terça-feira, 22 de maio de 2012

Sucesso: V Semana da Enfermagem da Famaz


Em comemoração ao dia do enfermeiro a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou nos dias 17 e 18 de maio a V Semana da Enfermagem. Com a temática “História e Ética: pontos de partida da formação o evento ofertou a comunidade acadêmica minicursos e palestras.

Todos os assuntos tinham o objetivo de ampliar reflexões que cercam a profissão. O Professor Marcelo Mendes ministrou a palestra “Novos campos de atuação de enfermagem” e ampliou os a visão de mercado dos acadêmicos. “Procurei enfatizar a qualificação e a valorização profissional. Para conseguir as melhores oportunidades e salários é importante a capacitação”, revelou o docente.

Refletir a ética e o compromisso social também estava em voga na V Semana da Enfermagem. Debateram sobre o assunto o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Mário Vieira e a Diretora Científica e Cultural da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Aline Macedo de Queiroz. Humanizar os futuros profissionais foi assunto do início ao fim. “Muitos profissionais estão esquecendo que o cuidar é a essência do ser humano e da Enfermagem. Se os discentes não esquecerem este valores certamente serão grandes enfermeiros”, disse a representante da ABEN. Já o presidente do COREN falou enfatizou sobre a dignidade dos profissionais que atuam na Enfermagem. “É importante que que o profissional saiba interagir com temas voltados para a religião, o profissional deve saber como agir ao encontrar um paciente que não pode fazer uma transfusão sanguínea e agir de forma humana e cuidar de forma diferenciada este paciente. Nossa profissão é cheia de complexidade e devemos estar atentos a assuntos como este”, finalizou o presidente do COREN.

Os discentes estiveram bastante envolvidos no projeto da Semana da Enfermagem. Pedro Wallacy Fontel, esteve presente no evento e saiu satisfeito com a programação. “Tudo foi pensado de forma bem especial para nós. Foram dois dias de puro aprendizado e troca de experiências”, afirmou o acadêmico.

Para a Coordenadora do curso, prof.ª Adriana Oliveira, tudo foi pensado com bastante carinho. “Fizemos uma programação voltada para as necessidades de nossos alunos e presenciar a participação em massa de nossos discente mostra que o evento foi um sucesso”, finalizou a coordenadora.

Um olhar para a Saúde do Trabalhador da Famaz
No segundo dia de evento a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) inaugurou no Laboratório de Enfermagem o Projeto “Um olhar para a Saúde do Trabalhador da Famaz” que visa atender o público interno da Famaz e proporcionar uma qualidade de vida aos docentes e ao corpo técnico administrativo. Na inauguração foi realizado a aferição de pressão arterial, índice de massa corpórea e o risco cardiológico, além de vacina contra a gripe.

O projeto também faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) e a expectativa é que se estenda para o público externo em médio prazo. “Inicialmente estamos voltando nossos olhares para o público interno, mas em breve atenderemos as comunidades próximas a Famaz”, revelou Constantino Alcântara, Coordenador do Nupex.
Já a coordenadora do projeto, professora Inara Cavalcante enfatiza que o projeto trará qualidade de vida aos funcionários e conhecimento aos estudantes. “Hoje iniciamos com o pé direito, estamos orientando nosso corpo docente e administrativo tem como objetivo trazer a prática e fazer uma assistência à saúde de nosso trabalhador e proporcionando outra vivência aos discentes. Mas o nosso objetivo é futuramente abrir o ambulatório de Enfermagem e aprimorar nossas técnicas”, enfatiza.

Os funcionários da Famaz estavam bastante satisfeitos com a implantação do projeto. “Quase não tenho tempo para realizar estes procedimentos e recebendo tudo de graça sem faltar ao trabalho é muito bom”, disse Gisele Freitas.  

Os acadêmicos ficaram felizes em saber que agora poderão por em prática o que é ministrado em sala de aula. Camila Seixas é aluna do 5º semestre e afirma que a experiência é única. “No semestre anterior aprendi a aplicar injetáveis, mas hoje como tivemos um público maior todos envolvidos no projeto vivenciar como se fosse em uma unidade de saúde”, finalizou a acadêmica.

A Semana Acadêmica foi encerrada com muita música e dança folclórica.

Dia do Enfermeiro – Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana Neri, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País. Ana Justina Ferreira Neri foi a pioneira brasileira da enfermagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário