quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Famaz reinaugura Associação de Moradores da Vila da Barca


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou no dia 16 de fevereiro, a reinauguração da sede da Associação de Moradores da Vila da Barca. O evento contou com a presença da direção, corpo docente, discentes e moradores da comunidade.

O local será utilizado pela comunidade acadêmica como laboratório de pesquisa e extensão. Para o diretor geral Shen Paul a entrega da Associação para a comunidade da Vila da Barca é resultado de um comprometimendo da Instituição com o tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão. “A Instituição abraçou a causa e trabalhou intensamente para cumprir as metas. Somos uma faculdade particular e não estamos preocupados apenas em ofertar vagas e com as inspensões do MEC. Estamos focados para oferecer um ensino de qualidade aos nossos discentes”, revelou o diretor geral.

Rosalva Pantoja, tem 59 anos e já percebe na própria comunidade os benefícios da reforma da Associação dos Moradores. “Já tem gente querendo fazer o aniversário de 15 anos aqui na associação. Ao invés de gastar dinheiro lá fora, comemora aqui junto com a nossa gente”, disse a aposentada.

A Presidente da Associação dos Moradoes da Vila da Barca, Rosalice Mercês presenteou a Famaz com uma placa em agradecimento aos serviços prestados na sede da associação. “Em trinta anos é a primeira vez que a associação recebe uma reforma digna. A Faculdade e o professor Constantino Alcântara são anjos que vieram tornar a vida das pessoas que moram aqui mais dignas”.

Projetos - O curso de Serviço Social recém autorizado pelo Ministério da Educação já programa projetos com os moradores. Roselene Portela é coordenadora do curso e acredita que em curto prazo já consegue alguns resultados positivos. “Primeiramente iremos realizar um projeto de organização social, onde iremos mapear as principais necessidades e junto com os alunos saná-las”, comentou

Jonathas Gomes  é aluno do curso de Gestão Ambiental e participa do programa de monitoria. Para ele trabalhar assiduamente na comunidade proporciona um ganho de conhecimento  imensurável. “Consigo unir com grande facilidade a teoria a prática. Aqui tenho um cenário real e junto com a comunidade estamos procurando uma solução para os impactos ambientais que a comunidade possui.”

“Este é apenas o resultado do nosso primeiro trabalho na localidade. A Famaz é a primeira Instituição de Ensino Superior a implantar projetos de todos os seus cursos de graduação para que uma mesma comunidade possa usufruir de todos os benefícios da pesquisa e extensão. Todos ganham, alunos, professores e comunidades”, explicou o Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Famaz Constantino Alcântara.

O trabalho junto a comunidade da Vila da Barca iniciou em agosto deste 2012, durante a segunda edição do trote solidário. Agora o desafio cresceu e a meta da terceira edição é a construção da creche dos moradores da Vila da Barca.

O projeto recebe o apoio do programa de voluntariado “Mãos que Ajudam”, da  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Mais informações: Av. Visconde de Souza Franco, 72. Tel.: (91) 3222-7560. www.famaz.edu.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário