segunda-feira, 10 de junho de 2013

Famaz realiza ações de saúde no Ver-o-Peso


Comunidade Acadêmica da Famaz no Ver-o-Peso
Um dos principais cartões postais de Belém, o Ver-o-Peso, recebeu uma comitiva com alunos, professores e equipe de apoio da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) no último dia 25 de maio. Na ocasião o curso de Enfermagem da Instituição realizou o projeto “Ação Famaz no Ver-o-Peso” que utilizou o Mercado de carne como unidade de saúde e levou serviços aos feirantes, consumidores e visitantes da maior feira ao ar livre da América Latina.

Ao todo 160 pessoas estavam envolvidas e os serviços ofertados foram os seguintes: verificação de pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura, índice de massa corpórea, diabetes, dicas de combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), doenças ocupacionais e manipulação de alimentos.

Alunos verificando pressão arterial
Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Adriana Letícia, ações como esta ajudam no aprendizado. “Aqui eles vivenciam várias situações com pessoas de diversas classes sociais. Isso ajuda não apenas na construção de futuros enfermeiros, mas sim na formação de cidadãos preparados para vida”, comentou a coordenadora.  

Os alunos ficaram bastante envolvidos no projeto e procuraram participar de várias atividades. Elisângela Cavalcante, aluna do 4º semestre acredita que ações como esta desenvolve ainda mais o aprendizado de todos os integrantes no processo. “A experiência adquirida aqui é imensurável. Aprendemos a nos relacionar com trabalhadores, dona de casa, pessoas do povo. Isso é muito importante para a formação de qualquer profissional”, disse a discente.

Seu Mário da Silva trabalha na feira do Ver-o-Peso, há mais de 50 anos, vendendo frutas e verduras. Para ele ações como essas desenvolvidas pela Famaz, só ajudam na qualidade de vida dos trabalhadores da feira. “É muito difícil ver ações voltadas para os trabalhadores. Hoje tirei minha pressão e até verifiquei se tinha Diabetes. Ainda bem que está tudo certo com a saúde”, finalizou o feirante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário