terça-feira, 4 de outubro de 2011

FAMAZ finaliza ações do Ensino Responsável na Escola Bosque

Para comemorar o Dia Nacional do Ensino Responsável, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou uma programação especial voltada para a comunidade do Distrito de Outeiro, Região Metropolitana de Belém. Fez a doação de 367 quilos de alimentos não perecíveis; disponibilizou serviços de verificação da pressão arterial e palestras sobre saúde. Ao todo, 50 acadêmicos de Gestão Ambiental e Hospitalar atenderam 27 famílias locais durante o evento, no dia 1º de outubro.

A programação é uma forma de divulgar o Dia do Ensino Responsável e renovar o Selo de Instituição Socialmente Responsável, conquistado pela Faculdade em 2010. Outras atividades, como “Doar Nunca é Demais – Doe Sangue com a FAMAZ”; doação de cabelos – “Mãos que Ajudam”; Dia Internacional da Juventude e Nacional da Saúde do Adolescente e do Jovem também foram realizadas pela Famaz ao longo deste ano.

O Dia do Ensino Responsável acontece todo mês de setembro nas instituições particulares da Associação Brasileira de Mantenedora e este ano foi comemorado no dia 24 de setembro. O evento foi administrado pela coordenadora do curso de Gestão Hospitalar, Rosa Ibiapina. “Os programas desenvolvidos este ano foram excelentes. Nesta última atividade, escolhemos a Escola Bosque porque apresenta a missão de desenvolvimento responsável, a mesma que a da Famaz, também por ser uma comunidade carente em uma região das ilhas que precisamos atender”, explica a coordenadora.

Danuza Suellen, dona de casa, grávida de 7 meses, ficou muito contente em receber a cesta básica dos acadêmicos da Famaz. “A doação desses alimentos significou muito para minha família, estamos no início do mês e já estamos sem nada em nossa casa. Então, eu só tenho que agradecer essa boa ação”, conta emocionada.

Os alunos da Famaz participaram de uma palestras sobre educação ambiental, manuseio e aproveitamento de alimentos e um tour pela Escola Bosque, promovidos pelos coordenadores da Escola Bosque Célio e Elias. Em contrapartida a Famaz realizou palestras sobre saúde, verificou pressão arterial e doou alimentos “É uma troca muito interessante entre estudantes e comunidade, tudo com espírito de responsabilidade social”, acrescenta Rosa Ibiapina.


Ações socioeducativas

Kelton Sousa, aluno do curso de Gestão Hospitalar, que também é técnico em enfermagem participou das atividades medindo a pressão dos participantes e diz ser um amante da futura profissão. “Essas aulas práticas da Famaz ajudam o aluno a desinibir-se profissionalmente o que torna a profissão muito mais atraente. Estar aqui ajudando a comunidade carente e estimulando nosso conhecimento é unir o útil ao agradável”, diz o estudante.

Para Ruthelene Correa, também aluna do curso de Gestão Ambiental, as atividades fora da instituição enriquecem conhecimentos. “Na Escola Bosque, aprendemos questões relacionadas ao plantio, a fauna e a flora. A área de gestão ambiental envolve o meio ambiente e as responsabilidades sociais, não só com a natureza como também com as comunidades. Então, nada mais justo do que desenvolver esta programação socioeducativa”, aduziu a discente.

Selo

O coordenador do curso de Gestão Ambiental da Famaz, Gleydson Marques, explica que o Selo de Ensino Responsabilidade Social é de grande importância para instituição. “No ano passado, fizemos ações com a comunidade local e este ano resolvemos realizar essas atividades na Escola Bosque já que fomos convidados para formar esta parceria e desenvolver ações com os acadêmicos da Famaz com os da Escola Bosque”.

Rosa Ibiapina também conta que, além da satisfação de proporcionar esses momentos a comunidades carentes, conquistar o Selo 2011 também será uma grande vitória para a Instituição. “O ensino responsável não é um único dia, mas sim todos os dias praticando boas ações, como estamos praticando no decorrer deste ano”, afirma a coordenadora.

Palestras

A professora do curso de Biomedicina da Famaz, Amanda Fecury, palestrou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). “A prática de ações em comunidades tira o aluno de um trabalho interno para um trabalho extraclasse. Esse contato revela ao aluno o que irá acontecer no seu campo de trabalho, o aluno adquire uma percepção do modo de atuação”, acrescentou a professora.

Escola Bosque

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque está situada na ilha de Caratateua, distrito de Outeiro, a 35 km do centro da cidade de Belém e tem como objetivo principal contribuir para a formação de uma nova ética social e ambiental, aliando a preocupação com os problemas globais ligados ao processo de degradação do meio ambiente, os problemas cotidianos, resultantes da ação predatória do homem, tendo como horizonte a afirmação da cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário