terça-feira, 15 de maio de 2012

Defensor Chefe palestra na Famaz


A Faculdade Metropolitana da Amazônia recebeu no último dia 14 de maio a visita ilustre do Defensor Chefe da Defensoria Pública da União, Daniel Moutinho que palestrou aos discentes de Direito sobre “Os Princípios Institucionais da Defensoria Pública da União”.

O evento foi em comemoração ao Dia do Defensor Público, celebrado no dia 16 de maio. Para o Coordenador de Direito da Famaz, professor Werner Nabiça Coelho, o evento aproxima os acadêmicos de profissionais renomados. “É muito importante nossos alunos saberem como é a rotina de uma Defensoria Pública. Com isso ele conhece as vertentes do Direito e facilita para que ele decida em qual área ele pretende atuar”, revela o coordenador.

O Defensor Chefe, Daniel Moutinho, apresentou o órgão e abriu as portas da defensoria a Instituição.“Estamos abrindo seleção para estagiários em nossa Instituição, mas para ingressar é necessário que os acadêmicos estejam no 7º semestre, mas como a Famaz possui turmas  ainda no 2ª semestre, solicito que os presentes se alistem para participar do nosso quadro de voluntários e conhecer de perto a rotina da Defensoria”, afirmou Moutinho.

Informação que deixou Eudo Machado, Aluno de Direito da Famaz, bastante contente. “A palestra foi de grande conhecimento e ainda mais saber que possamos atuar na Instituição como voluntários e no futuro quem saber sermos estagiários ou até mesmo defensores públicos é muito válido”, ressaltou o acadêmico.

A Coordenação de estágio da Famaz possui convênio de estágio firmado com a Defensoria Pública da União e este encontro aproximou ainda mais as duas Instituições. “Nossos alunos de Direito em breve estarão dentro do quadro de estagiários da Defensoria Pública da União, isso mostra que estamos sempre em busca de aproximar cada vez mais nossos discente da prática”, finalizou Rodrigo Barata, Coordenador de Estágio da Famaz.

Defensoria Pública da União – A Defensoria Pública da União (DPU) é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, perante o Poder Judiciário da União(a Justiça Federal, a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar).


Foi instituída pela lei complementar 80, de 12 de janeiro de 1994. Suas origens, porém, remontam a 1926, quando o Código de Justiça Militar, baixado pelo decreto nº 17.231A, de 26 de fevereiro de 1926, instituiu a função de Advogado de Ofício, proibindo que os imputados fossem processados sem defesa técnica pela Justiça Militar da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário