quinta-feira, 24 de março de 2011

Paciente tem joelho errado operado em hospital no Guarujá (SP); família pedirá indenização

A polícia investiga um suposto caso de erro médico ocorrido no Hospital Santo Amaro, no Guarujá (SP), na Baixada Santista. O problema teve início na segunda-feira (21), quando a auxiliar de limpeza Tatiane Andrade da Silva, 25, foi internada no hospital para realizar uma cirurgia no joelho direito. O susto veio após a operação, quando a família descobriu que o procedimento cirúrgico foi feito, equivocadamente, no joelho esquerdo.

Em entrevista ao jornal "A Tribuna", de Santos, o pai da paciente, José Antônio da Silva, demonstrou indignação quanto ao trabalho da equipe médica. “Isso é uma irresponsabilidade”, disse.

Ele contou também que a filha está sofrendo bastante e chora constantemente, temendo que o problema possa agravar ainda mais as suas dificuldades para se locomover e realizar tarefas diárias.

Relatos de familiares mostram que a paciente necessitava da ajuda de outras pessoas para realizar atividades rotineiras como, por exemplo, tomar banho, devido ao problema no joelho. “Ela andava puxando a perna direita e se apoiava na esquerda. Agora não sei como vai ser”, explicou Valéria Andrade da Silva, mãe de Tatiane.

Inconformada com a situação de sua filha, a mãe resolveu questionar o médico sobre os motivos que resultaram no erro cirúrgico. Segundo ela, o médico ficou “surpreendido com a situação e disse para a família realizar uma consulta em sua clínica particular, que não iria fazer nenhum tipo de cobrança pelo serviço”. A postura do especialista, de acordo com a mãe, foi a prova concreta de que houve um procedimento cirúrgico equivocado no tratamento de sua filha.

O drama de Tatiane já se arrasta há mais de um ano. Por conta do problema físico, ela teve de se afastar das atividades de trabalho, recebendo auxílio-doença do INSS devido à lesão no joelho. Tatiane ainda esperou quase três meses para realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A família registrou boletim de ocorrência e a polícia já investiga o fato. Agora, o caso deve ganhar novos capítulos no Tribunal de Justiça. O advogado Carlos Dalmar dos Santos Macario, que defende a vítima, informou que a família vai entrar com uma ação indenizatória na Justiça, uma vez que o médico tem a responsabilidade civil sobre o caso.

A assessoria do Hospital Santo Amaro diz que o caso foi enviado à Diretoria Médica, que deverá se pronunciar em 72 horas.

Felipe Pupo, Especial para o UOL Notícias, Em Santos (SP) 25/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário