quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Transportes de carga é tema de seminário na Famaz

Transportes de cargas foi assuntona palestra “Os novos desafios do setor de transporte rodoviário de bens”, naFaculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). O evento foi coordenado peloscursos de Ciências Contábeis e Direito. O evento aconteceu no último dia 18, noauditório da Famaz.

O episódio contou com a presençade profissionais atuantes no setor de transportes de carga. Leo Lima éCoordenador da Rodocred, empresa que opera no setor de frete e vale pedágio naregião Sudeste do país. Para ele,discutir temáticas relacionadas ao transporte de carga com acadêmicos éprimordial para o desenvolvimento do setor. “Explicar aos profissionais queirão administrar o nosso país no futuro é conscientizar sobre um setor que éimportante para uma nação em crescimento como a nossa”, afirma Leo Lima.

Marcos Costa é aluno do 1ºsemestre do curso de Direito da Famaz e tirou uma grande lição com suaparticipação na palestra. “Discutimos aqui um área em constante ascensão. NossoEstado tem uma grande malha viária, mas ainda deficitária e pouco explorada eesse é um setor onde os advogados podem atuar em parceria com as empresas decargas e alavancar o segmento”, ressalta o acadêmico.


Realidade
O presidente do Sindicato dosCaminhoneiros Autônomos de Belém (SINDICAM/PA), Eurico Tadeu, também participoudo evento e abordou a realidade dos profissionais que trabalham no estado doPará. Ele relatou a problemática que os trabalhadores encontram em transitar nacapital paraense desde a proibição de dezembro do ano passado feita pelacompanhia de Transportes de Belém (Ctbel) que restringiu o tráfego de caminhõesde transporte de carga pesada.

A medida vale para veículos comcarga acima de 5,5 toneladas, dos tipos reboque e semirreboque. “Hoje, oscaminhoneiros que vem de outras regiões do país não querem mais trazer cargaspara nossa região por falta de estruturas e porque está impossível dotrabalhador transitar e não ser multado”, contou Eurico Tadeu.

Pedro Garcia aluno de CiênciasContábeis da e atua no departamento pessoal do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado do Pará. Para ele, esta palestra só fez enriquecer ainda mais seu entendimentosobre o segmento. “Trabalho no Sindicato dos Trabalhadores Avulsos e ver estatemática sendo discutida dentro da Instituição que eu estudo é importante e voudiscutir isso com outros colegas de classe”, finaliza o acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário