quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Alegria e emoção marcaram o estreia do “Entre nessa Roda”

Dona Maria de Nazaré dos Anjos entrou na
roda e saiu muito feliz.


A aposentada Marilde Vieria Pinto, de 68, frequenta a Associação de Moradores da Vila da Barca há 25 anos. Lá, ela e mais 80 idosos assíduos realizam várias atividades de lazer que estimulam a amizade, companheirismo e – sobretudo – a paz de espírito. “Aqui não tem lugar para tristeza”, conta dona Marilde.


Foi nesse clima de descontração que aconteceu nesta quarta-feira (08) a primeira atividade do projeto de extensão da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) na sede da Associação dos Moradores da Vila da Barca. No total, 35 idosos participaram. “E ainda tem muita gente que não pode vir”, enfatizou a presidente da Associação, Rosalice Mercês.

Segundo a presidente, a Famaz é uma parceira que vai implantar projetos que vão beneficiar diretamente a comunidade. Para o grupo da 3ª idade, a Associação pediu um projeto especial que contemplasse os mais de 80 idosos que frequentam a entidade. “Esse grupo encontra aqui o conforto e o carinho que precisam para superar problemas como depressão, causados por questões familiares, de saúde e até de solidão”.

Dona Maria de Nazaré foi acolhida pelo
grupo de idosos e equipe da Famaz.

A dona de casa Maria de Nazaré dos Anjos Barbosa, de 74 anos, mora há 43 anos da Vila da Barca e sente-se abraçada pelo grupo que a acolheu com carinho e lhe proporciona momentos de alegria e paz. Ela conta ainda que vive um drama com a mãe e sabe a importância de se autofortalecer para poder ajudá-la. “Minha mãe é cega, mora com a minha irmã, que vive se mudando. Quando a minha mãe começa a se acostumar no ambiente doméstico, troca de lugar, e aí a cegueira é a culpada para todos os seus problemas. Converso com ela para que consiga acreditar nela mesma, porque ela não é a primeira nem será a última pessoa no mundo a ficar cega. Por isso, estou aqui, para me fortalecer e seguir a diante”, desabafou dona Maria.


Esse foi um momento de muita emoção e mostra como o exemplo e força de vontade de pessoas que já passaram por momentos semelhantes é possível reencontrar a felicidade. “Tudo é a gente pode superar. Quando eu cheguei aqui, estava muito deprimida. Isso já foi”, relembrou dona Dilce dos Santos Barbosa, de 75 anos.

O projeto “Entre nessa roda” já atua há três anos em outras entidades parceiras da Famaz, como a Unidade Básica de Saúde da Marambaia e vários Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Belém e Ananindeua. Dados do projeto apontam para a melhoria do quadro psicológico e aumento da sociabilidade dos frequentadores em mais de 90%. “Utilizamos a metodologia de terapia em grupo para que as pessoas conquistem a própria segurança, ao compartilhar experiências, trocar soluções e, sobretudo, respeito”, explica a coordenadora do projeto Lindalva Filha.

Os projetos fazem parte do programa “Famaz na Comunidade”, do Núcleo de Pesquisa e Extensão, que implantará a partir deste sábado (10) ações dos sete cursos da instituição. A expectativa é beneficiar de maneira direta e indireta as 2.400 famílias da Vila da Barca, com os projetos nas áreas de saúde, ciências contábeis, administração, direito e tecnologia da informação. 


O abraço de conforto e integração.

Teve até parabéns antecipado para dona Marilde,
que faz aniversário no dia 09-08.

Monitores da Famaz também entram na roda.

A monitora Jose Salomão e Dona Marilde,
a aniversariante do mês. Só alegria!

Dona Dilce e Maria de Nazaré. 

Coordenação e monitores do projeto "Entre nessa roda".

Equipe da Famaz e representantes da Associação de
Moradores da Vila da Barca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário