quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Seminário discute Estado Sustentável


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) em parceria com outra instituição de ensino superior realizaram no auditório da Associação Nipo Brasileira, a VI Edição do Seminário Pará Sustentável. Essa edição trouxe como tema “A Sociedade, Academia, Empresariado e Governo: Convergências Integradoras para a Sustentabilidade”. O evento é coordenado pelo Prof. Doutor Constantino Alcântara.

O evento irá contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e se constitui num instrumento eficaz para disseminação de políticas e de práticas sustentáveis no setor produtivo paraense. Para o coordenador do Pará Sustentável, esse é um momento de reflexão para todos os acadêmicos. “Foram duas noites de discursão em que abordamos variados temas, desde a divisão do Pará até tecnologias que contribuem para uma sociedade sustentável”, afirma Constantino Alcântara.

Pamela Janaina, aluna do curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar participou do evento e associou os conteúdos ministrados ao cotidiano de um hospital. “Respeitar o meio ambiente é primordial, principalmente para mim que serei uma futura gestora hospitalar gerenciar os resíduos sólidos é muito importante. Esse seminário esclarece a forma de trabalhar corretamente com a natureza”, ressalta.   

No evento foram citados alguns cases de grandes empresas que hoje trabalham de forma sustentável. Ivan Aragão, Gerente de Meio Ambiente da Celpa, explicou que os grandes desafios das empresas é não agredir o meio ambiente a suas gestões. “Com tecnologia e transparência a gente pode levar o desenvolvimento sustentável para as regiões e discutir temáticas com alunos que estão na graduação é necessário para construir um mundo melhor”, revela o gerente de meio ambiente da Celpa.


Tecnologia
Cultivar o solo de maneira predatória é muito comum principalmente em municípios bastante afastados da capital paraense. A Embrapa realiza trabalhos com comunidades do interior do Estado para evitar a degradação ambiental. O Analista de Transferência da Embrapa, João Paulo Lima explica que trabalhar um modelo sustentável com esses povos é gratificante. “O uso da tecnologia para minimizar os impactos predatórios a Amazônia contribui para tornar um mundo mais sustentável e este é o nosso papel, mostrar alternativas aos povos da Amazônia para que ele sempre tenha de onde tirar o seu sustento”, finaliza. 

O Pará Sustentável é mais um evento que se soma ao empreendedorismo de estratégias institucionais, refletindo o compromisso da academia em apoiar o desenvolvimento de tecnologias e processos eco sustentáveis.  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário