segunda-feira, 11 de março de 2013

Cerimônia do Jaleco reforça compromisso profissional na Famaz


Compromisso, iniciação profissional e serviço a comunidade. Estas foram as palavras de ordem para os alunos de Enfermagem e Biomedicina da Faculdade Metropolitana da Amazônia que realizou no dia 1º de março a tradicional cerimônia do jaleco. É neste evento que os calouros usam pela primeira vez a vestimenta tradicional e característica dos profissionais da área de saúde.

A cerimônia foi prestigiada por familiares, corpo docente e a direção da Famaz. Para o diretor geral Shen Paul Ming Jen, os discentes começam a despertar os conceitos éticos da profissão. “Daqui sairão profissionais capacitados e acima de tudo preparados para a vida. Com um ensino de excelência, professores que são referências em suas áreas de atuação e uma ótima estrutura estes futuros enfermeiros e biomédicos não deixaram a desejar”, afirmou.    

O ponto máximo da cerimônia foi quando os pais vestiram o jaleco nos filhos. Em seguida realizaram o juramento e houve muita emoção. “O jaleco representa uma transição na minha vida acadêmica e também a realização de um sonho”, comentou Karen Ramos, do curso de Biomedicina.

Carlos Michel da Silva, é calouro de Enfermagem e a emoção transpirava no rosto. “Saio deste ritual acadêmico com uma visão ética bem diferente de quando resolvi ingressar na área da saúde e tenho certeza que terei uma formação de qualidade”, disse o discente.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Adriana Oliveira, o estado do Pará vai receber profissionais com uma visão bem diferenciada e quem ganha com isso é a população. “Temos uma ótima estrutura e os alunos podem associar a teoria ministrada em sala de aula com a prática em nossos laboratórios e estágios supervisionados. Daí a importância de usar com responsabilidades esta vestimenta importante para a área da saúde”, comentou.

A coordenadora do curso de Biomedicina Katarine Barile, reforçou a responsabilidade com a vestimenta. “Jaleco não é moda. Muitos profissionais utilizam o jaleco como  acessório, mas devemos ressaltar que ele é de uso exclusivo nas unidades de saúde ou laboratórios. O mau uso pode servir de transporte de micro-organismos, contaminando as pessoas”, revelou.

Informações:
Famaz: Avenida Visconde de Souza Franco Nº 72, bairro do Reduto – Doca – Belém
Contato: (91) 3201-0387 / 3201-0388
www.famaz.edu.br








Um comentário:

  1. Muito bonita as fotos da cerimônia. Meu namorado não pode participar. Eu quero a cópia do juramento do jaleco. Poderia MW passar?

    ResponderExcluir