alunos os princípios e demandas que eles devem esperar e cobrar da Famaz.

“Nosso objetivo é forma cidadãos. Não pensem que essa vitória de hoje vocês estarem matriculados num curso superior é a realização completa. Esse é apenas o início. O que nós queremos para vocês é disponibilizar o que há de melhor dentro do curso de que vocês escolheram, mas vocês (e mais ninguém) precisam decidir agora se querem ser mais um ou querem ser “o” profissional”, ressaltou o diretor.

Essa explanação mostrou aos alunos o quanto a Instituição é séria e o quanto eles precisam estar cientes da carreira que desejam seguir. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam uma redução no número de desemprego no mês de julho em 6.2%. Desse número, duas hipóteses podem ser levantadas. A primeira: as pessoas estão se qualificando mais e aproveitando melhor as oportunidades de trabalho. A segunda: O mercado está ofertando mais vagas de emprego, ou pela economia brasileira que está mais dinâmica ou porque a iniciativa privada está mais otimista.

Especulações à parte, o coordenador do curso de Enfermagem, o doutorando Marcelo Mendes, dá uma explicação mais simples para esse aumento no número de empregos. “Não basta apenas ter diploma, títulos e cursos, se a pessoa não for realmente profissional. Ela deve decidir se ela será diferenciada ou igual às demais. Igual, o mercado já está cheio. Ainda bem que as pessoas já descobriram isso e estão investindo nas próprias carreiras e, sobretudo, respeitando as suas aptidões. Ter paixão pela profissão escolhida é fundamental”, definiu Marcelo.

Os calouros presentes no evento ficaram atentos a todas as informações passadas pelo corpo docente da Famaz. A caloura de Ciências Contábeis, Glauce Souza, esteve na aula inaugural e saiu cheio de expectativas sobre a Instituição. “A primeira impressão é a que fica, e o que a Instituição está mostrando aos alunos logo de cara, me faz acreditar que escolhi a faculdade certa para me graduar”, afirma a caloura.

Nadoc

Para dar mais amparo aos novos graduandos, a Famaz mantém o Núcleo de Atendimento Discente e Docente (Nadoc) para auxiliar tanto alunos quanto professores nas demandas pedagógicas que foram surgindo no decorrer do curso. Nesse Núcleo, os alunos podem buscar acompanhamento pedagógico individual, cursos de nivelamento em português e matemática, para que a língua seja uma aliada e o raciocínio lógico estimulado. “Nosso objetivo é amparar o aluno na sua dificuldade, saná-la e potencializar o desenvolvimento profissional dele dentro da própria área de atuação”, explica a coordenadora pedagógica do Nadoc, Nicelma Soares.

Nessas primeiras semanas de aula, será divulgado de sala em sala o trabalho do Nadoc para que em setembro iniciem os cursos de nivelamento em língua portuguesa e matemática.

Neste segundo semestre, cerca de 225 alunos ingressaram nos seis cursos da Famaz: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental, Enfermagem e Biomedicina. No próximo dia 29, acontece a recepção de 300 calouros do curso de Direito. Somando 525 docentes novos apenas no 2º semestre de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário