segunda-feira, 1 de abril de 2013

Famaz participa da IV Feira do Artesanato Mundial


Sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos sólidos e economia solidária. Este foi o foco dos alunos do curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) que participaram de 22 a 24 de março da VI Feira do Artesanato Mundial, que aconteceu em Belém.

Durante o evento os discentes visitaram a feira, observaram as exposições e realizaram coleta de informações de expositores e visitantes. Para a coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Albene Both, este trabalho interdisciplinar contribui bastante para o aprendizado dos futuros gestores. “Procuramos oferecer uma didática diferente. Unir conteúdos de duas disciplinas e aproveitar a coleta do material e transformar em artigos científicos que serão apresentados na Semana Acadêmica Integrada da Famaz e em eventos de cunho ambiental. Vale ressaltar que a ideia foi dada por um aluno e nós colocamos em prática”, comentou Albene.

A professora Rosa Ibiapina, acompanhou os alunos no evento e acredita que novas parcerias surgirão entre a Famaz e a organização da Feira do Artesanato. “A Famaz está bastante articulada com a questão ambiental e firma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda (Seter), que organiza este evento. Será a primeira de várias parcerias, pois na II Feira Estadual do Artesanato Paraense, em agosto, contaremos com a participação dos alunos de Gestão Ambiental num espaço privilegiado, incluindo a gestão da programação de palestras e apresentação de trabalhos. A Famaz com o curso de Gestão Ambiental, inova e se articula com as propostas de políticas públicas de forma a garantir um meio ambiente mais sustentável”, revelou a docente.

Durante a Feira do Artesanato Mundial, o discente do 3º semestre, Jonas de Jesus Silva, que faz parte de uma liderança ambiental no bairro da Terra Firme, periferia de Belém, ministrou uma palestra que foi prestigiada por alunos, visitantes e professores da Famaz. “É muito importante propagar o trabalho ambiental em um evento como este e perceber que a sustentabilidade está sendo aplicada e menos materiais estão sendo despejados na natureza”.

Rose Castro, é caloura do curso, mas atua como artesã desenvolvendo o artesanato em fibra vegetal há mais de 20 anos. Para ela, visitar a Feira do Artesanato proporcionou outra visão. “é gratificante observar este evento com um olhar mais subjetivos. O curso me proporcionou mais conhecimento e visão do papel do artesanato”, disse.  

Para a Coordenadora de Artesanato da Diretoria de Economia Solidária da Seter, Atenilda Alencar a participação dos alunos da Famaz irão render bons frutos. “Vejo a participação destes acadêmicos como um grande passo. Quero destes alunos sugestões para inovar a próxima feira.

Feira do Artesanato Mundial - 650 artesãos do Pará, do Brasil e do mundo foram homenageados durante a Feira Internacional do Dia do Artesão. Apresentações culturais e encontros com o folclore paraense marcaram a data que celebra uma das atividades mais antigas do mundo. Em 2013, o tema do evento é “Arte sustentável: arte que transforma e encanta”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário