quarta-feira, 13 de junho de 2012

Famaz visita Alunorte


Discentes do curso de Administração visitaram no último dia 12 de junho, visitaram a maior refinaria de alumina do mundo: a Alunorte. A visita faz parte do projeto "Administração na Prática".

Idealizado pela Coordenadora do curso de Administração, profª. Msc. Juliana Tavares, este projeto objetiva promover uma série de visitas técnicas às maiores empresas do Estado,  para que os discentes conheçam as melhores práticas de gestão, e desta forma se consolidem como profissionais de excelência. "Estas visitas objetivam ampliar os horizontes dos alunos, para que eles percebam que além dos muros da Faculdade existem oportunidades profissionais fantásticas, e que a Famaz está ao seu lado para guiá-los nesta busca", afirmou a Coordenadora do Curso.

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), e a empresa Sólida, situada na Rua Distrito Industrial  em Ananindeua, região metropolitana de Belém, patrocinaram a visita. A professora Aline Ferreira, conduziu os alunos, e lá puderam conhecer o funcionamento da multinacional.

O Curso de Administração da FAMAZ possui este diferencial, que é o ensino de excelência pautado na gestão prática, não somente em questões teóricas. Para o 2° semestre tem mais projetos inovadores: Feira de Negócios em Administração, Cine Gestão, Semana do Despertar Financeiro, Visitas Técnicas, e Produção Científica em Administração.

Alunorte: Em 1978, um acordo entre os governos do Brasil e do Japão — que contou com a participação da Vale (na época, chamada de Companhia Vale do Rio Doce) — criou a empresa Alunorte - Alumina do Norte do Brasil S.A, idealizada para integrar a cadeia produtiva do alumínio no Pará, estado rico em bauxita, matéria-prima da alumina.

Construída estrategicamente em Barcarena, município situado a 40 quilômetros, em linha reta, de Belém (PA), a Alunorte iniciou suas operações em julho de 1995, após um período de paralisação das obras em função de uma crise no mercado, que retardou a implantação do projeto.

Em 2000, iniciou-se o primeiro projeto de expansão da refinaria, que foi concluído em 2003. Com a ampliação, a capacidade produtiva passou de 1,6 para 2,5 milhões de toneladas de alumina por ano. Com esse salto na produção, a empresa ganhou destaque no cenário internacional e passou a figurar como a maior refinaria da América Latina e a quarta do mundo. Nesse mesmo ano, iniciou-se a segunda expansão.

A conclusão da segunda expansão terminou no primeiro semestre de 2006, consolidando a Alunorte como a maior refinaria de alumina do planeta. A empresa chegava então a uma capacidade de produção de 4,4 milhões de toneladas de alumina por ano, gerando emprego para cerca de 2,5 mil pessoas (funcionários próprios e contratados).
Em agosto de 2008, a Alunorte concluiu as obras da Expansão 3, um investimento de R$ 2,2 bilhões que capacitou a empresa para produzir 6,26 milhões de toneladas de alumina por ano. Com esse patamar, a Alunorte passou a ser responsável por 7% da produção mundial de alumina.




Informações: www.alunorte.net

3 comentários:

  1. É incrível poder observar o crescimento da Famaz, tão nova mais ja figura entre as grandes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O Curso de admnistração está no caminho certo!

    ResponderExcluir
  3. O desejo de toda a equipe de professores da FAMAZ é que nossos discentes vislumbrem oportunidades de carreira que permitirão o alcance de seus sonhos pessoais e profissionais!

    ResponderExcluir