terça-feira, 10 de setembro de 2013

Simpósio em Belém debaterá experiências do Brasil e da França no combate ao crime



De 16 a 18 de setembro, a capital paraense sediará o Simpósio Internacional Brasil-França, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Escola Nacional de Magistratura da França. Gratuito e aberto ao público, o evento será um espaço para debates com o objetivo de fortalecer ações de combate à criminalidade em suas diversas modalidades, além de proporcionar o intercâmbio de experiências entre instituições brasileiras e francesas. 

As palestras envolverão questões atuais sobre combate ao tráfico de pessoas, com foco na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; desafios e propostas para combater o tráfico de armas, a mineração clandestina e o trabalho escravo.

Também serão discutidos o papel da cooperação jurídica internacional; o combate à lavagem de dinheiro; a criminalidade nos estados fronteiriços; e o panorama atual do combate ao tráfico de drogas e seus dilemas, com destaque para a discussão sobre a descriminalização e o impacto da liberação do uso da maconha.

Entre os palestrantes brasileiros, estarão membros do Ministério Público Federal, juízes e representantes da Secretaria Nacional de Justiça, da Polícia Federal e de organizações não-governamentais. A França será representada por magistrados e integrantes da Gendarmerie, força policial militar subordinada ao Ministério da Defesa daquele país.

O simpósio oferece 150 vagas. Os interessados deverão inscrever-se até 12 de setembro pelo endereço http://escola.mpu.mp.br.

As atividades serão realizadas no Auditório da Justiça Federal - Primeira Instância, localizada na Rua Domingos Marreiros, 598 Umarizal Belém (PA). Todos os participantes receberão certificado.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário