terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FAMAZ lança curso Pós-graduação

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) lançou no dia 23 de novembro, os primeiros cursos de pós-graduação. Os cursos estão voltados para a área de Enfermagem: Especialização em Urgência e Emergência, Enfermagem Obstétrica e Neonatal e Estratégia Saúde da Família. O evento contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREM), Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), EUROAM, professores e alunos da Faculdade.

Logo na abertura, o professor Raymundo Albuquerque, mostrou muito entusiasmo ao dizer que a instituição entra no campo da pós-graduação. “A Famaz vive um momento impar em sua história. Hoje oferecemos cursos de pós-graduação para a área da enfermagem, mas certamente iremos migrar para outras áreas da educação”, afirma o prof. Albuquerque.

O meio acadêmico integrado ao profissional é primordial para formação de mão de obra qualificada. Para o coordenador Geral de Pós-Graduação do Grupo EUROAM, Saulo Martins, a pós-graduação da Famaz tem como objetivo preparar pessoas e inseri-las ao mercado de trabalho com profissionalismo e competência. “Hoje a Amazônia recebe vários projetos na área da saúde, mas há poucos profissionais qualificadas para trabalhar neles. Comprar uma ambulância ou uma ambulancha é fácil, mas formar pessoas capazes de trabalhar nestes veículos é bem mais complexo. Por isso, lançamos a pós-graduação na área de saúde para atender esta demanda que cresce a cada dia”, explica o coordenador.

Durante a solenidade o Coordenador Estadual de Urgência e Emergência da Secretária de Saúde Pública (Sespa), ministrou palestra sobre a realidade das urgências e emergências do Estado do Pará principalmente a região da Ilha do Marajó, sobre a falta de profissionais qualificados para atender a enorme demanda do Estado. “O curso de pós-graduação em Enfermagem vai suprir uma demanda que nossa região possui. Hoje para trabalhar em uma ambulância precisamos de dois técnicos em enfermagem e de um enfermeiro com especialização em urgência e emergência, portanto a Famaz está atenta ao mercado e procura oferecer cursos atuais voltados para a realidade amazônica”.

Para o representante do Conselho Regional de Enfermagem (COREM), Walquírio Guedes, considera a especialização um importante investimento e avanço no ensino da Enfermagem. “O maior beneficiado é o Estado, que precisa de profissionais qualificados”, comenta.

O diretor Geral da Famaz, prof. Shen Paul Ming Jen, afirma que a Instituição vive um momento solene. “Lembro quando os alunos perguntavam quando a Faculdade iria ofertar pós-graduação. Hoje, digo com muita alegria que chegou o momento. Tudo isso se devemos a três figuras importantes: a turma pioneira, os mantenedores e ao professor Raymundo Albuquerque. Certamente até 2015 teremos mais novidades”, concluiu.

Abaixo, os cursos de especialização lato senso previsto para 2011 a 2015.

2011 – Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem Obstétrica e Neo-Natal, Gestão Estratégica de Pessoas, Administração Pública, Gestão de T.I.Segurança Pública e Contemporaneidade;

2012 – Ciências da Saúde e do Esporte, Auditoria e Controladoria, Gestão Empresarial, Gestão Educacional , Direito do Trabalho;

2013 – MBA em engenharia de Software, Gestão de Projetos de Software, Teste de Software;

2014 – Fisioterapia Hospitalar, Dermoestética e Cosmética Aplicada, Psicopedagogia, Docência em Ensino Superior, Administração, Gestão Pública Municipal;

2015 – Engenharia Ambiental, Engenharia da Segurança no Trabalho, Enfermagem do Trabalho Enfermagem em UTI.

Serviço: Mais informações: www.famaz.com.br ou pelo fone: (91) 3222–7559.

Nenhum comentário:

Postar um comentário