sexta-feira, 25 de maio de 2012

Discentes fazem visita técnica


Gerenciamento de resíduos sólidos hospitalares. Este foi o objetivo da visita técnica dos discentes do curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, nos dias 17 e 24 de maio.

A visita foi coordenada pela prof.ª Dr.ª Eliana Nascimento, que ministra a disciplina Gestão Hospitalar e Responsabilidade Ambiental. Para ela vivenciar a rotina de um hospital de referencia na região é importante para a formação profissional dos acadêmicos. “Esta prática leva o conhecimento sobre o gerenciamento de resíduos hospitalares do início ao fim. É importante visualizar esta área cheia de complexidade e importante para o gestor hospitalar”.

A visita técnica percorreu vários setores do Hospital, entre eles: Setor de armazenamento de resíduos sólidos, lavanderia, setor de esterilização de lençóis, o setor de nutrição, área de politraumatizados, setores de observação do paciente, todas as UTI’s, área de queimados e o laboratório do hospital.

Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência Foi inaugurado no dia 17 de março de 2006. É um hospital público do Governo do Estado do Pará, com atendimento 100% pelo SUS e com fluxo totalmente regulado pela SESPA.
O HMUE está localizado na Rodovia BR 316 Km3, no município de Ananindeua, atende a população da Região Metropolitana e inúmeros municípios do Nordeste do Pará, encaminhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estando a Regulação sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA).
O Hospital destaca-se pela grandiosidade do conjunto arquitetônico. A área construída está dividida em cinco blocos. Há estacionamentos, jardins e áreas arborizadas, brinquedoteca, refeitório para os colaboradores e lanchonete para os visitantes. O HMUE é uma unidade de referência para o trauma e queimados, de média e alta complexidade. Possui sofisticado Centro de Diagnóstico por Imagem dotada de equipamentos de última geração como: ressonância magnética, tomografia computadorizada, raios-x, ultra-sonografia e endoscopia para realização de diferentes tipos de exames. Os equipamentos são informatizados e os resultados e imagens digitalizadas podem ser acessados no centro cirúrgico, postos de enfermagem e pronto atendimento tão logo esteja disponibilizado.
    Dispõe de 219 leitos operacionais, dotado de um Centro de Tratamento de Queimados, com 20 leitos, o primeiro da Região Norte do País, que através de tratamentos específicos vai diminuir o tempo dos pacientes internados vítimas de queimaduras.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário