sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Famaz recebe parceiros


O Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) amplia sua área de atuação e se prepara para sair dos muros da Instituição. No dia 20 de janeiro a Famaz reuniu com representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), Fundação Curro Velho, Associação de Moradores da Vila da Barca e Programa Eco Museu da Amazônia da SEMEC para apresentar aos novos parceiros os projetos de extensão que a Faculdade desenvolve.

Para o Coordenador do Nupex este contato objetiva definir as ações que serão feitas ao longo do ano letivo. “Convidamos neste momento todos aqueles que iniciarão os trabalhos de extensão conosco e iremos definir as ações para que o trabalho nossos alunos comecem a sair da sala de aula entrar na comunidade”, revela.

O Diretor de ensino médio da SEDUC, José Roberto Silva, acredita que os projetos desenvolvidos pelo NUPEX nas escolas da rede pública de ensino promove uma educação de qualidade para ambos. “Todos os processos desenvolvidos entre a sociedade e Instituições de Ensino Superior contribui para a formação de profissionais qualificados e com uma visão social da profissão, ou seja humaniza o acadêmico desde cedo”, finaliza. 
 
A Vila da Barca, comunidade carente que fica há 2 km da Famaz será a área beneficiada pelos projetos da Instituição. Fátima Sá é líder comunitária e enxerga um novo horizonte para as crianças que serão atendidas pelos projetos de extensão. “Vivemos em uma área muito carente e crianças e adolescente que são diariamente aliciadas para entrar para o mundo das drogas ou de serem pais forma prematura e trabalhos de conscientização são sempre bem-vindos”

Um dos projetos desenvolvidos é “DST e gravidez na adolescência”, coordenado pela professora Msc. Amanda Fecury que se sente realizada em levar conhecimento a pessoas de baixa renda. “É importante levarmos esclarecimento para a comunidade pessoas que precisam de nossa ajuda, ainda mais que estão tão próximo de nós e ao mesmo tempo tão distante de nossa realidade” finaliza.

O Nupex está estruturado em duas coordenadorias: a Coordenadoria de Pesquisa (COPE) e a Coordenadoria de Extensão (COEX). A primeira irá direcionar os programas de iniciação científica e de monitoria da Famaz. Já a COEX coordenará o programa de extensão.
Atualmente, o Núcleo possui 8 alunos recebendo bolsas da Famaz para atuar como monitores de disciplina, 1 em um projeto de extensão; dois em outro projeto de extensão e mais dois em um projeto de pesquisa, totalizando 13 alunos envolvidos em pesquisa e extensão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário