terça-feira, 18 de junho de 2013

CPA da Famaz reúne com representantes de turma

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) reuniu com os representantes de turmas da Instituição para debater assuntos estruturais e pedagógicos. O encontro é realizado duas vezes em cada semestre. Na ocasião os acadêmicos expõem os pontos positivos e negativos do processo acadêmico e a Instituição procura dar um retorno satisfatório.  
A Coordenadora da CPA, professora Márcia Araújo, ouviu as exigências e ressaltou a importância da democracia na Famaz. “Neste momento paramos para ouvir os anseios de nossos alunos. Eles dão sugestão e a Instituição analisa com muito carinho e dependendo da situação realizamos a alteração solicitada sem nenhum problema”, revelou a coordenadora da CPA.  
Ana Margalho, é aluna do 3º semestre do curso de Biomedicina e acredita que em uma Instituição de Ensino Superior (IES) onde há debate é possível formar profissionais capacitados e preparados para o mundo. “A Famaz cumpre o seu papel de formar profissionais diferenciados. Desde sua base conversa e procura ouvir todos. Assim conseguimos nos sentir a vontade para dialogar e seguir em um consenso”, finalizou a discente.
 
Comissão Própria de Avaliação - É a comissão interna da Famaz que tem atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) -
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e,especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior,por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. Formado por três componentes principais: avaliação institucional, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes. O SINAES avaliará todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.
Avaliação Institucional - A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sinaes e divide-se em duas modalidades: auto-avaliação e avaliação externa. Em seu conjunto, esses processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

 





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