sexta-feira, 30 de março de 2012

Estágio oportuniza conhecimento


O estágio é uma fase importante para o profissional em formação. É neste momento que discente associa o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano profissional. Para preparar os alunos a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) oferece em sua grade curricular o estágio supervisionado I e II.

O Curso de Enfermagem em parceria com a prefeitura Municipal de Ananindeua, região Metropolitana de Belém, realiza no bairro do Distrito Industrial, o Programa Saúde na Escola, onde os alunos acompanhados de um profissional visitam as escolas do bairro para medir a pressão arterial, massa corpórea e a estatura de crianças de 4 a 6 anos de idade. Toda vez que for detectado alguma irregularidade na saúde das crianças elas são imediatamente encaminhadas para a unidade de saúde do bairro.

A comunidade atendida pelo projeto está muito satisfeita com a parceria entre a Famaz e a Prefeitura. A coordenadora pedagógica do Colégio Geraldo Palmeira, Cleude Brito acredita que a comunidade só tem a ganhar com este trabalho. “É de suma importância unir a saúde e a educação para que tenhamos uma sociedade saudável e estas crianças atendidas aqui são privilegiadas, principalmente porque recebem já o encaminhamento para o posto de saúde”, diz a coordenadora.   

Das 50 crianças atendidas no Colégio Geraldo Palmeira, uma foi encontrada com pressão arterial elevada. A Supervisora do Estágio a prof. Keila Cristina informou a importância deste trabalho nesta faixa etária. “A hipertensão é uma doença silenciosa e na escola é muito comum os alunos comerem coxinha, refrigerante e frituras em geral. E os alunos da Famaz, são oportunizados a viver o dia-a-dia de uma comunidade como esta”, revela a professora.

Se para a comunidade é gratificante, para os alunos que são agraciados com esta experiência é mais ainda. Eva Vieira é aluna do 8º semestre de enfermagem e diz que a rotina amplia o conhecimento. “É sempre bom ter uma vivência na comunidade, onde está o povo. No início eu não gostava muito de atuar com a saúde pública e hoje pra mim esta vivência ampliou minha visão sobre a enfermagem”.

Efraudísio Sodré, também é aluno da Famaz e acredita que esta experiência via diminuir as dificuldades em depois que estiver formado. “Hoje estou tendo a oportunidade de conhecer uma área ampla, que é a saúde da família. O conhecimento agregado aqui é importante para que ao terminar a graduação eu possa atuar com segurança nas Unidades de Saúde do estado do Pará, com maior segurança”, finaliza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário