terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Famaz investe no compartilhamento de informações em mídias sociais

Com uma política de manter o bom relacionamento com os públicos estratégicos, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) há 8 meses investe na comunicação por mídias sociais.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo mídia social, basta lembrar das redes de relacionamento, como o Orkut e Twitter. No Brasil, o fenômeno Orkut aconteceu em 2004. Uma verdadeira febre que ainda o mantém como o primeiro no ranking no Brasil, apesar do Facebook ser o campeão mundial.

A jornalista especialista em Design Gráfico, Layne Barros, da Public Comunicação Integrada, explica que o termo rede social é utilizada para designar a rede que as pessoas formam entre si. “Antes mesmo da internet, já existia rede social. O termo passou a ser associado à internet depois do Orkut”. Layne explica ainda que isso aconteceu a partir do momento em que emergiu a revolução comportamental da internet: o compartilhamento de informações. “No universo virtual as pessoas querem mesmo aparecer, interagir e compartilhar. Isso é a web 2.0”, ressalta.

Já o termo mídia social refere-se ao meio onde uma determinada rede se vale para se comunicar. Seguindo essa definição, rede social seria um grupo, mídia social a ferramenta que se utiliza para se comunicar. Por essa relação intrínseca, é muito comum vê os dois serem utilizados como sinônimos. “O mais importante é perceber as potencialidades que essas ferramentas de comunicação podem geram não só para a vida das pessoas, mas das organizações também”, comenta a jornalista especialista em Comunicação Empresarial, Ísis Margalho.

Ao perceber essa possibilidade, a Famaz investiu nessa modalidade de comunicação. Com o serviço de assessoria digital, a Public Comunicação Integrada há 8 meses realiza o gerenciamento de mídias sociais para a Faculdade: Twitter, Orkut e Blog. O Twitter quase 200 seguidores e prima pelo relacionamento com a sociedade em geral. Já o Orkut fala mais com o público interno, alunos, professores, informa e tira dúvidas de pessoas sobre os serviços da Instituição. São 366 amigos, em 13 comunidades ligadas direta ou indiretamente à Famaz.

“Percebemos um fluxo maior de informações e interatividade, sobretudo com os alunos que se acostumaram a se ver nas mídias da Faculdade”, afirma o diretor Geral da Famaz, Shen Paul Ming Jen.

O estudante de Ciências Contábeis, Márcio Rodrigues, considera uma iniciativa muito importante. “Apesar de ser uma tendência, essas linguagens são novas para nós. Por isso, é imprescindível que a gente fique em contato com essas novas formas de comunicação”, diz.

Conheça:

Orkut – faculdadefamaz@gmail.com

Twitter - @famazpravoce

Blog – faculdadefamaz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário